Terça-feira, 25 de abril de 2017
Fale conosco
Clipping

Academia é caminho para independência na terceira idade, dizem especialistas  

Envelhecer com disposição, saúde e independência: o desejo é de todo mundo, mas nem sempre se torna realidade. No Brasil, uma em cada três pessoas com mais de 60 anos enfrenta dificuldades para executar funções básicas do dia a dia — como sentar e levantar do vaso sanitário, subir os degraus de uma escada ou levantar uma caixa. (...)

Nesse sentido, fazer exercícios de força na academia melhora a postura corporal, aumenta a densidade óssea — que ajuda a combater o aparecimento da osteoporose —, diminui de dores articulares que afetam coluna, ombros e joelhos e aumenta a confiança do indivíduo para realizar as tarefas do cotidiano. (...)

O especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Diretor da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte) Marcelo Leitão ainda diz que a musculação diminui as chances do idoso desenvolver males decorrentes do sedentarismo, como infarto, AVC, hipertensão e diabetes. Atualmente, essas doenças respondem por 72% das mortes no Brasil.

Homens e mulheres com mais de 60 anos que desejem começar a malhar devem fazer um checkup antes de ir à academia. No cardiologista, é recomendável realizar exames de eletrocardiograma em repouso e esforço. O diretor da SBMEE também indica uma visita ao ortopedista, para que o paciente confira sua situação ósseo muscular.

— É muito importante ressaltar que a avaliação médica tem sempre como objetivo orientar a realização dos exercícios físicos, e não impedi-la.

Já na academia, os idosos devem procurar a ajuda de um profissional de educação física antes de começar a se exercitar. O ideal é que o professor monte um programa de exercícios especial para aquela pessoa, segundo Garcia. (...)

O acompanhamento do professor também vale para a execução dos exercícios nos aparelhos. Sem orientação, o idoso pode desenvolver problemas como estiramento muscular, tendinite ou mesmo piora de comprometimentos já existentes nas articulações, diz Marcelo Leitão, diretor da SBMEE.

Fonte:  R7

O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição/Registro Comunicação Utilidades Eleição CONFEF 2016