Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 148 - Outubro 2014
Boletim Eletrônico do CONFEF
MPF denuncia dono de academia que usou de violência contra fiscal do CREF10/PB-RN

O Ministério Público Federal em Souza (PB) denunciou o proprietário de uma academia localizado na cidade de Paulista, no Sertão da Paraíba, pelo crime de resistência qualificada. De acordo com a denúncia, em julho deste ano, o dono do estabelecimento impediu que um fiscal do CREF10/PB-RN expedisse notificação por exercício irregular da profissão.

Durante o procedimento de fiscalização de rotina, o agente identificou um instrutor de musculação sem registro profissional ou graduação. Ao ser informado a respeito da notificação por irregularidade, o proprietário da academia se opôs à execução do ato legal, mediante violência ou grave ameaça ao funcionário. Configurando, desta forma, o crime de resistência qualificada, com sanção prevista de prisão de um a três anos.

A denúncia foi assinada pelo procurador da República Tiago Misael de Jesus Martins. Ela é ato processual que dá origem à ação penal pública, cuja competência é privativa do Ministério Público.

Fonte: CREF10/PB-RN
Prêmio Pemberton incentiva pesquisa no Brasil

Com o objetivo de incentivar pesquisas científicas com foco em bem-estar e vida saudável, a Coca-Cola promove a 4ª edição do Prêmio Pemberton. A premiação é uma iniciativa da Coca-Cola Brasil voltada a profissionais, instituições de pesquisa e universidades, nas diferentes áreas da Saúde e afins: Medicina, Educação Física, Nutrição, Biologia, Engenharia de Alimentos, entre outros.


As seis pesquisas mais bem classificadas receberão um total de R$ 110 mil, além de viagens aos EUA e Rio de Janeiro. Os Profissionais interessados poderão se inscrever até o dia 10 de maio de 2015. Confira o regulamento da premiação aqui.


Fonte: Prêmio Pemberton
Unimontes (MG) abre vagas para professor

Estão abertas as inscrições para o cargo de Professor de Educação Superior na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). São 27 vagas destinadas ao Departamento de Educação Física e do Desporto. As inscrições estão abertas até o dia 16/11. Leia a íntegra do edital aqui.

Profissional de Educação Física é premiada em concurso

O trabalho "Ressignificando a peteca na escola", da Profissional de Educação Física Rosangela Aparecida Matias [CREF 116104-G/SP], foi um dos 20 premiados na 7ª edição do Prêmio Educador Nota Dez. Rosângela é professora na Escola Estadual Zeikichi Fukuoka, em Suzano (SP).

Daniel Teixeira Maldonado [CREF 061549-G/SP], com o projeto "Esportes radicais: quem pode praticar" e Fernanda Righetti dos Santos [CREF 058339-G/SP] com o trabalho "Cultura corporal: o Hip Hop como forma de expressão" também representaram a Educação Física na premiação. Ambos foram classificados entre os 50 melhores educadores.

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e também gestores escolares de todo o país. Aproximadamente 3.000 educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento.

Fonte: Nova Escola
Eventos do CREF6/MG abordam a Educação Física na Escola e no Ensino Superior

Entre os dias 17 e 19 de outubro, a cidade de Belo Horizonte (MG) sediou o IV Simpósio de Esporte na Escola: O Ensino de Futebol na Escola e o VI Seminário Educação Física e Ensino Superior. O evento, em parceria com o CREF6/MG e a Secretaria de Estado e de Educação de Minas Gerais, promoveu palestras simultâneas para os dois eventos e discussões específicas para cada um deles.

"O Conselho tem feito o trabalho de procurar o cerne da Educação Física Escolar, e o Simpósio tem demonstrado isso ao longo dessas quatro edições", afirmou o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi [CREF 000003-G/MG], na abertura do Simpósio.

Fonte: CREF6/MG
Atividades gratuitas marcam o Dia Mundial da Alimentação em Recife (PE)


Uma parceria entre o CREF12/PE-AL e o Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região (CRN6) levou serviços de saúde gratuitos à estação Central do metrô de Recife (PE). As atividades foram alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16/10.

Ao longo da manhã, mais de 200 atendimentos com aferição da pressão arterial, glicose, avaliação antropométrica (peso, altura, circunferência do quadril e abdômen) e orientação sobre atividades físicas foram realizados por Profissionais de Educação Física e estudantes. Nutricionistas e estudantes de nutrição ofereciam um “inquérito” sobre o consumo alimentar individual e orientação nutricional.

Além de levar serviços gratuitos à população, a iniciativa que teve apoio da Faculdade Guararapes, Universo, Faculdade Boa Viagem e Universidade Federal de Pernambuco, visou valorizar a importância dos Profissionais de Educação Física e Nutricionistas na promoção de saúde e bem-estar na sociedade.



Fonte: CREF12/PE-AL
Brasileiro é eleito melhor Personal Trainer do Mundo

O brasileiro Cristiano Parente [CREF 004017-G/SP] foi eleito o melhor Personal Trainer do mundo em concurso realizado em Nova York (EUA). Ele superou mais de 1.700 treinadores de 43 países.

Considerado o mais importante evento de reconhecimento dessa categoria profissional, o concurso promovido pela Life Fitness avaliou itens como currículo profissional, formação acadêmica, experiência profissional e técnicas no desenvolvimento do trabalho.

O brasileiro, único representante da América Latina, disputou a final do concurso com nove treinadores dos Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, África do Sul e Nova Zelândia. Como prêmio, Cristiano recebeu US$ 5 mil e um curso de educação continuada da Life Fitness Academy (EUA).

Confira na reportagem da TV Cultura, a expectativa do Profissional antes do resultado da competição.

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.