Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 139 - Junho 2014
Boletim Eletrónico do CONFEF
Boletim Eletrônico CONFEF
Clube destitui treinador por falta de registro profissional

A diretoria da categoria de base do Nacional Futebol Clube informou a troca de treinadores em sua equipe de juniores. No lugar de Robson Garanha, entrou Carlos Alberto da Silva [CREF 000796-P/AM]. A mudança ocorreu pelo fato de o ex-jogador não possuir registro no Conselho Regional de Educação Física.

De acordo com a diretoria, a mudança ocorreu de forma amigável, já que Carlos Alberto já foi dirigente do clube, campeão do Juniores em 2009 e é formado em Educação Física há cinco anos, atuando durante o mesmo período na profissão.

Fonte: Nacional Futebol Clube

Assessoria esportiva é autuada por falta de registro no Rio de Janeiro
Boletim Eletrônico CONFEF

No dia 06/06, o CREF1/RJ-ES e a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá retomaram a operação Praia em forma, na orla da Zona Oeste. Durante a ação, uma equipe de assessoria esportiva foi autuada pela ausência de registro de Pessoa Jurídica e falta de Responsável Técnico.

Na ocasião, os fiscais também prestaram orientações sobre o registro de Pessoa Jurídica e da regularização junto à Subprefeitura.

“Temos visto que está aumentando o número de academias e profissionais que estão utilizando espaços na areia para suas atividades esportivas. É necessário regularizar e orientar esses profissionais a procurar a Subprefeitura para atualizar os alvarás e as autorizações para utilizarem o espaço público - é esse trabalho que estamos fazendo esta semana aqui na Barra”, comentou o subprefeito Alex Costa.

A operação Praia em forma, realizada no último verão, passou pela orla do Rio de Janeiro verificando se empresas e profissionais estão em condições legais para atender a população com a prestação dos serviços de atividade física. Além do CREF1 e da Subprefeitura, também participam da ação o projeto Rio em forma olímpico e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Fonte: CREF1/RJ-ES

CREF11/MS-MT flagra exercício ilegal da profissão em academia de Campo Grande

O CREF11/MS-MT flagrou no início do mês, um falso profissional dando aulas como personal trainer em academia de Campo Grande (MS). A equipe de fiscalização lavrou um auto de infração e registrou boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia da cidade.

De acordo com a agente de orientação e fiscalização do Conselho, Patrícia Barbosa Rodrigues [CREF 001426-G/MS], a prática de atividade física com pessoas não habilitadas pode prejudicar a saúde. “Essas pessoas que exercem ilegalmente a profissão não tem o conhecimento necessário para prescrever exercícios físicos e isso pode causar sérias lesões a quem contrata o serviço”, afirma.

A academia em que foi constatado o exercício ilegal da profissão foi multada em R$1,2 mil por permitir leigo atuar como profissional.

Fonte: CREF11/MS-MT

Boletim Eletrônico CONFEF
Biblioteca CONFEF recebe livros para coleção

Boletim Eletrônico CONFEF Esse mês recebemos mais duas obras que irão, sem dúvida, enriquecer ainda mais o nosso acervo. O livro Direito Desportivo - O pandesportivismo e seus conflitos, organizado pelo Prof. Dr. Angelo Vargas [CREF 000007-G/RJ], é uma obra conjunta de alunos e professores, todos estudantes e investigadores apaixonados. Cuja ótica de compreensão do fenômeno é a Ciência Jurídica. A equipe transcende as fronteiras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Brasil. Contando com colaboradores de renomadas instituições brasileiras e europeias.
Boletim Eletrônico CONFEF A obra Educação Física e Desporto, produzido pela Casa da Educação Física, apresenta aos leitores uma simbiose Brasil – Portugal, através de temas que levam a refletir sobre a relação do Desporto e da Educação Física entre duas nações, que apesar de separadas pela imensidão do mar, não medem esforços para continuar trilhando um caminho de descobertas em prol da humanidade, com o intuito maior de novos legados e uma nova história.

Criciúma (SC) recebe os Seminários Regionais de Educação Física

Dia 26/06 é a vez de Criciúma (SC) receber a etapa regional dos Seminários Regionais de Educação Física, realizados pelo CREF3/SC. O evento, voltado aos estabelecimentos que atuam com atividades Físicas e/ou Esportiva em Santa Catarina, serão realizados no Mini Auditório do Curso de Educação Física da UNESC, em Criciúma. As inscrições são gratuitas aqui.

Os encontros passaram por outras quatro cidades estratégicas do Estado: Itajaí, Chapecó, Lages e Blumenau e encerra o ciclo em Florianópolis, no dia 27 de junho. Estão em pauta assuntos como a responsabilidade técnica dos profissionais responsáveis pelas empresas; o exercício profissional com habilitação e qualificação; a responsabilidade civil; a legislação específica, as questões éticas, as tendências de mercado, gestão e marketing e sucesso empresarial.

Os palestrantes especializados vão debater os assuntos, com a participação de órgãos que tenham relação direta com a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Os seminários regionais contam com o apoio e parceria do SIACADESC, CONDIESEF, Universidades, PROCON, Vigilância Sanitária, CRC/SC, Prefeituras, entre outros órgãos públicos e privados.

Fonte: CREF3/SC

CREF12/PE-AL realiza ação itinerante em Santana do Ipanema (AL)

Durante a Ação Itinerante promovida em maio, na cidade de Santana do Ipanema (AL), foram realizadas fiscalizações em academias, escolas e instituições públicas no intuito de orientar sobre o exercício legal do Profissional de Educação Física e sobre a adequação às normas vigentes. Ao todo, sete academias foram flagradas sem registro no CREF12/PE-AL.

A equipe do Conselho visitou algumas secretárias das cidades, entre elas a Secretaria de Educação de Canapi, a de Ouro Branco e a de Poço das Trincheiras, bem como as Secretárias de Saúde dessas localidades. Oportunidade em que os fiscais orientaram os respectivos secretários sobre a atuação do Profissional de Educação Física.

Fonte: CREF12/PE-AL

Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.