Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 162 - Junho 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
ConCREF7 reúne mais de mil inscritos em Brasília


Nos dias 28 e 29 de maio foi realizado o 5º Congresso Internacional do CREF7/DF (ConCREF7) em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Esporte. Com o tema “A Saúde como base na Educação Física: Uma nova perspectiva”, o evento teve o objetivo de destacar aos presentes a importância da qualificação do Profissional de Educação Física e sua relevância para a sociedade.

“Esse evento é uma forma de valorizar a profissão de Educação Física, proporcionando ao estudante contato com profissionais renomados da área. Eu estou muito feliz, tivemos nessa edição mais de mil inscritos, um público três vezes maior que a última edição”, declara a professora da disciplina de dança do curso de Educação Física da UCB e vice-presidente do CREF7/DF, Nilza Maria do Vale [CREF 000003-G/DF].

O congresso foi composto por duas etapas, com palestras e uma mostra científica. Estiveram presentes na mesa de abertura o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ]; a presidente do CREF7/DF, Cristina Calegaro [CREF 000030-G/DF]; a secretária de Esportes do DF, Leila Barros, entre outros nomes importantes da área.

Fonte: UCB

Frente Parlamentar da Atividade Física volta à ativa

Criada em 2006, a Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano (FPMAFDH) foi reinstalada no mês de maio, através de eleição da nova Diretoria Executiva. A meta é retomar a possibilidade de nortear ações dos Parlamentares, que favoreçam a sociedade através da Educação Física e aproveitar a visibilidade que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos estão trazendo para o esporte e a atividade física.

A Plenária Geral, coordenada pelo Conselheiro Federal Lúcio Rogério [CREF 000001-G/DF] e dirigida pelo Presidente de Honra, Deputado André Figueiredo, contou com a participação de Parlamentares, membros de entidades da sociedade civil organizada e representantes do Sistema CONFEF/CREFs. Além do presidente eleito, o Deputado Evandro Roman [CREF 000958-G/PR], mais dois membros da Frente são Profissionais de Educação Física: a Deputada Flavia Morais e o Deputado Luiz Carlos Hauly [CREF 004365-G/PR].

A Frente parlamentar é suprapartidária composta de, pelo menos, um terço dos integrantes do Poder Legislativo Federal, destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. Tem como objetivo fomentar ações e elaborar proposições legislativas para garantir o direito da população à atividade física, pois entende que a prática de exercícios físicos e esportivos, como ferramenta de promoção de saúde e formação cidadã, é parte indissociável dos direitos constitucionais e fundamentais dos brasileiros de acesso à saúde e à educação.

Fonte: FPMAFDH

Conselhos de Educação Física e de Fisioterapia firmam parceria inédita

Pela primeira vez no Brasil, os Conselhos de Educação Física e de Fisioterapia se unem para fiscalizar o Exercício Ilegal da Profissão. Devido à demanda de denúncias envolvendo os Profissionais das duas áreas, os presidentes do CREF13/BA-SE, Paulo César Vieira Lima [CREF 000481-G/BA], e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO7), Dr. Cleber Murilo Pinheiro Sady, assinaram um termo de cooperação técnica, oficializando a fiscalização em conjunto aos estabelecimentos que trabalham nos dois segmentos.

“Trabalhando junto será mais fácil punir a ilegalidade no exercício profissional. Além de identificado e encaminhado para a Delegacia, o Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional que for flagrado prescrevendo e orientando atividades ligadas à área da Educação Física também será imediatamente punido pelo próprio Conselho de Classe, que, em algumas operações, terá agentes presentes no momento da operação de fiscalização do CREF. E o mesmo acontecerá com o Profissional de Educação Física que estiver exercendo ilegalmente a profissão de Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional”, afirmou o Presidente do CREF13/BA-SE, Paulo César Vieira Lima.

Além da fiscalização conjunta, o Termo de Cooperação também firma a parceria para realização de eventos que visem à promoção da saúde e regular exercício profissional, a participação em projetos conjuntos e de ações conjuntas de inspeção, e a recíproca realização de fiscalizações mediantes as solicitações de cada Conselho.

Fonte: CREF13/BA-SE

Conselheira do CREF3/SC assume Conselho Estadual de Esporte

Pela primeira vez o Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina (CED) tem à sua frente uma presidente mulher. Michele de Souza [CREF 003064-G/SC], Conselheira do CREF3/SC, tomou posse do cargo no último dia 09/06.

A nova presidente é graduada em Educação Física, com especialização em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfo-funcional e mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina, além de ser graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atuar em diversas entidades esportivas.

Michele Souza reiterou a relevância das políticas públicas para a área e destacou a necessidade de estreitar o relacionamento entre os poderes esportivos e uma maior participação de entidades e associações esportivas. “O nosso objetivo é trabalhar em prol do desenvolvimento do esporte no estado”, disse.

Fonte: CREF3/SC

Grupo de Trabalho debate o Sistema Nacional do Esporte

No mês de maio ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho que irá estruturar o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte. O encontro ocorreu na sede do Ministério do Esporte, em Brasília, e serviu para que fossem debatidas questões importantes que aliam esporte e educação.

O objetivo principal de se criar a Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte é dar ao esporte a sua devida importância, estabelecendo metas para o fortalecimento do esporte no país e definindo o papel dos setores público, privado, e entidades no incentivo e fomento às práticas esportivas.

Para a ex-jogadora de vôlei, Ana Moser [CREF 021815-P/SP], a criação dessa proposta é inovadora e fundamental. “Acredito que este seja o caminho para estruturar o atendimento ao esporte em todos os níveis, enxergando a prática esportiva desde o lazer até o desenvolvimento profissional. Esse sistema era o que faltava para dar sustentabilidade ao setor”, afirma.

Integram o Grupo de Trabalho o CONFEF, representado pelo Presidente Jorge Steinhilber, ex-atletas de renome, representantes do Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro, Comissão Nacional de Atletas, Atletas Pelo Brasil, Federação Mineira de Basketball entre outras entidades.

Fonte: Ministério do Esporte

Sertão de Pernambuco recebe fiscalização do CREF12/PE-AL

Entre os dias 3 e 5 de maio, o CREF12/PE-AL esteve no sertão de Pernambuco realizando ações nas cidades de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Petrolina.

Foram realizadas 14 fiscalizações e duas academias estavam funcionando de forma clandestina. Em Santa Maria da Boa Vista, em fiscalização conjunta com a Vigilância Sanitária, um estabelecimento teve suas atividades encerradas por não cumprir a legislação. A academia funcionava sem Profissional de Educação Física e apresentava alvará sanitário irregular. Em Petrolina, uma academia foi notificada e interditada, também em conjunto com a Vigilância Sanitária, por funcionar sem Profissional de Educação Física.

Durante a ação, duas pessoas foram notificadas por exercício ilegal da profissão e também foram constatadas outras irregularidades. Os estabelecimentos foram orientados a buscar a regularização junto ao Conselho.

Fonte: CREF12/PE-AL

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.