Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 158 - Abril 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
CREFs celebram o Dia Mundial da Saúde com serviços gratuitos à população


Em Pernambuco, o Dia Mundial da Saúde (07/04) foi celebrado na estação central do metrô, no Recife. A ação do CREF12/PE-AL em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN6) ofereceu gratuitamente serviços de saúde para quem circulou pelo local.

Conselheiros do CREF12/PE-AL e estudantes de Educação Física da Faculdade Boa Viagem aferiram a pressão arterial, verificaram peso e altura e orientaram as pessoas sobre a importância da prática regular de atividades físicas. Nutricionistas e estudantes fizeram um “inquérito” sobre o consumo alimentar de cada um.


No Shopping Total, em Porto Alegre (RS), a ação promovida pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), com o apoio do SESI-RS, ofereceu diversos serviços à população ao longo do dia, como avaliação nutricional e antropométrica, verificação de pressão arterial, disfagia de memória e de voz, entre outros.

"A saúde não pode ser separada por profissões, pois depende da boa alimentação, da atividade física e de outros vários fatores", explicou o 1º secretário do CREF2/RS, Lauro Aguiar [CREF 002782-G/RS]. "Para garantir boa saúde, é preciso a integração de todas as áreas e políticas públicas que invistam não só no tratamento, mas também na prevenção de doenças", completou.

Fonte: CREF12/PE-AL e CREF2/RS

Profissionais de Educação Física fazem manifestação em São Paulo

O Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo (Sinpefesp), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), promoveu, no dia 1º de abril, uma série de atividades conjuntas na porta de academias da cidade. A manifestação teve como objetivo fazer com que o sindicato patronal reabrisse a negociação com a classe trabalhadora e atendesse as reivindicações da categoria.

O Sinpefesp busca reajuste salarial de 9% e do piso da categoria em 18%, além de cesta básica para todos os trabalhadores (atualmente só recebem o benefício, profissionais que trabalham 220 horas mensais); vale refeição; insalubridade; e redução da jornada de trabalho.

Fonte: Mundo Sindical
Inscrições para o Prêmio Pemberton encerram no mês de maio


Quem ainda não se inscreveu para a 4ª edição do Prêmio Pemberton, promovido pela Coca-Cola Brasil, tem até o dia 10/05 para preencher o formulário de inscrição e enviar sua pesquisa. O objetivo do prêmio, voltado para as áreas de Saúde e afins, é estimular e incentivar a investigação científica desenvolvida por profissionais, instituições de pesquisa e universidades de todo o Brasil.

O foco das pesquisas deverá estar voltado para os benefícios de uma boa alimentação e prática de exercícios físicos como estilo de vida. Os trabalhos enviados deverão estar inscritos em apenas uma das duas categorias existentes: Pesquisa Básica e Pesquisa Aplicada. Saiba mais aqui.

Projeto Pedal completa cinco anos de existência e faz sucesso em Salvador

Há cinco anos um sonho tomava forma: O Projeto Pedal, idealizado em 2010 pelo Profissional de Educação Física, Leonardo Gonçalves [CREF 008697 - G/BA], já beneficiou mais de 100 crianças, entre 03 e 17 anos, de forma gratuita. A iniciativa é voltada para a prática do Bicicross, uma espécie de corrida de bicicletas em pistas de terra, que, segundo Leonardo, estava carente de novos adeptos.

“Quando criei o Projeto Pedal, realizei o sonho de poder desenvolver a base do esporte no Estado, que não era uma modalidade muito procurada. Através dos conhecimentos adquiridos no curso de Educação Física, estou conseguindo manter o desenvolvimento do esporte de forma significativa”, afirmou o Profissional.

O projeto foi tão bem-sucedido que vários destaques foram revelados. Entre eles está Paola Reis, que tem os títulos de bicampeã brasileira, bicampeã baiana na categoria elite feminina, e campeã sul-americana e latino-americana. Gabriel Reis, campeão baiano e da Copa Bahia na categoria elite masculina e também terceiro colocado no ranking nacional da categoria júnior é outro destaque nacional oriundo do Pedal.

Fonte: CREF13/BA-SE

Biblioteca CONFEF recebe novas obras

O livro “A linguagem corporal circense” pretende despertar a motivação pela linguagem circense como opção de atividade física, proporcionando às pessoas não apenas benefícios morfológicos e funcionais por meio de práticas prazerosas, mas também o desenvolvimento da autonomia e da confiança individuais, o que, é claro, abre novas oportunidades de socialização. Além disso, pretende-se dar instrumentos ao professor para que explore melhor com seus alunos toda a riqueza das atividades circenses, vistas, nesse caso, como fonte de saber, capazes ainda de formatar e dar novo significado a conceitos e valores por meio da imensa gama de possibilidades disponíveis para esse tipo de trabalho pedagógico.


O escritor Otto Wey Netto [CREF 000316-G/SP] reuniu em um só lugar o histórico, as regras e os equipamentos necessários para a prática de 160 modalidades esportivas desenvolvidas em todo o planeta. O resultado dessa compilação está no livro "Revelando o esporte". O leitor não terá acesso somente aos esportes tradicionais do país, como futebol, vôlei e basquete. A obra aborda ainda a caça submarina, o futebol de botão, o cabo de guerra, entre outros.



Operação Halteres interdita academias irregulares em Rondônia

Nos meses de março e abril, a Seccional Rondônia do CREF8/AM-RO-RR-AC-PA-PP deu prosseguimento a Operação Halteres, sendo esta dividida em duas ações: A Ação Viana, que percorreu os estabelecimentos da Regional Centro Oeste, foi concluída com a interdição de três academias irregulares. Já a Ação Serra percorreu a Regional Noroeste do estado e interditou um estabelecimento, que já se regularizou junto ao Conselho. Ainda na ocasião, uma pessoa foi flagrada durante o exercício ilegal da profissão.

Fonte: CREF8/AM-RO-RR-AC-PA-PP

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.