Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 134 - Março 2014
Boletim Eletrónico do CONFEF
Profissionais de Educação Física terão crédito mais barato no Paraná

No último dia 17/03, o Governo do Paraná assinou convênio de financiamento facilitado com o CREF9/PR. O Fomento Paraná disponibiliza linhas de crédito de baixo custo para atender academias de ginástica e Profissionais de Educação Física. O crédito é voltado para a aquisição de equipamentos, reformas e adaptações de estruturas físicas - adequações para atender às normativas e regulamentos que esses estabelecimentos são obrigados a cumprir e vai possibilitar juros baixos, atraentes ao empreendedor.

De acordo com o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR], o crédito nesta modalidade é algo inédito no estado. “O setor vem crescendo consistentemente e o acesso ao crédito é importante para que os empreendedores possam se estruturar”. Atualmente o CREF9/PR conta com mais de quatro mil empresas e 23 mil Profissionais liberais associados.

Fonte: CREF9/PR

Número de academias em Fortaleza (CE) aumenta cerca de 20% em um ano

O número de academias em Fortaleza cresceu uma média de 20% no último ano. O município contabiliza 570 academias regulares, 195 em processo de regularização e 70 irregulares. Com esse crescimento, a fiscalização do CREF5/CE-MA-PI vem sendo reforçada.

São vários os motivos que levam uma pessoa a procurar uma academia, seja por puro lazer ou para manter a saúde em dia, a prática de exercícios físicos deve ser orientada por um Profissional de Educação Física, em local adequado e que siga as exigências do Conselho Regional de Educação Física.

O primeiro item verificado é se a academia possui credenciamento no CREF5/CE-MA-PI. Na ausência do documento, o Conselho primeiramente orienta o estabelecimento e depois dá um prazo de 30 dias para que seja feita a regularização. Os Profissionais de Educação Física também devem apresentar registro profissional.

Confira aqui reportagem do CE-TV.

Fonte: CREF5/CE-MA-PI
Conselheiro do CREF11/MS-MT assume presidência da Funesp

O Conselheiro Regional do CREF11/MS-MT José Eduardo Amâncio da Mota [CREF 000273-G/MS] tomou posse no cargo de Diretor Presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp). A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Campo Grande.

“Tenho uma experiência de aproximadamente 23 anos no serviço público atuando diretamente na área do esporte. Estou preparado para fazer um bom trabalho para Campo Grande”, conta o novo presidente da fundação que pretende trabalhar em parceria com o CREF11/MS-MT.

José Eduardo Amâncio já foi diretor presidente da Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) por dois anos e ocupou o cargo de diretor da Funesp por oito anos.

Fonte: CREF11/MS-MT
Em Santa Catarina, ações de fiscalização do CREF3/SC percorrem todo o estado

Mais de 70 estabelecimentos de Santa Catarina receberam a visita do CREF3/SC durante o mês de fevereiro. Os agentes de orientação e fiscalização percorreram 18 municípios catarinenses e interditaram duas academias. Em algumas cidades as ações receberam o apoio da Vigilância Sanitária.

No mês de março, mais de 100 estabelecimentos foram fiscalizados em todo o estado. Em Palhoça, cinco estabelecimentos foram interditados, por não possuírem registro de pessoa jurídica junto ao Conselho, alvará sanitário e em alguns casos funcionavam sem profissionais registrados e habilitados.

No oeste do estado, onde as visitas receberam o reforço da Vigilância Sanitária e do Procon, um estabelecimento que funcionava sem a presença do Responsável Técnico também foi interditado.

Além das vistorias, os Profissionais do CREF3/SC orientaram sobre o cumprimento da Nota Técnica Nº 01/2013, que disciplina o funcionamento de academias, clubes e similares.

Fonte: CREF3/SC
Presidente do CONFEF é recebido na Câmara de Porto Alegre

Na última terça-feira, 18/03, o Presidente do CONFEF Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ] e o Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre e Profissional de Educação Física, Professor Garcia [CREF 000002-G/RS], foram recebidos pelo prefeito da capital gaúcha, José Fortunati. O assunto da audiência foi a recém-sancionada Lei nº 11.585, que obriga a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência da disciplina no ensino fundamental da rede municipal de ensino.

“Acreditamos que a compreensão que esta prefeitura teve deve ser reforçada e propagada para outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Essa lei, inédita, é um ganho para a educação e para a defesa dessa formação profissional”, enfatizou Steinhilber.

O prefeito José Fortunati afirmou que, ao longo de sua experiência política, especialmente quando foi secretário estadual de Educação, consolidou sua visão acerca da importância dos Profissionais de Educação Física na escola. “A grande maioria dos diretores de escolas são Professores de Educação Física, justamente pelas estreitas relações que são estabelecidas entre a comunidade e esse educador”, enfatizou.

Fonte: Câmara de Porto Alegre
CREF12/PE-AL realiza ação itinerante em Petrolina (PE)

O CREF12/PE-AL promoveu no período de 18 a 21 de março uma ação itinerante na cidade de Petrolina (PE). A ação buscou a aproximação do CREF12/PE-AL com os Profissionais de Educação Física que se encontram distantes da sede do Conselho Regional, localizada no Recife, bem como visitar os estabelecimentos da região.

Ao todo, 27 estabelecimentos foram visitados, sendo 24 academias, duas instituições de ensino e um clube. Das academias visitadas, seis não apresentavam registro no CREF e receberam notificação e orientações sobre o procedimento a ser feito. Em ação conjunta com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar, uma das academias foi fechada, pois estava completamente fora das normas do Conselho Profissional e da Vigilância Sanitária.

Foram disponibilizados serviços como o recebimento de documentos dos Profissionais e também de pessoas jurídicas para registro no CREF12/PE-AL, bem como a regularização daqueles que encontram-se inadimplentes ou em situação cadastral irregular

Fonte: CREF12/PE-AL
Evento fitness reúne mais de 200 pessoas na capital pernambucana

Com o apoio do CREF12/PE-AL, Recife (PE) sediou entre os dias 21 e 22 de março o Fitness Business Tour. A capital pernambucana foi a primeira a receber o evento que passará também por Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Em Recife, cerca de 230 gestores e profissionais que atuam nas academias de toda a região participaram dos cursos e das mesas de negócio, estabelecendo networking com os grandes nomes da indústria fitness.

Na sexta-feira, 21/03, o Presidente do CONFEF Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ] abriu o evento juntamente com Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, empresa organizadora. O encontro também contou com palestrantes de peso como Tavicco Moscatello, Fabio Saba [CREF 000007-G/SP], Marco Túlio Pimenta [CREF 005481-P/MG], Luis Amoroso e Murilo Guerra [CREF 008719-G/BA]. O presidente da Fitness Brasil ressaltou o crescimento do mercado e a grata surpresa que foi o retorno positivo do público em Pernambuco.

Além do crescimento do mercado e das oportunidades que isso traz para os Profissionais de Educação Física, outro tema importante abordado durante o evento foi a regularidade desses profissionais junto ao sistema CONFEF/CREFs.

Fonte: CREF12/PE-AL