Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 142 - Julho 2014
Boletim Eletrónico do CONFEF
CREF13/BA-SE realiza primeiro encontro de assessores regionais

No dia 19/07 foi realizado em Salvador (BA) o 1º Encontro de Assessores Regionais do CREF13/BA-SE. O evento reuniu mais de 30 assessores oriundos de diversas cidades da Bahia e do Sergipe.

“Fizemos uma retrospectiva da trajetória do Sistema CONFEF/CREFs, o momento também foi oportuno para elaborar uma análise dos novos desafios da gestão e das ações bem sucedidas na capital e no interior do estado”, salientou o Conselheiro do CREF13/BA-SE, Heitor Prates [CREF 000416-G/BA].

Também foram debatidas as bases jurídicas que amparam as ações, delineando os entraves que são impostos por leis e resoluções do Sistema, além do papel de cada integrante (Diretor, Conselheiro, Assessores e Comissões).

Fontes: CREF13/BA-SE

Bahia e Santa Catarina recebem cursos e seminários gratuitos

Os Profissionais de Educação Física da Bahia contam, a partir de agosto, com um novo ciclo de formação continuada, oferecido gratuitamente pelo CREF13/BA-SE. As cidades já confirmadas são: Barreiras, Feira de Santana, Porto Seguro, Itabuna, Juazeiro e Jequié. Mas os cursos não param por aí. De acordo com o presidente do CREF13/BA-SE, Paulo César Vieira Lima [CREF 000481-G/BA], ainda ocorrerão encontros em Sergipe. Confira a programação completa no site do Conselho.

Pensando nos estabelecimentos que atuam com atividades físicas e ou esportivas, o CREF3/SC promoveu, durante os meses de maio e junho, os Seminários Regionais de Educação Física em Santa Catarina. O encontro contou com palestrantes especializados, órgãos que possuem relação direta com a qualidade dos serviços prestados à comunidade, entre outros. Confira aqui as apresentações.

 

Biblioteca CONFEF recebe obras sobre Educação Física escolar e os megaeventos esportivos

No mês de julho, a Biblioteca CONFEF recebeu a doação de cinco novas obras para a coleção.

A revista Em Aberto, edição n.º89, publicada pelo INEP/Ministério da Educação, aborda a Educação Física escolar e os megaeventos esportivos. A fim de contemplar a diversidade epistemológica do debate sobre os megaeventos e suas implicações na sociedade e na Educação Física Escolar, três eixos temáticos compõem a publicação. São eles: os determinantes sociais, econômicos, políticos e culturais na escola, da Educação Física e do esporte na sociedade do espetáculo; a Educação Física e os esportes consolidando os megaeventos esportivos ou afirmando a inclusão social; os desafios e perspectivas para a Educação Física Escolar e o esporte diante do “patrocínio” dos megaeventos esportivos.


A coleção Educação Física escolar, reúne quatro obras: Corpo em movimento na educação infantil; Esporte como conhecimento e prática nos anos iniciais do ensino fundamental; Esporte para saúde nos anos finais do ensino fundamental; e Esporte para a vida no ensino médio. Para estimular a criatividade do educador, há um repertório de atividades e sugestões de propostas que devem ser readequadas à realidade de cada ambiente escolar.



CREF11/MS-MT divulga balanço de fiscalização

A equipe de fiscalização do CREF11/MS-MT visitou, durante o mês de junho, 55 estabelecimentos do Mato Grosso do Sul. Destes, 36 apresentaram alguma irregularidade: dez foram multados e cinco receberam autuação por falta de registro. Os fiscais também visitaram 138 profissionais, contabilizando 18 irregularidades no registro profissional. Estagiários e pessoas físicas também foram alvo de vistoria.

Na cidade de Dourados foram fiscalizados 19 estabelecimentos e 30 profissionais. Oito pessoas físicas sem registro foram autuadas e uma delas foi encaminhada à Delegacia de Polícia da cidade, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência por exercício ilegal da profissão. Essa mesma pessoa já havia sido autuada pelos agentes de orientação e fiscalização no início do ano.

Em Chapadão do Sul foram autuados quatro estabelecimentos e duas pessoas físicas sem registro. Durante os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS), realizado na cidade, o CREF11/MS-MT fiscalizou 36 profissionais participantes.

Fonte: CREF11/MS-MT

Em parceria com o CREF6/MG, universidade oferece curso de especialização

Oferecido gratuitamente, o Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o CREF6/MG. Para participar da especialização foi preciso estar registrado no CREF6/MG e inserido em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), programas ou projetos de atividade física no contexto da Atenção Básica à Saúde.

Fonte: UFMG

Formação acadêmica é tema de encontro entre representantes do CREF12/PE-AL e da ABENEFS

Durante encontro realizado na sede do CREF12/PE-AL, o presidente da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS), Wallacy Feitosa [CREF 001046-G/PE] e a presidente do CREF12/PE-AL, Nadja Harrop [CREF 000288-G/PE] discutiram formas de estabelecer uma maior aproximação com as coordenações dos cursos de Educação Física.

Segundo Wallacy Feitosa, a formação acadêmica é motivo de preocupação, já que há em muitas Instituições de Ensino Superior, uma mistura muito grande nas disciplinas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado, o que pode gerar defasagens na qualificação e formação dos alunos.

Para Nadja Harrop, a parceria entre o Conselho e a ABENEFS é fundamental, pois as duas instituições caminham juntas na preocupação com a formação e a atuação dos Profissionais de Educação Física.

Fonte: CREF12/PE-AL

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.