Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 152 - Janeiro 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
Coordenadora do CREF8/AC-AM-AP-PA-RO-RR é nomeada Secretária de Esporte no Acre


Desde o início do ano a Secretaria de Estado de Esporte do Acre está sob novo comando. A Profissional de Educação Física e Coordenadora da Seccional Acre do CREF8/AC-AM-AP-PA-RO-RR, Shirley Santos [CREF 000423-G/AC], assumiu a pasta no dia 02/01 para a gestão 2015 - 2018.


"A criação da Secretaria é um ganho para os desportistas do Acre, porque é um sonho que não tínhamos conseguido realizar e será colocado em prática em 2015. Vamos trabalhar para fomentar o esporte em todos os municípios do estado", afirmou Shirley em entrevista ao Globo Esporte.


CREF3/SC inicia o ano com fiscalização intensiva

O CREF3/SC iniciou 2015 com ações de fiscalização nas praias da grande Florianópolis, além do oeste do Estado. Entre os dias 05 e 09 de janeiro, foram fiscalizados 42 Profissionais e 25 pessoas jurídicas nas cidades de Palhoça, Florianópolis e Chapecó.

Em Florianópolis os pontos que oferecem aulas de Surf, Body Board e Stand Up Paddle foram o foco da fiscalização, que também foi acompanhada pelos fiscais da Secretaria de Serviços Públicos de Florianópolis. Durante a vistoria foram identificados alguns pontos sem a presença do Profissional habilitado e outros dois sem o devido alvará expedido pela prefeitura. Os irregulares com o Conselho deverão promover as adequações necessárias.

A ação nas praias durante o verão tem por objetivo fiscalizar a atuação irregular nestas modalidades, muito procuradas durante a estação. Os agentes de fiscalização e orientação verificam irregularidades e orientam sobre a regularização, zelando pela qualidade dos serviços prestados, além de contribuir para a segurança da população durante a prática.


Fonte:CREF3/SC

IV Circuito da Saúde leva serviços gratuitos ao litoral gaúcho

No último final de semana, as praias de Tramandaí e Atlântida Sul receberam a quarta edição do Circuito da Saúde. A atividade, promovida pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) com o apoio do SESC-RS, teve como objetivo promover e incentivar a saúde da comunidade, oferecendo diversos serviços à população, como orientação nutricional, teste de glicemia, medição de pressão arterial, auriculoterapia, quiropraxia e avaliações antropométricas.

No espaço destinado ao atendimento da comunidade, o CREF2/RS realizou cerca de 50 medições de IMC e orientou a população sobre os benefícios do exercício físico. "As pessoas estão nos procurando bastante. Elas querem saber quem é o Profissional de Educação Física", destacou Fernanda Rodrigues [CREF 009604-G/RS], coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação. "É muito importante mostrar para elas que existe um Conselho que fiscaliza e defende a sociedade", completou.

Participaram da ação junto ao CREF2/RS os Conselhos de Nutrição, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Odontologia e Medicina Veterinária.

Fonte: CREF2/RS

Obra aborda os desafios e perspectivas dos grandes eventos



O CONFEF agradece o recebimento de mais uma obra que irá, sem dúvida, enriquecer o acervo de nossa biblioteca. As análises críticas elaboradas no livro “Os grandes eventos esportivos: Desafios e perspectivas” contribuem para inspirar novas investigações no Brasil. Em especial, convém destacar as formas de abordagem e problematização dos principais fenômenos esportivos, que incluem reflexões pautadas no desenvolvimento urbano e diálogos criativos com autores relevantes sobre as relações de sociabilidade, conduzindo o leitor a estabelecer conexões entre processos econômicos, políticos e sociais. A obra de Kimberly Schimmel é fruto da parceria entre a Casa de Educação Física e a UNICAMP.


Agora é lei: Escolas municipais de Pombal (PB) terão aulas de Educação Física

A disciplina de Educação Física deverá ser integrada à proposta pedagógica nas escolas municipais de Pombal (PB), passando a ser componente curricular obrigatório de todas as séries ou ano dos ciclos de educação básica, de acordo com a Lei 1634/2014, sancionada em novembro de 2014.

Fica reservado ao Profissional com o curso superior completo de Licenciatura em Educação Física, o exercício da docência ou a orientação dessa disciplina no município. Leia a íntegra do documento aqui.

Fonte: CREF10/PB-RN

Prefeitura de Toledo (PR) lança edital para programa inédito

Estão abertas até o dia 23 de janeiro as inscrições para o programa "Atleta na Universidade", desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) de Toledo (PR). A iniciativa inédita irá ofertar 30 bolsas de estudo a atletas toledanos regularmente matriculados em cursos de graduação em Educação Física.

O programa é um exemplo para que atletas, após o seu período de maior rendimento esportivo, possam atuar de maneira ética e completa, habilitando-se em Educação Física e ajudando ainda mais os futuros atletas. Saiba mais aqui.

Fonte: CREF9/PR

Na seção "Fique por dentro", da Revista Educação Física 54, pág.19, o email informado para contato está incorreto. O certo é revistaef@confef.org.br O espaço na publicação é destinado ao esclarecimento de dúvidas acerca do funcionamento do Sistema CONFEF/CREFs. Participe.

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.