CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Comunicação

Comunicação

Notícias

Coordenadores de curso de Educação Física discutem desafios da formação profissional03/05/2018

Os desafios da formação profissional no contexto de uma sociedade competitiva e baseada na tecnologia nortearam o Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Educação Física, realizado pelo CREF3/SC nos dias 13/04 e 14/04, em São José (SC). Coordenadores de 22 cursos de Educação Física do estado estiveram reunidos para debater temas sobre os requisitos para a formação profissional na Licenciatura e no Bacharelado, com palestras e relatos de experiências de projetos pedagógicos desenvolvidos nas universidades.

Para a conselheira Patrícia Esther Fendrich Magri [CREF 001487-G/SC], presidente da Comissão de Ensino Superior do CREF3/SC, a cada encontro de coordenadores, o Conselho demonstra a preocupação com o Profissional de Educação Física, nesse caso, em especial, com a formação inicial. “O evento oportuniza momentos de discussão que permitem trocas de experiências e o entendimento de que compartilhamos muitas dificuldades nas universidades de norte a sul do Estado. Essa troca torna o trabalho, que é árduo e intenso, mais leve no dia-a-dia”, destacou.

Neste encontro, a abordagem das questões tecnológicas na educação foi uma constante. “A inclusão da tecnologia no ensino é necessária já que essa é a linguagem que o mundo está vivenciando. Precisamos instrumentalizar nosso estudante para enfrentar e dar conta da atuação profissional no futuro”, enfatizou Patrícia. “O tema tecnologia foi levantado pelos palestrantes, nos diversos assuntos abordados, destacando que não podemos ancorar o ensino nos parâmetros nos quais fomos formados. Hoje temos uma nova dinâmica para o ensino e aprendizagem”, completou.

O coordenador do curso de Educação Física da Unidavi, de Rio do Sul (SC), Júlio Cezar Nasário [CREF 002157-G/SC] considera muito relevante discutir assuntos tão comuns aos coordenadores de curso de todo o Estado. “Independentemente da região, as resoluções acabam impactando em todas as instituições. Podemos compartilhar as angústias, debater sobre os desafios e verificar, a partir disso, quais as oportunidades de melhoria nas matrizes curriculares, na carga horária dos cursos. Este encontro, em especial, trouxe a questão da curricularização da extensão, que é um trabalho que teremos a operacionalizar, além de dar conta das demandas da Licenciatura e do Bacharelado”, afirmou, destacando ainda a importância da periodicidade do evento. “Ao menos dois encontros anuais auxiliam muito nesse processo de troca de informações”, finaliza.

O encontro contou com palestras sobre “Os desafios da formação profissional nos dias atuais”, ministrada pelo Prof. Dr. Gildo Volpato [CREF 000158-G/SC], vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, “Requisitos da formação para atuação na área da saúde, considerando a competitividade e a tecnologia (Bacharelado)”, ministrado pelo Prof. Me. Paulo Sérgio Cardoso da Silva [CREF 011846-G/SC] e “Requisitos da formação para atuação profissional de Educação Física na Educação Física Escolar (Licenciatura)”, ministrado pela Prof. Dra. Maria Helena da Silva Ramalho [CREF 015993-G/SC].
 

Autor: Comunicação - Confef