Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 123 - Outubro 2013
Boletim Eletrónico do CONFEF
Estabelecimento é interditado em Campo Grande (MS)

Durante fiscalizações do CREF11/MS-MT em parceria com o Procon,  um estabelecimento de atividade física foi interditado na cidade de Campo Grande (MS). O local, que funcionava sem o registro no Conselho da profissão, regularizou-se no mesmo dia junto ao CREF11/MS-MT.

Em fevereiro deste ano o Conselho já havia visitado o local e constatou a ausência do registro. Na época foi lavrado um auto de infração com prazo de sete dias para que a situação fosse regularizada. Passado o prazo, foi lavrado um auto de intimação com prazo de 48 horas. Nada sendo feito, o CREF11/MS-MT efetuou denúncia junto ao PROCON para que as atividades da academia fossem suspensas.

Fonte: CREF11/MS-MT


CREF14/GO-TO e SINPEF mobilizam-se frente ao legislativo

Representantes do Sindicato dos Profissionais de Educação Física no Tocantins (SINPEF-TO) e do CREF14/GO-TO reuniram-se com o Vereador Junior Geo para debater, entre outros, a valorização do Profissional de Educação Física em Palmas (TO). Os representantes das entidades apresentaram ao parlamentar algumas demandas da categoria e apoio para que as propostas se tornem leis na cidade.

Entre as ideias apresentados, foi sugerido um Projeto de Lei que regulamente o Atestado Médico para professores de Educação Física e de outras áreas que atuem no município; a exigência de Exame Médico para prática de Atividade Física como requisito para matrículas de alunos das Escolas Públicas, Privadas e ambientes não escolares, além do cumprimento da legislação quanto ao registro dos profissionais.

Um requerimento também será apresentado solicitando que o concurso do quadro da Saúde do Município de Palmas seja contemplado com vagas significativas para o cargo de Profissional de Educação Física. As vagas serão para atuação em Unidades de Saúde da Família e Academias ao Ar Livre.

Fonte: CREF14/GO-TO

Fiscalização em parceria com o Procon autua nove academias no Piauí

A equipe de fiscalização do Procon em parceria com o CREF5/CE-MA-PI esteve presente em diversas cidades no interior do Piauí. Nove, das 14 academias fiscalizadas foram autuadas. A vistoria detectou estabelecimentos sem registro junto ao sistema CONFEF/CREF e casos de exercício ilegal da profissão.

De acordo com o chefe de fiscalização do Procon, José Arimateia Leão, as academias que não se adequarem à legislação, poderão ser fechadas definitivamente. “Antes de escolher um estabelecimento para praticar atividade física é importante saber se ele tem o credenciamento no CREF e se o Profissional é habilitado para praticar esta atividade”, destacou.

A parceria com o Procon existe há mais de um ano e já trouxe resultados. Na capital, o número de academias irregulares foi reduzido de 150 para 20 desde o início das fiscalizações conjuntas.

Fonte: CREF5/CE-MA-PI
Presidente do CONFEF participa da abertura do VII Conselho Nacional de Educação Física

Com o tema "Educação Física e Esportes na era dos Mega Eventos”, foi realizado entre os dias 1 e 4, o VII Conselho Nacional de Educação Física (CNEF) na cidade de Recife (PE). O evento, com mais de 300 inscrições, contou com a presença do Presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ] na Conferência de abertura.

De acordo com o Pró-Reitor de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Edilson Fernandes de Souza, a presença do Presidente do CONFEF foi muito importante. “Penso que trazer o presidente do CONFEF é promover a democracia, pois promovemos o debate. Promover o debate significa se abrir para ouvir e partilhar o conhecimento, que muitas vezes só quem está convivendo com ele tem”, indicou.

Comparando os megaeventos a um Tsunami, que precisa ser surfado, Steinhilber lembrou que, se por um lado falta uma política pública para legados intangíveis como educação e saúde, por outro cabe também ao Profissional de Educação Física instigar durante sua atuação a construção do espírito olímpico.  O Presidente ainda fez questão de ressaltar o papel dos profissionais. “Não é Conselho algum que legitima a profissão, quem faz isso são vocês, profissionais de Educação Física”, apontou.
CREF9/PR oferece cursos gratuitos em Guarapuava

A cidade de Guarapuava receberá nos próximos dias 25 e 26 de outubro, o Dia de Ação CREF9/PR. Na ocasião serão oferecidos cursos de capacitação gratuitos para Profissionais de Educação Física e acadêmicos.

O Presidente do CREF9/PR, Antônio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR], será responsável pela palestra de abertura do evento, que seguirá dos cursos de Personal Trainer, Ginástica Laboral, O jogo como recurso pedagógico, Profissional de

Educação Física na área da Saúde, Ginástica de Academia, Arte Circense na Escola, Gestão de Academia e Práticas corporais alternativas.

Haverá entrega de certificado ao término do evento. Para maiores informações e inscrições, acesse o site do Conselho.  

Fonte: CREF9/PR
Sergipe recebe o 8º Congresso Brasileiro de Educação Física

Discutir os avanços e os desafios encarados pelos Profissionais de Educação Física foi o que mobilizou professores, estudantes e convidados durante o 8° Congresso Brasileiro de Educação Física da FIEP. O evento, com apoio do CREF13/BA-SE, foi realizado em Sergipe entre os dias 3 e 6 de outubro.

