Quinta-feira, 17 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 124 - Outubro 2013
Boletim Eletrónico do CONFEF
CREF6/MG promove encontro entre Superintendências Regionais de Ensino

Entre os dias 15 e 17 de outubro, analistas em Educação Física das 47 Superintendências Regionais de Ensino se reuniram em encontro promovido pelo CREF6/MG em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE. O evento marcou o lançamento do IV Simpósio de Esporte na Escola, de tema “O ensino do Futebol na Escola”.

Na ocasião foram oferecidas palestras e oficinas para capacitar os educadores presentes. Estes terão o papel de orientar os professores em suas regionais na elaboração dos projetos para o IV Simpósio.

"Este é um projeto pioneiro em Minas Gerais, e isso só é possível devido à participação das Superintendências e da Assessoria de Educação Física da Secretaria. O que pudermos fazer em prol da perpetuação deste trabalho será realizado", ressaltou Claudio Boschi [CREF 000003-G/MG], Presidente do CREF6/MG.

Fonte: CREF6/MG
Panathlon Club de São Paulo elege novo presidente

No dia 17/10, o Conselheiro Federal Georgios Stylianos Hatzidakis [CREF 000688-G/SP] foi eleito o novo Presidente do Panathlon Club de São Paulo. A diretoria eleita toma posse em fevereiro de 2014 para o mandato bienal. O Panathlon Club é uma associação apolítica, voluntária e sem fins lucrativos, voltada unicamente a prestação de serviços ao esporte.

Fundado em 1974, o primeiro clube do Brasil passou a congregar profissionais do esporte, atletas, ex-atletas, técnicos, dirigentes, professores de Educação Física, médicos, advogados, jornalistas, entre outros. A diversidade do grupo fez com que a entidade ficasse conhecida como “O Senado do Esporte”.

Presidente do CREF9/PR assume vaga no Conselho Nacional de Esportes

O presidente do CREF9/PR, Antônio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR], assumiu uma vaga no Conselho Nacional de Esporte (CNE), órgão de assessoramento direto ao Ministro do Esporte. Branco assumiu no dia 17/10 uma das duas cadeiras designadas ao CONFEF, a outra pertence ao Presidente Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ].

“Espero desenvolver uma boa gestão durante o mandato, auxiliando na normatização do Sistema Brasileiro de Desporto, assim como ser um legítimo representante do desporto do estado do Paraná e da região Sul do Brasil”, declarou Branco.

Buscar o desenvolvimento de programas que promovam a massificação planejada da atividade física para toda a população é uma das funções do CNE, além da melhoria do padrão de organização, gestão e transparência do desporto nacional.

Fonte: CREF9/PR
padding: 5px; background-image: none; background-attachment: scroll; background-color: #ffffff; margin-bottom: 5px; background-position: 0% 50%; background-repeat: repeat repeat;">
Sede do CREF14/GO-TO se transforma em sala de aula

No dia 12/10, aproximadamente 30 discentes da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Goiânia, puderam assistir a uma aula especial na sede do CREF14/GO-TO. Os temas abordados foram Ética, Formação Profissional, Mundo do Trabalho, História da Regulamentação e Sistema CONFEF/CREFs.

Os acadêmicos, a maioria do 1ºperíodo, descobriram a importância da regulamentação da profissão e das imprescindíveis ações de orientação e fiscalização de responsabilidade dos CREFs, principalmente no que diz respeito à segurança da sociedade e valorização da profissão de Educação Física.

Devido ao sucesso, o professor Jovino Oliveira Ferreira [CREF 000598-G/GO], responsável pela ideia, já confirmou para o próximo semestre nova aula.

