Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Fale conosco
Clipping

Exercício, um excelente remédio no tratamento da osteoporose 

Osteoporose é uma doença caracterizada pela perda/diminuição da massa óssea, onde os ossos ficam mais frágeis e, dessa maneira, mais suscetíveis a sofrerem fraturas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose é definida como uma densidade mineral óssea com 2,5 desvios padrões ou mais abaixo do pico médio de massa óssea de adultos jovens, saudáveis, conforme medido pelo exame de densitometria óssea.

Essa doença pode aparecer em qualquer fase da vida, mas, é mais comum em pessoas mais velhas e a incidência é maior nas mulheres devido à diminuição do estrógeno com passar dos anos, o que as faz ter uma perda de massa óssea mais acelerada que o homem. E quando a doença está num estágio mais avançado, o risco real é de haver uma queda da pessoa devido a fratura do osso, e não necessariamente a pessoa tem que cair para que ocorra a fratura.

Prevenção
A osteoporose é tratável e com algumas medidas é possível reduzir o seu avanço. A ferramenta mais eficaz para isso é a realização de atividade física, que consegue retardar a perda de massa óssea, através do fortalecimento dos músculos e articulações que fornecem suporte para os ossos mais fragilizados.

Os exercícios físicos devem ser trabalhados também com a finalidade de melhorar o equilíbrio, para que o risco de queda diminua e uma possível fratura decorrente dela ocorra. Nesse sentido, treinos de marcha e de propriocepção para as pessoas que sofrem de osteoporose são interessantes, já que eles trazem melhor controle do corpo e força. Tudo isso facilita a manutenção dos movimentos funcionais da vida diária, como se enxugar após o banho, colocar a roupa no varal, pentear o cabelo, entre outros.

Através da atividade física, as pessoas que possuem a osteoporose conseguem ainda melhorar os sintomas de dor, melhorando sua qualidade de vida e seu bem-estar.
Se você sofre dessa doença, consulte seu médico e busque o acompanhamento de um profissional de educação física habilitado, que será o responsável em montar um planejamento de exercícios que respeite sua individualidade e que, ao mesmo tempo, lhe mantenha motivada a realizá-los.

Fonte:  Gazeta Esportiva

O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição/Registro Comunicação Utilidades Eleição CONFEF 2016