Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 161 - Maio 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
Eleições CREFs: Participe!

No mês de setembro os Profissionais de Educação Física decidem o futuro dos CREFs através do voto – pessoal e secreto. Para participar da votação é preciso estar registrado, em dia com suas anuidades, obrigações estatutárias e com mais de um ano ininterrupto de efetivo registro. Para candidatar-se a Conselheiro Regional é preciso estar registrado por mais de dois anos ininterruptos.

O voto pode ser feito presencialmente no dia da eleição ou por correspondência, pois a cédula eleitoral é enviada ao endereço informado em seu cadastro. Consulte o Regimento Eleitoral nos portais eletrônicos dos CREFs e contribua para a melhoria constante da sua profissão.

CONSELHO Dia da Eleição
CREF1/RJ-ES 18 de setembro
CREF2/RS 18 de setembro
CREF3/SC 10 de setembro
CREF4/SP 16 de setembro
CREF5/CE-MA-PI 08 de setembro
CREF6/MG 10 de setembro
CREF7/DF 18 de setembro
CREF8/AM-RO-RR-AC-PA-AP 03 de setembro
CREF9/PR 23 de setembro
CREF10/PB-RN 01 de setembro
CREF11/MS-MT 01 de setembro
CREF12/PE-AL 11 de setembro
CREF13/BA-SE 25 de setembro
CREF14/GO-TO 09 de setembro

CREF5/CE-MA-PI premia pesquisadores e lança 2ª edição do Prêmio Saber Científico

No dia 15/05, foi realizada a 1ª edição do Prêmio Saber Científico, no Adaba Mistral Hotel, em Fortaleza (CE). Os premiados ganharam netbooks, tablets e livros de Pesquisa e Investigação em Educação Física. O evento contou, também, com a palestra “Educação Física Escolar baseada em evidências: da pesquisa à prática, do pesquisador ao professor”, ministrada pelo professor Heraldo Simões [CREF 000590-G/CE].

Ainda durante a premiação foi lançada a 2ª edição do Prêmio Saber Científico. Desta vez, além do tema de “Educação Física Escolar”, também poderão ser inscritos trabalhos sobre: “Pesquisa e Investigação em Educação Física”.

Histórico- Em 2013, o Conselho lançou um desafio a estudantes e Profissionais de Educação Física: pesquisar e conhecer o universo da Educação Física Escolar. Como resultado foram inscritos trabalhos acadêmicos que pretendem resgatar a importância da disciplina nas escolas que, cada vez mais, sofre com a redução na sua carga horária e desvalorização.

Fonte: CREF5/CE-MA-PI

Biblioteca CONFEF recebe novas obras


A Biblioteca CONFEF recebeu, no mês de maio, mais duas obras importantes para o engrandecimento do seu acervo. De autoria do Conselheiro Federal Ângelo Vargas [CREF 000007-G/RJ], o livro "Direito e Desporto" possibilita ao leitor transitar entre o eixo legal, o filosófico e o social. A bruma que muitas vezes ofusca o desporto em suas diversas nuances e a busca da luz sobre o desporto educacional são tratadas tanto sob o viés da integração individual e social como o do legal. Para adquirir a obra, acesse aqui.




Já a obra "No labirinto do Desporto" é, antes de tudo, uma reflexão muito pessoal sobre assuntos do homem em geral e do desporto mais em particular. Trata-se de um trabalho que toma como referência fundamental os conhecimentos normalmente produzidos pelas áreas das humanidades e não aqueles que agora parecem preponderantes, como são os casos daqueles provindos da ciência pesada (hard science). A publicação foi escrita pelo professor da Universidade do Porto, Rui Proença Garcia. Para saber mais, entre em contato com a Casa da Educação Física, organizadora da obra.



Seccional Amapá do CREF8 realiza fiscalização conjunta em academias

No início do mês de maio, a Seccional Amapá do CREF8/AM-RO-RR-AC-PA em parceria com o Procon, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar realizaram uma ação de fiscalização em 10 estabelecimentos do estado. A intenção da operação “Academia Legal” foi verificar a regularidade dos prestadores de atividades físicas e afins.

Dos 10 locais vistoriados, dois tiveram que ser interditados na mesma hora, pois apresentavam situação precária em níveis extremos. Em todos os casos foram dadas as orientações para a regularização em tempo hábil, para que estejam em situação regular na próxima visita.

A iniciativa surgiu através de reuniões marcadas pelo Ministério Público do Estado do Amapá com os órgãos envolvidos. Confira a entrevista do coordenador da Seccional, Aldir Dantas [CREF 000349-G/AP], sobre o assunto.

E as ações do CREF8/AM-RO-RR-AC-PA não param por aí. O município de Parintins, no interior do Amazonas, também recebeu uma ação de orientação e fiscalização. Das oito academias fiscalizadas, três foram interditadas por não ter Profissionais de Educação Física para acompanhar o treino dos alunos.

Fonte: CREF8/AM-RO-RR-AC-PA

CREF1/RJ - ES promove fiscalizações em mais de 30 estabelecimentos

No mês de maio, a Secccional ES do CREF1/RJ-ES fez uma operação especial em alguns municípios da região do Polo de Linhares fiscalizando quase 40 estabelecimentos.

Ao todo, foram contabilizados quatro casos de exercício ilegal da profissão. Todos responderão pela ilegalidade junto ao Ministério Público. Os estabelecimentos também foram multados por permitirem que pessoas sem graduação em Educação Física atuem na área.

Duas academias mantinham atividades em uma sala desprovida de Profissional de Educação Física e por isso foram autuadas. Os fiscais autuaram também nove academias por não terem o registro de Pessoa Jurídica no Conselho, como determina a Lei 6.839/80. Outras dez empresas foram notificadas pela ausência da nomeação de um Responsável Técnico pelas atividades.

Fonte:CREF1/RJ-ES

ABQV lança 18ª edição do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida PNQV

Com o objetivo de reconhecer as melhores práticas dos programas com repercussão na saúde, na segurança e no bem estar dos trabalhadores, assim como na produtividade das organizações, vem aí mais uma edição do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida PNQV.

Podem participar organizações privadas, públicas ou de economia mista, nacionais ou multinacionais, ou sob outras formas legais de constituição, inclusive unidades autônomas de uma organização maior, subordinando-se às condições do regulamento. As inscrições estão abertas até o dia 24 de junho. Para saber mais acesse aqui.

Fonte:Associação Brasileira de Qualidade de Vida

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.