Fonte: CREF14/GO-TO
CREF11/MS-MT homenageia integrantes do Medida Certa em Campo Grande (MS)

No último domingo, 27/10, o CREF11/MS-MT, representado pelo vice-presidente, Luiz Antonio Stopa [CREF 000206-G/MS] e pelo Conselheiro Marcelo Ferreira Miranda [CREF 000002-G/MS], entregou ao SESI, ao Profissional responsável pelo quadro “Medida Certa”, do Fantástico, Márcio Atalla [CREF 082046-G/SP], à Rede Globo e TV Morena (emissora local da Rede Globo), uma placa de homenagem ao quadro pelo estímulo à prática de atividade física orientada e a valorização do Profissional de Educação Física.

A premiação foi realizada durante a caminhada no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, que reuniu milhares de pessoas. O evento foi promovido pelo “Medida Certa” com a intenção de estimular a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Na ocasião também foram realizados serviços como aferição de peso, circunferência abdominal, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), recreação e distribuição de material informativo. Veja aqui como foi.

Fonte: codigo=518">CREF11/MS-MT
Estabelecimentos são interditados em Manaus (AM)

No dia 10/10, o CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR, em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (SEMEF) e o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (IMPLURB), realizou uma ação de fiscalização na zona oeste da cidade de Manaus (AM).

Com o objetivo de aperfeiçoar e adequar os serviços oferecidos pelos profissionais de Educação Física à sociedade, a ação interditou três academias. Os estabelecimentos não possuíam profissionais de Educação Física atuantes, tampouco documentação necessária, como alvará de funcionamento e registro no CREF. Também foram detectadas deficiências no espaço físico das academias, pois as mesmas apresentaram equipamentos e maquinário inadequados, higienização precária, entre outros.

A ação foi realizada em academias anteriormente visitadas e autuadas que não demonstraram nenhum interesse em regularizar-se.

Fonte: CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR
Prêmio Empresário Amigo do Esporte homenageia empresas e cidadãos que investem no esporte

O Clube Pinheiros, em São Paulo, recebeu no mês de setembro, estrelas do esporte brasileiro para celebrar a quarta edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte. Concorreram à premiação exclusivamente pessoas físicas e jurídicas que aportaram recursos em projetos da Lei de Incentivo em 2012, na forma de patrocínio ou doação, segundo as categorias definidas em edital.

Ao entregar o prêmio Maior Amigo do Esporte, o ministro Aldo Rebelo falou da vitoriosa iniciativa do Congresso Nacional em aprovar a Lei de Incentivo, e do esforço de atletas, de entidades e de clubes. Na ocasião também foi realizada uma homenagem aos Profissionais de Educação Física, que no dia 1º de setembro comemoraram a data dedicada à categoria. O Presidente Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ] esteve presente e recebeu a premiação em nome do CONFEF.

Fiscalização conjunta interdita estabelecimentos em Salvador (BA)

Uma fiscalização, com mais de 30 profissionais, entre policiais e fiscais, percorreu 10 bairros de Salvador (BA) no dia 29/10. A ação, em conjunto com a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), CREF13/BA-SE, Sucom e Procon, interditou seis academias.

Batizada de Apolo, a operação teve como objetivo fiscalizar o funcionamento, as condições dos equipamentos, os profissionais capacitados e as instalações das academias. Cinco indivíduos identificados em flagrante no exercício ilegal da profissão foram encaminhados à Delegacia. As academias irregulares terão que se adequar às exigências dos órgãos fiscalizadores para serem reabertas.

Os estabelecimentos funcionavam precariamente, sem profissionais capacitados e pondo em risco a saúde e a integridade física dos clientes, com equipamentos obsoletos e danificados. Também não dispunham de Alvará de Funcionamento e nem cópias do Código de Defesa do Consumidor à disposição do público, além de não exibirem, em local visível, os preços cobrados pelos serviços oferecidos.

Fonte: CREF13/BA-SE
Vem por aí...

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro ocorre o Encontro Interativo CONFEF 15 Anos, de tema “O Legado Social e Legal do Sistema CONFEF/CREFs”. O evento será transmitido ao vivo na sexta-feira (das 14h30 às 16h30) e no domingo (das 8h30 às 12h) através do nosso portal. Mais informações em breve!

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.