Sábado, 27 de maio de 2017
Fale conosco
Clipping

Professor amazonense lança Dicionário de Educação Física em Libras 

Auxiliar os alunos surdos nas aulas de Educação Física. Esse era o objetivo do projeto de pesquisa do professor de Educação Física Keegan Bezerra Ponce [CREF 001351-G/AM]. O professor então criou um dicionário de Educação Física em Libras, para que os alunos possam praticar as atividades e ter o conhecimento da disciplina dentro da Língua de Sinais e, também, da Língua Portuguesa na modalidade escrita.

O projeto, que teve início em 2016, surgiu da necessidade de ensinar os alunos com dificuldade de aprender os conteúdos curriculares em Libras, com o desafio de passar o conteúdo da Língua Portuguesa. Recebeu aporte do Governo do Estado por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para ser realizado.

De acordo com Keegan, essas necessidades eram discutidas há anos e a busca pela melhoria na qualidade do ensino em Libras é constante. “A primeira etapa do projeto já foi concluída e agora submeti a segunda etapa nesse novo edital do PCE que está aberto, pois a Libras é uma língua que está sempre em movimento, por isso cada vez mais surge a necessidade de se acrescentar novas palavras de Educação Física ao dicionário, fazendo da nossa pesquisa um estudo constante”, afirmou o professor. (...)

Para Bezerra, o projeto já trouxe vários resultados positivos para a comunidade surda e para a educação, pois o material didático serve de auxílio para professores e alunos, para aprender os sinais de Educação Física dentro da regionalidade. Além disso, o vídeo dicionário pode ajudar professores de outras disciplinas que queiram trabalhar conteúdos referentes à Língua de Sinais. (...)

Fonte:  Portal Amazônia

O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição/Registro Comunicação Utilidades Eleição CONFEF 2016