De acordo com o delegado da FIEP, Gilson Dória [CREF 000011-G/SE], o objetivo do evento, de tema "O Profissional de Educação Física na América Latina", foi socializar conhecimento. Prova disso, foram os 58 trabalhos científicos aprovados, além das diversas mesas-redondas e palestras com temas que envolveram a Educação Física na atualidade. "Estamos cercados por profissionais de todo o Brasil para discutir e tentar melhorar a qualidade da Educação Física no país", afirmou Gilson, que também é Coordenador Geral da Seccional Sergipe do CREF13/BA-SE.

Fonte: CREF13/BA-SE
Estabelecimentos e leigos são autuados durante fiscalizações do CREF9/PR

No dia 07/10, a cidade de Loanda (PR) foi alvo de fiscalizações do CREF9/PR. Das cinco academias da cidade, três estavam em situação irregular, com leigos atuando como Profissionais de Educação Física. Os estabelecimentos e um licenciado que atuava fora de sua área de habilitação foram autuados, os leigos foram advertidos e encaminhados ao Ministério Público.

As ações de fiscalizações continuaram e no dia 10/10, o CREF9/PR com o apoio de policiais do Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa), autuaram em flagrante mais uma leiga ministrando aulas de ginástica em Curitiba. A infratora foi conduzida pela Polícia Civil até a sede do Nucrisa, onde foi lavrado um termo circunstanciado por exercício ilegal da profissão.

Fonte: CREF9/PR

CREF3/SC em parceria com o Procon fiscaliza capital catarinense

Na primeira semana de outubro, o CREF3/SC e o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) deram início a mais uma etapa de atuação conjunta em Florianópolis (SC). Tendo como objetivo a promoção e prática em atividades físicas, a fiscalização percorreu 21 estabelecimentos da capital catarinense.

Durante a vistoria, o fiscal do Procon orientou sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos possuírem o Código de Defesa do Consumidor, de obedecer ao que prevê a Nota Técnica Nº 01/2013 (CREF3/SC/Procon/SJC), além de manter em local visível o Certificado de Pessoa Jurídica emitido pelo CREF3/SC, o quadro técnico com foto e registro dos profissionais e acadêmicos atuantes no estabelecimento, o horário de funcionamento e tabela de preços.

No dia 05/10, o CREF3/SC também esteve presente no Campeonato Brasileiro de Estreantes de Patinação Artística 2013, realizado em Joinville. Os seis Profissionais de Educação Física atuantes no evento na função de técnico apresentaram suas cédulas de identidade profissional.

Fonte: CREF3/SC
CREF12/PE-AL debate valorização profissional com Secretarias de Esporte e Lazer de AL e PE

Na última semana, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Alagoas recebeu a visita do CREF12/PE-AL no Ginásio Municipal João Paulo II.  O objetivo do encontro foi fortalecer a profissão em Arapiraca (AL), disponibilizando para a sociedade um trabalho diferenciado e de qualidade.
O Presidente da Seccional Alagoas, Stanley Magalhães[CREF 000217-G/AL], informou que haverá uma conversa com a Prefeita Célia Rocha para a solicitação de uma estrutura física provisória do Conselho na cidade.  “É uma proposta que vamos discutir com a prefeita, tendo em vista que temos o projeto de trazer um polo atuante dentro de Arapiraca”, indicou.

Na semana anterior, a Presidente do CREF12/PE-AL Nadja Harrop [CREF 000288-G/PE], junto ao Presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ], foram recebidos pela Secretária de Esportes do Estado de Pernambuco, Ana Cavalcanti. Os representantes a parabenizaram pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no estado.

Dentre as várias iniciativas promovidas pela Secretaria, foi destacada a preocupação em garantir melhores acomodações e acompanhamento aos atletas nos Jogos Estudantis Brasileiros e outros campeonatos nacionais; o investimento para o resgate do caráter pedagógico dos jogos escolares, cuja natureza orienta a formação do aluno em conjunto com as demais atividades desenvolvidas no âmbito escolar; os programas e projetos envolvendo idosos, indígenas, entre muitos outros.

Fonte: CREF12/PE-AL
15 de Outubro: Dia do Professor

Muito mais do que proporcionar momentos de descontração na rotina escolar, através de jogos e esportes, o professor de Educação Física é responsável por, entre outros benefícios, despertar os alunos para um estilo de vida ativo e saudável. Mas o seu papel não para por aí.

É também através desses profissionais, que crianças e jovens aprendem e se preparam para desenvolver as habilidades de ser, conviver, conhecer e fazer - os quatro pilares que dão base ao ensino, segundo a Unesco.

Por meio da assimilação dos conhecimentos específicos dessa disciplina e da prática regular de atividades físicas e esportivas, os alunos desenvolvem competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais, psicomotoras e internaliza valores.

O CONFEF presta sua homenagem a estes bravos profissionais que, por vezes desvalorizados, desempenham papel fundamental na formação de cidadãos. Parabéns, professor!
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.