Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 156 - Março 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
Em Alagoas, CREF12/PE-AL visita secretarias de saúde e educação

No início da semana passada, a equipe de Fiscalização do CREF12/PE-AL esteve na Secretaria de Saúde de Lagoa da Canoa, em Alagoas, para passar informações a respeito da participação dos Profissionais de Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), intervenção profissional que é restrita à formação de bacharel.

A secretaria informou aos fiscais que o primeiro colocado em um concurso público, realizado no município, não assumiu o cargo por não apresentar registro no CREF12/PE-AL. Por lei, o registro no Sistema CONFEF/CREFs é obrigatório para o exercício profissional de Educação Física.

A equipe ainda visitou o município de Craíbas, onde esteve na Secretaria Municipal de Saúde também para passar informações sobre a atuação dos profissionais no NASF, e na Secretaria Municipal de Educação para falar sobre Educação Física Escolar. As visitas ocorreram simultaneamente à Ação Itinerante, promovida até o dia 12/03, na cidade de Arapiraca.

Fonte: CREF12/PE-AL

Falso professor é encaminhado à Delegacia no Espírito Santo

Um homem foi encaminhando à Delegacia do município de Serra, no Espírito Santo, por exercício ilegal da profissão. O falso professor, que não tinha formação superior em Educação Física, foi flagrado à frente da sala de musculação numa academia do bairro Jardim Tropical.

O flagrante foi possível graças às denúncias anônimas feitas à Seccional do CREF1/RJ-ES no estado capixaba. Ao chegar no local, os fiscais abordaram o falso professor - que usava uniforme da academia com a designação ‘Instrutor’ estampada nas costas, e comprovaram que o mesmo não tinha habilitação na área. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia, 3ª Regional da Serra, onde assinou Termo Circunstanciado comprometendo-se a comparecer em juízo quando for chamado.

O estabelecimento também foi autuado por permitir o exercício ilegal, e pela ausência do registro de Pessoa Jurídica junto ao CREF1/RJ-ES, e de Responsável Técnico. A academia também não apresentou nenhum documento de legalização como CNPJ, alvará de funcionamento e contrato social, por exemplo.

Fonte: CREF1/RJ-ES
CREF2/RS firma termo de cooperação com Confederação Nacional de Kickboxing

O CREF2/RS e Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil (CNKFB) firmaram, na última semana, um termo de cooperação. A parceria tem a finalidade de fortalecer as artes marciais no estado, divulgando dos projetos da Confederação e exigindo que todos que atuam na condição de Profissional Educação Física possuam registro junto ao CREF2/RS.

"O kickboxing é arte marcial de alto nível e o convênio será de suma importância para o seu crescimento no Rio Grande do Sul", avaliou Leandro da Costa [CREF 004025-P/RS], presidente da CNKFB. Para ele, a parceria respaldará o trabalho das academias e dos profissionais de kickboxing que são devidamente filiados à Confederação e registrados no Conselho. "No futuro, queremos realizar ações conjuntas de fiscalização também, para garantir que professores sem preparo técnico e academias irregulares não ofereçam treinamento da modalidade", completou.

Fonte: CREF2/RS

CREF13/BA-SE interdita cinco academias no interior baiano

Cinco academias foram interditadas durante uma ação de fiscalização em Santo Antônio de Jesus (BA) nos dias 25 e 27 de fevereiro. A Operação SAJ, liderada pelo CREF13/BA-SE em parceria com a Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Polícia Civil, ainda flagrou duas pessoas no exercício ilegal da profissão.

“Uma Operação desse nível além de enquadrar os ilegais, também serve como alerta para a população sobre a necessidade de exigir Profissionais de Educação Física capacitados para exercer as tarefas de orientação, supervisão e prescrição dos exercícios físicos. Como Conselho, temos o dever de proteger a sociedade e garantir uma melhor prestação nos serviços inerentes às atividades físicas e esportivas”, afirmou Jorge Medeiros [CREF 004115-G/BA], Supervisor do Departamento de Orientação e Fiscalização.

Fonte: CREF13/BA-SE

Biblioteca CONFEF recebe obra sobre qualidade de vida


No mês de março a Biblioteca CONFEF recebeu mais uma importante obra para o nosso acervo. A coleção “Temas avançados em qualidade de vida”, da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), visa trazer contribuições de pesquisadores renomados e profissionais experientes, com especial ênfase na questão da qualidade de vida, no trabalho e no bem-estar (“wellness”) subjetivo.


Falso treinador de basquete é detido em flagrante

Um falso treinador de basquete foi flagrado durante o exercício ilegal da profissão em torneio realizado no centro de Porto Velho (RO). O indivíduo, sem carteira profissional ou qualquer documento que comprovasse a graduação, estava responsável por uma equipe durante a competição.

Quando questionado pela Polícia Militar, o falso treinador informou que não era registrado no CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR, mas que tinha formação e carteira da Adidas Brasil (não sendo apresentado nenhum dos documento). Diante dos fatos, foi dada voz de prisão pela fiscal do Conselho que solicitou apoio policial na condução do agente até a Central de Policia para as medidas cabíveis.

Fonte: Rondonotícias

CNS divulga regimento da 15ª Conferência Nacional de Saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou na última quarta, 11/03, o regimento da 15ª Conferência Nacional de Saúde que tem como tema a "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". Os debates sobre o tema e os eixos temáticos da Conferência serão conduzidos nas etapas municipal (de nove de abril a 15 de julho) e estadual (de 16 de julho a 30 de setembro).

É através das Conferências que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde e assegurar as diversas formas de pensar o SUS, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o Sistema, para fortalecê-lo.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Hospitais universitários abrem vagas para Profissionais de Educação Física

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) abriu concurso público para o provimento de 2.366 vagas em cargos de níveis médio e superior. No total, foram divulgados nove editais e, entre eles, há a oferta de vagas para Profissionais de Educação Física.

Os cargos disponíveis são para o Hospital Escola da Universidade Federal de São Carlos (SP), Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (RS) e Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Para saber mais, acesse o portal do Instituto AOCP.

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.