Sábado, 29 de abril de 2017
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Nº 145 - Setembro 2014
Boletim Eletrónico do CONFEF
Fiscalização no Piauí interdita estabelecimento

No dia 10/09, o CREF5/CE-MA-PI em parceria com o Procon realizou visitas a estabelecimentos do Piauí. Em uma das academias vistoriadas, em Teresina, foram encontradas várias irregularidades e o estabelecimento foi lacrado pelos ficais. A proprietária terá que regularizar a situação para poder reabrir a academia.

O primeiro passo é fazer uma advertência e só depois, caso as irregularidades permaneçam, o local é multado, explica José Arimatea Arêa Leão, fiscal do Procon. “Na maioria dos estabelecimentos o problema é a falta de documentos emitidos pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Prefeitura, além da falta de credenciamento no Conselho Regional de Educação Física”.

De acordo com Charlie Maia [CREF 000277-G/PI], fiscal do CREF5/CE-MA-PI, o que poucas pessoas sabem é que malhar em um local descredenciado pode prejudicar inclusive a saúde. “Desde ocasionar pequenas lesões, podendo levar até o extremo, que é a morte, devido à condução”.

Fonte: CREF5/CE-MA-PI

Biblioteca CONFEF recebe obras

A Biblioteca CONFEF agradece o recebimento de mais duas importantes obras que irão, sem dúvida, enriquecer o nosso acervo.


Em sua segunda edição, o Manual de Mini-handebol procura atender às necessidades atuais dos profissionais de mini-handebol em formação, sem a pretensão de dar receitas sobre como formar um atleta ou dar aulas de Educação Física. A obra de Ana Lúcia Padrão dos Santos [CREF 007308-G/SP] tem como objetivo divulgar informações, trazer sugestões de trabalho com o mini-handebol e, assim, auxiliar o professor na sua prática cotidiana.




O livro Boas Práticas na Educação Física Catarinense surgiu de um projeto idealizado pelo CREF3/SC com o objetivo de identificar, valorizar e difundir experiências profissionais criativas, efetivas e replicáveis no âmbito da Educação Física. Cada capítulo é um relato de atividade, projeto ou programa desenvolvido em diversos âmbitos de atuação dos Profissionais de Educação Física em Santa Catarina.





Parceria entre CREF12/PE-AL e MP origina Termo de ajuste de conduta

Com o objetivo de garantir à sociedade o direito de ser atendida por profissional competente, responsável e legalmente instituído nos setores das atividades físicas e esportivas, o CREF12/PE-AL articulou junto ao Ministério Público de Pernambuco, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) envolvendo diversos órgãos da cidade de Afogados da Ingazeira.

O TAC propõe que sejam cumpridas as legislações vigentes, como a atuação na Educação somente de Licenciados e a atuação dos Bacharéis nas áreas de saúde e esportes, como academias, NASF’s, PSF’s, programas estaduais e federais de esportes. Também determina que os estabelecimentos exponham o certificado de regularidade junto ao Conselho e o quadro técnico de Profissionais com os respectivos registros.

Assinaram o TAC - proposto pelo MPPE e pelo Conselho - a Vigilância Sanitária (VISA), as Secretarias de Educação, de Esportes e de Saúde, a Gerência Regional de Educação, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e as academias do município.


Fonte: CREF12/PE-AL

Ação conjunta interdita sete academias em Campo Grande (MS)

O CREF11/MS-MT realizou durante a semana uma ação conjunta com o Procon, a Delegacia do Consumidor (Decon) e a Vigilância Sanitária. A fiscalização na cidade de Campo Grande interditou, até o momento, sete academias devido à ausência de credenciamento junto ao Conselho. Dessas, quatro já regularizaram a situação e puderam voltar às atividades.


“Essas academias já haviam sido notificadas e tiveram um prazo para fazer a adequação. Como não se regularizaram, agora o Procon interditou os estabelecimentos”, explica a coordenadora de fiscalização do CREF11/MS-MT, Patrícia Barbosa [CREF 001426-G/MS].

De acordo com o delegado titular da Decon, Gomides Ferreira dos Santos, o registro na entidade de classe é fundamental. “Com o registro existe um controle maior. O usuário tem mais segurança de que os procedimentos legais estão sendo adotados”, aponta o delegado.


Fonte: CREF11/MS-MT

6º Encontro de Coordenadores do CREF9/PR é realizado com sucesso

Em sua sexta edição, o Encontro de Coordenadores de Cursos de Educação Física do Paraná aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto em Curitiba, organizado pela Comissão de Ensino Superior do CREF9/PR.

Nestes dois dias foram discutidas as diretrizes, os valores que nortearão as matrizes curriculares, além da importância da atuação destes coordenadores, que influenciarão profundamente toda uma nova geração de profissionais a ser lançada ao mercado de trabalho que levará, consequentemente, a um ganho para a sociedade.

Os Conselheiros Federais Iguatemy Martins [CREF 000001-G/PB] e Ângelo Vargas [CREF 000007-G/RJ], elogiaram a continuidade do evento. “É um exemplo a ser seguido em todo o país, pois este já é o sexto encontro do CREF9/PR para os coordenadores de Cursos de Educação Física.” relatou Iguatemy.

As palestras abordaram temas diversos como “Gestão de Carreira do Profissional de Educação Física”, “Ética na formação dos futuros profissionais”, “Bacharelado e Licenciatura”, SINAES/INEP/MEC, Responsabilidade civil do Profissional de Educação Física, entre outros.

“Ficamos muito contentes, pois na avaliação do evento, todos os coordenadores presentes avaliaram positivamente este 6º Encontro e recebemos diversos convites para realizar mais edições no interior” relatou o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR].

Fonte: CREF9/PR

Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas

A oitava edição do Prêmio Professores do Brasil ampliou para o dia 22/09 o prazo das inscrições. Podem concorrer professores da educação básica pública, comunitária, filantrópica e confessional que desenvolveram projetos pedagógicos em suas escolas desde o ano passado até maio último.

Conforme o regulamento da oitava edição, os educadores podem apresentar experiências nas categorias temas livres (educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio) e temas específicos (educação integral, ciências para os anos iniciais do ensino fundamental, alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo).

Saiba mais sobre o prêmio e inscreva-se aqui.

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