Sábado, 27 de maio de 2017
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Uma pedagogia do corpo 

É sabido que é necessário estimular mais que o lado cognitivo para ampliar o horizonte dos alunos em assuntos como cidadania, ética, trabalho, ciências, entre outros. O fomento ao corpo e ao movimento é uma ação pedagógica poderosa para que o indivíduo tome consciência de si e de seu papel na sociedade na medida em que possibilita uma nova linguagem de aprendizado e conexão com o mundo. (...)

Samuel Bento da Silva [CREF 074315-G/SP], professor de Educação Física da rede de Nova Odessa (SP) e especialista no tema, aponta que quanto mais diverso for o repertório de atividades ofertado para o aluno, melhor será seu desenvolvimento nesse sentido. “Uma habilidade motora básica como, por exemplo, arremessar uma bola será mais bem absorvida se for ensinada de diversas formas. Isto é, ao invés do professor só ensinar a arremessar com uma mão e em um alvo fixo deveria ensinar a jogar com uma, duas mãos, diferentes tipos de bolas, de distintos ângulos e posições e assim por diante”.

Para Silva, o jogo – aí inclusas brincadeiras, esportes e outras manifestações do corpo – é a melhor estratégia para desenvolver essas habilidades, pois permite a combinação de movimentos de várias naturezas em um único momento. “Além disso, o jogo conta o elemento do inesperado, do adversário, que também é muito importante para o amadurecimento”. (...)

Fonte:  Carta Capital

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