Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 135 - Abril 2014
Boletim Eletrónico do CONFEF
Biblioteca CONFEF recebe mais uma obra para a coleção

O livro “Formação Profissional em Educação Física” surgiu do encontro de amigos que, apaixonados pela disciplina, decidiram discutir a formação profissional na área a partir de suas próprias experiências. A obra reflete sobre a formação em três dimensões: humana, biológica e do conhecimento específico da área.

Os autores Roberta Gaio [CREF 005505-G/SP] e Luiz Seabra Junior [CREF 058459-G/SP] dedicam a obra ao autor da ideia inicial Maurício Aníbal Delgado [CREF 002910-G/SP] – que veio a falecer precocemente em 2009.

CREF11/MS-MT apresenta balanço de fiscalizações

No ano passado, a fiscalização do CREF11/MS-MT rodou mais de 35 mil quilômetros visitando os 30 maiores municípios do Mato Grosso e encontrou irregularidades em 70% dos 400 locais vistoriados. O resultado das inspeções foi tema de uma audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá, no último dia 31/03.

“Nas academias é onde encontramos as maiores irregularidades porque há pessoas que, infelizmente, trabalham contra os Profissionais que estão lá dentro. Essas pessoas ficam seis meses aprendendo musculação e depois querem trabalhar como personal trainner”, comentou o Presidente da Seccional-MT do CREF11/MS-MT, Carlos Eilert [CREF 000015-G/MT].

Dentre as irregularidades encontradas destaca-se a falta de Profissionais habilitados, inexistência do registro, presença de aparelhos deteriorados e exercício ilegal da Profissão. Após serem detectadas as arbitrariedades, a academia é notificada e é aberto um processo administrativo, que é encaminhado para a Vigilância Sanitária (Visa), Procon e Ministério Público (MPE).

Fonte: Diário de Cuiabá com informações do CREF11/MS-MT

CREF13-BA/SE inicia sequência de cursos gratuitos na Bahia

Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos Profissionais de Educação Física dos estados da Bahia e Sergipe, o CREF13-BA/SE deu início no dia 29/03 a um ciclo de palestras gratuitas direcionadas a diversas áreas de interesse no ramo da Educação Física. O evento ocorreu na Universidade Católica de Salvador (UCSAL). O primeiro curso foi o “Workshop Gestão para Resultados”.

O evento contou com a participação do Presidente do CREF13-BA/SE, Paulo César Vieira Lima [CREF 000481-G/BA] e do diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva [CREF 001709-P/BA], que destacou a importância do registro profissional. “Consideramos o registro no Conselho de classe fundamental para qualquer profissão”, salientou.

Além de Salvador que contará com oito cursos e três encontros, também haverá cursos no interior baiano e no Estado de Sergipe. Na Bahia já estão definidas atividades nas cidades de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Feira de Santana, Barreiras e Juazeiro.

Fonte: CREF13/BA-SE

Seccional AL do CREF12/PE-AL debate a profissão em instituição de ensino

A atuação do Profissional de Educação Física na sociedade, na Educação Física Escolar, no campo esportivo e em instituições de formação profissional foram tema das palestras realizadas durante o I Encontro da Comissão de Educação Física do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O Presidente da Seccional do CREF12/PE-AL Stanley Magalhães [CREF 000217-G/AL] e o Vice Edison Valente [CREF 000638-G/AL] foram os responsáveis por fomentar o debate entre os alunos da instituição.

Ao longo do evento também foi passado para os estudantes a Lei 9.696/98 que define a implantação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), que regulamentou a profissão, e a resolução que define o campo de intervenção dos Profissionais de Educação Física no Brasil.

Os Conselheiros também detalharam o funcionamento do Sistema CONFEF/CREFs, suas funções e a responsabilidade de que os Profissionais atuantes nas áreas ligadas à Educação Física estejam registrados e exercendo legalmente a profissão, para melhor beneficiarem e atenderem a sociedade.

Fonte: CREF12/PE-AL

CREF13/BA-SE - Audiência pública orienta donos de academia em Itabuna (BA)

O CREF13/BA-SE em parceria com a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, a Coordenação de Defesa do Consumidor e o Ministério Público Estadual (MPE) promoveu audiência pública com a finalidade de orientar os proprietários de academia e Profissionais de Educação Física de Itabuna (BA). O encontro aconteceu no último mês de março.

O evento teve como objetivo alertar sobre as normas que devem ser seguidas pelos empresários para proteger os frequentadores das academias. Durante o encontro, o coordenador de Vigilância Sanitária de Itabuna, Antônio Carlos Carvalho, lembrou que as academias devem manter em dia os equipamentos de ginástica e o imóvel para a segurança dos usuários. "Os empresários precisam de registro profissional e os estabelecimentos de credenciamento junto ao Conselho Regional de Educação Física", orienta.

A audiência pública faz parte de um conjunto de medidas educativas que estão sendo executadas para que as academias de ginástica obedeçam à legislação. Atualmente Itabuna conta com 40 academias, sendo 38 regularizadas e duas em processo de credenciamento.

Fonte: Prefeitura de Itabuna

Atividades de conscientização marcam o Dia Mundial da Atividade Física

No dia 06/04 foi comemorado o Dia Mundial da Atividade Física e para celebrar a data foram promovidas diversas atividades por todo o país. Confira alguns dos eventos realizados pelos Conselhos Regionais de Educação Física.

Em Minas Gerais, o CREF6/MG em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes) e a Intendência da Cidade Administrativa organizaram diversas ações de incentivo à saúde do corpo. Dentre elas, a entrega de folhetos com orientações importantes sobre a prática de exercícios na prevenção de diversas doenças e melhora do condicionamento físico. De acordo com o subsecretário de Esportes, Adenilson Sousa [CREF 015727-G/MG], o evento teve como meta a conscientização sobre os benefícios das atividades físicas.

No Paraná, o CREF9/PR participou do lançamento do Clube Educacional da Bicicleta e do GP de ciclismo em Curitiba. À população foram oferecidos serviços como avaliação física, orientação nutricional, instrução para a prática de atividades físicas com orientação profissional, entre outros. A ação foi organizada em parceria com as secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude, da Saúde, do Abastecimento, da Educação e do Sesc.

No Mato Grosso do Sul, o CREF11/MS-MT promoveu uma "blitz" de conscientização no centro de Campo Grande. Durante a ação foram distribuídos folders explicativos sobre a importância da prática da atividade física com a orientação de um Profissional de Educação Física.

No Rio Grande do Sul, a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos, coordenada por Eduardo Merino [CREF 004493-G/RS], os Conselhos Estaduais e Municipais da Saúde, o SESC e diversas outras instituições estiveram presentes em mais de 10 tendas, prestando serviços à população como atividades físicas, recreação, palestras, entre outros. A população que foi ao Parque da Redenção pôde participar das diversas atividades.