Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 159 - Abril 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
Profissional de Educação Física assume Secretaria em Cajazeiras (PB)

A Secretaria de Juventude, Esporte e Turismo de Cajaizeras (PB) tem, desde a última semana, um Profissional de Educação Física na direção. O novo responsável pela pasta é o Professor Everaldo Silva dos Santos [CREF 002069-G/PB], nomeado pelo prefeito Júnior Araújo.

Durante a solenidade de posse no gabinete da Prefeitura, o Presidente do CREF10/PB-RN, Francisco Borges de Araújo [CREF 001001-G/RN], prestigiou o colega de profissão na nova jornada.

- O esporte é uma importante ferramenta para o desenvolvimento social da juventude, mas deve sempre ser planejado e desenvolvido sob a orientação de Profissionais de Educação Física. É importante que alguém da área tome posse dessa ocupação, pois conhece o assunto a fundo -, afirmou.

Também compareceram à posse vereadores, coordenadores, gestores municipais, ex-secretários, diretores de escolas, presidente de ligas, esportistas, além de membros da imprensa local e outros convidados.

Fonte: CREF10/PB-RN

Seccional-MA do CREF5 participa de Reunião dos Conselhos de Saúde

A Seccional Maranhão do CREF5/CE-MA-PI participou da Reunião dos Conselhos de Saúde, no mês de abril, com o governador Flávio Dino e o secretário de Saúde, Dr. Marcos Pacheco. O principal intuito do encontro foi apresentar à nova administração as demandas da área de saúde.

A presidente da Seccional MA, Denise Martins de Araújo [CREF 000080-G/MA], propôs a abertura e incentivo de concursos públicos para o Profissional de Educação Física, além de defender a relevância desses Profissionais em todo o Estado. Ela foi atentamente ouvida pelo governador, que destacou a legitimidade das causas relacionadas à saúde. Além do CREF5/CE-MA-PI, estiveram presentes o Conselho Regional de Odontologia (CRO); o Conselho Regional de Farmácia (CRF); Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFA); Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO); Conselho Regional de Nutrição (CRN) e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Fonte: CREF5/CE-MA-PI
Presidente do CONFEF debate mudança no critério de ranqueamento olímpico


A quinta edição do seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, deu início a seu ciclo de palestras abordando o tema “Ranqueamento dos Participantes dos Jogos Olímpicos - Desafios”, sob a responsabilidade do presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ].

Steinhilber propôs que o Brasil, como sede da próxima Olimpíada, mude os critérios de ranqueamento dos países, não mais considerando o número de medalhas de ouro ou a soma das medalhas recebidas em cada modalidade, mas sim o número de atletas que foram medalhistas.

"Este seria um critério mais justo e democrático. A contagem, como tem sido feita atualmente, destaca os esportes individuais em detrimento dos coletivos. É uma tremenda injustiça", afirmou Steinhilber.

Para ele, seria justo computar o número de medalhas de todos os jogadores da modalidade. Assim, por exemplo, a medalha conquistada por uma equipe de vôlei não deveria ser contada como apenas uma, mas como 12, já que esse foi o número de atletas contemplados na premiação.


Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

CREF2/RS assina termo de cooperação com Prefeitura de Caxias do Sul

No dia 22/04, representantes da Prefeitura de Caxias do Sul (RS) estiveram na sede do CREF2/RS para reunião com a presidente Carmen Masson [CREF 001910-G/RS]. O objetivo do encontro foi firmar um termo de cooperação, em que a Secretaria de Esporte de Lazer do município se compromete em exigir que todos que atuam na condição de Profissional de Educação Física possuam registro junto ao Conselho.

Estiveram presentes na reunião Jó Arse, secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul; Gabriel Citton [CREF 008763-G/RS], membro do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul; Kalil Sehbe, ex-secretário estadual de Esporte e Lazer; e Fernanda Rodrigues [CREF 009604-G/RS], coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação.

Como salientou Arse, o termo de cooperação, além de aproximar a administração do município e o Conselho, é também um forma de garantir a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Esporte de Lazer. "O grande ganho é a qualificação, em todos os projetos que desenvolvemos", afirmou.

Fonte: CREF2/RS

Câmara de Vereadores de Curitiba cria Frente Parlamentar da atividade física

Foi criada na Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, a Frente Parlamentar da Atividade Física, no dia 15/04. A iniciativa partiu da presidência do CREF9/PR e foi bem recebida pelos vereadores, através da articulação do vereador Bruno Pessuti com os demais parlamentares da casa.

De acordo com o CREF9/PR, a iniciativa irá fortalecer ainda mais a área da Educação Física e atuação dos Profissionais, já que o Conselho passará a contar com um espaço na Casa de Leis para debater os rumos das políticas públicas de Curitiba na promoção da atividade física voltadas para a saúde, esporte, lazer e educação.

Fonte: CREF9/PR

Biblioteca CONFEF recebe nova doação

 


Recebemos no mês de abril, mais uma obra que irá, sem dúvida, enriquecer o acervo da Biblioteca CONFEF. O livro "Skate é arte, a brincadeira faz parte", de autoria do presidente da Federação Amazonense de Skate Street e Vertical (FASV), Raimundo Ney [CREF 003498-G/AM], além de contextualizar a chegada do esporte no Amazonas e abordar algumas curiosidades sobre seu surgimento no Brasil e no mundo, auxilia também os Profissionais de Educação Física e treinadores sobre métodos, técnicas e fundamentos do skate. Para adquirir a obra, entre em contato com o autor por e-mail.


Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.