Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Fale conosco
Clipping

Musculação para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos 

Ao contrário do que se imagina, a musculação pode trazer benefícios às crianças. O exercício leve e moderado, supervisionado por um profissional de Educação Física, estimula o crescimento, aumenta a força muscular, potência e resistência. Além de diminuir e controlar o aumento do peso, tão comum hoje em dia.

De acordo com o coordenador de musculação da Batalha VIP academia, Anderson Luiz de Souza [CREF 042608-G/SP], alguns estudos demonstram que crianças a partir de oito anos já podem começar a fazer musculação, já que desenvolve um treinamento de resistência, que é fundamental para a evolução das crianças e adolescentes de 8 a 15 anos.
“Com um trabalho consciente, bem direcionado e professores formados em Educação Física que tenham experiência técnica com a faixa etária, essa modalidade trás diversos benefícios como a melhora do desenvolvimento corporal e equilíbrio, aumento da força muscular e flexibilidade, concentração, fortalecimento da massa óssea, controle de peso e aumento da resistência cárdio-respiratória”, conta.

Ainda, segundo o coordenador, além de reduzir o risco de lesões e os níveis de colesterol e triglicerídeos, prevenindo doenças cardiocirculatórias, a musculação proporciona um melhor conhecimento do corpo e limites, melhora a sociabilidade e a autoestima, a performance no caso de atletas, estimula o aumento da estatura (crescimento longitudinal do osso) e o crescimento em espessura do osso.

Anderson explica que as sessões devem contemplar atividades que estimulem outras capacidades físicas, além da força com um trabalho consciente e bem direcionado como equilíbrio do organismo com o desenvolvimento físico, motor e psicológico de acordo com a maturidade de cada um e treinamento das principais capacidades físicas essenciais ao desenvolvimento do organismo: força, flexibilidade, agilidade, coordenação motora, equilíbrio, resistência e velocidade. “Temos que lembrar que são crianças e por isso deixamos sempre as aulas com um aspecto lúdico”, ressalta o professor. Ele reforça também sobre a importância de procurar um médico que ateste a saúde da criança, liberando para a prática esportiva.

Os estudos indicam ainda que os exercícios devam ser realizados duas ou três vezes na semana, com período de 50 minutos a uma hora e, segundo o coordenador de musculação da Batalha VIP academia, dentro desse período há sempre uma brincadeira ou atividade mais lúdica.

Em relação à alimentação, Anderson conta que a academia orienta os alunos mirins a fazerem uma refeição leve antes do treino e a terem alimentações saudáveis, evitar doces, frituras e refrigerantes para que o resultado dos treinos venha mais rápido e com qualidade.

Fonte:  Gazeta Esportiva

O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição/Registro Comunicação Utilidades Eleição CONFEF 2016