Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 129 - Janeiro 2014
Boletim Eletrónico do CONFEF
CREF7/DF divulga carta técnica de atendimento à pessoa com deficiência

O CREF7/DF elaborou uma carta técnica de procedimentos no atendimento para a pessoa com deficiência na Educação Física, Esporte, Recreação e Lazer. Tendo em vista que a Educação Física Escolar é uma disciplina obrigatória e curricular que integra a proposta pedagógica da escola, esta deve ser oferecida, portanto, a todos os alunos.

Nesta perspectiva, diante do aluno com deficiência, o professor de Educação Física deve buscar meios apropriados para a inclusão destes em suas aulas, recorrendo aos recursos e serviços especializados de modo a possibilitar a sua participação nas atividades práticas que tenha condições de realizar. Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Fonte: CREF7/DF
CREF4/SP entra para o Comitê São Paulo Rumo 2016

A Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude promoveu, em dezembro de 2013, uma Solenidade de Posse dos Membros do Comitê São Paulo – Rumo 2016, onde o Presidente do CREF4/SP, Flávio Delmanto [CREF 000002-G/SP], tomou posse como membro titular.

Entre outras autoridades, estiveram presentes o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene e o Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, José Auricchio Junior [CREF 081367-G/SP].

O Comitê junto às demais Instituições, Federações, Secretarias e Autoridades convidadas, vislumbram o legado social dos megaeventos esportivos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos, em especial as Olimpíadas de 2016.

Fonte: CREF4/SP
Circuito da Saúde marca ação dos Conselhos Profissionais no Rio Grande do Sul

As praias de Cidreira e Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul, receberão nos dias 18 e 19 de janeiro, o III Circuito da Saúde. A ação proporcionará à população acesso gratuito, medição cintura-quadril, orientação nutricional, verificação de pressão arterial, avaliação da memória em idosos, entre outros.

O evento é realizado pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), da qual o CREF2/RS integra, e tem como meta promover e incentivar a saúde da comunidade. A ação também tem por objetivo esclarecer à população a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva, já que a função primordial dessas instituições é fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo com isto a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Fonte: CREF2/RS

Profissionais terão que ter qualificação em atendimento de emergência

A Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) assinou no dia 09/01, um decreto que obriga os estabelecimentos prestadores de atividade física a terem Profissionais de Educação Física capacitados para o atendimento de emergência.

De acordo com o Decreto de Nº 38255, as academias, clubes desportivos e demais estabelecimentos de práticas desportivas devem manter, em tempo integral, Profissionais de Educação Física, com nível superior completo, capacitados para aplicar medidas e procedimentos de atendimento de emergência e de suporte básico de vida.

A iniciativa do deputado federal Pedro Paulo atende a um apelo da população por mais segurança e garantias básicas na prática de exercícios físicos.

Fonte: CREF1/RJ-ES

Academia de musculação é interditada em Campo Grande (MS)

Uma academia localizada no bairro de Silvia Regina, em Campo Grande (MS), foi interditada na última quinzena de 2013. O local foi fiscalizado no mês de agosto por fiscais do CREF11/MS-MT, onde foi constatada a ausência do registro junto ao Conselho e lavrado um auto de infração.

Após o vencimento dos prazos para regularização, foi feita denúncia ao Procon/MS, que em ação conjunta com o CREF11/MS-MT interditou o estabelecimento, suspendendo seu funcionamento até a devida regularização.

Mato Grosso do Sul conta com 290 academias em Campo Grande, e 242 no interior do estado. De janeiro até o final de novembro de 2013 foram fiscalizados 73 municípios, sendo autuados 89 profissionais e 287 academias com pendências junto ao Conselho. Ao longo do ano, o CREF11/MS-MT realizou ações em parceria com o Procon, a Vigilância Sanitária e Crefito.

Fonte: CREF11/MS-MT
CREF3/SC fiscaliza estabelecimentos no oeste catarinense

Entre os dias 6 e 10 de janeiro, o CREF3/SC visitou 20 estabelecimentos nas cidades de São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Barra Bonita, Paraíso e Descanso, no oeste de Santa Catarina.

Durante as inspeções foram identificados estabelecimentos sem o registro de Pessoa Jurídica junto ao CREF3/SC, profissionais atuando fora de sua área de habilitação, bem como a presença de acadêmicos sem o devido Termo de Compromisso de Estágio expedido pela universidade de origem.

Todos os estabelecimentos foram orientados a buscar regularização junto ao CREF3/SC e alertados sobre o cumprimento da Nota Técnica Nº 01/2013, que disciplina o funcionamento de academias, clubes e similares.

Fonte: CREF3/SC
Prêmio Petrobras de Esporte Educacional oferece até R$50 mil a vencedores

Prosseguem abertas as inscrições para o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, uma iniciativa do Programa Petrobras Esporte & Cidadania em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). A iniciativa pretende mapear, certificar, premiar e disseminar as experiências pedagógicas de Esporte Educacional em todo o Brasil.

São aceitas experiências pedagógicas desenvolvidas pelos atores sociais das seguintes categorias: terceiro setor, universidades e escolas públicas, desde que avaliadas como Tecnologias Sociais voltadas ao Esporte Educacional. Se você desenvolve ou já desenvolveu experiências nesta área no país, participe! As inscrições vão até 05/02.

Para saber mais sobre a inscrição e as premiações – que variam de R$5mil a 50 mil, acesse o site e confira o regulamento.


Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.