Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 163 - Junho 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
COB abre inscrições para a Academia Brasileira de Treinadores




Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o ingresso na Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A ABT tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.

Poderão concorrer a uma das 120 vagas, Profissionais de Educação Física devidamente registrados e que atuem há, pelo menos, um ano como treinador de alto rendimento em uma das modalidades oferecidas. Sendo elas: Atletismo, Canoagem, Ciclismo e Remo. Os recém-formados também poderão concorrer a 10% do total de vagas, de cada modalidade. Os interessados têm até o dia 20/07 para efetuar a inscrição.

Fonte: COB

Estágio é tema de encontro promovido pelo CREF6/MG

Nos dias 18 e 19 de junho, o CREF6/MG, por meio da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional, realizou o Encontro sobre Estágio para Coordenadores de Cursos de Educação Física. O objetivo do encontro, que reuniu coordenadores e diretores, foi discutir a aplicação do estágio, legislação e novas propostas.

De acordo com o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi [CREF 000003-G/MG], a realização do evento configura uma preocupação do Conselho com a formação de qualidade dos futuros Profissionais de Educação Física. “O Estágio é parte fundamental no processo de formação dos Profissionais. Nesse período, os estudantes vivenciam situações semelhantes as que eles vão enfrentar no futuro. Por isso, é função do CREF6/MG orientar as Escolas de Educação Física a aplicar corretamente o Estágio e suas legislações nesse processo”, declara.

O conteúdo das discussões será compilado e aprovado pelo CREF6/MG em Plenária com o objetivo de editar uma Cartilha de Orientação sobre estágios para Instituições de Ensino Superior, professores, alunos e demais Profissionais interessados.

Fonte: CREF6/MG

CREF5/CE-MA-PI inibe exercício ilegal da profissão em Fortaleza

O CREF5/CE-MA-PI impediu, em 15/06, mais um caso de exercício ilegal da profissão, na Avenida Beira-Mar, um dos principais cartões de visita da capital cearense. Um porteiro foi autuado em flagrante quando ministrava aulas numa escolinha de futebol de areia, aplicando exercícios de treinamento funcional. A partir da ação da Comissão de Fiscalização do Conselho, o porteiro foi levado por policias militares à delegacia, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O falso profissional foi solto e responderá processo em liberdade. Porém, foi alertado pelo delegado de que se voltar a ministrar as aulas ficará detido até decisão judicial.

Uma situação semelhante aconteceu no mês passado, quando o CREF5/CE-MA-PI impediu que um suposto “aulão de funcional” acontecesse no aterro da Avenida Beira-Mar. Os exercícios seriam orientados por um atleta, que não era habilitado em Educação Física e nem registrado no CREF5/CE-MA-PI. Atendendo a uma denúncia, os fiscais do Conselho chegaram ao local no momento em que o grupo se organizava para começar o “aulão” e orientaram que se a referida atividade fosse iniciada, de forma ilegal, seus condutores seriam encaminhados pelos policiais militares, presentes ao local, à Delegacia de Polícia Civil.


Desde o mês de maio, o CREF5/CE-MA-PI conta com a contribuição da Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado de Ceará para as ações de fiscalização. Dessa forma, constatada a irregularidade no exercício ilegal da profissão, os autuados responderão junto às autoridades policiais.

Fonte: CREF5/CE-MA-PI

Profissional de Educação Física assume Conselho de Desporto no RN

Tomou posse, em 12/06, a nova diretoria do Conselho Estadual de Desporto (CED) do Rio Grande do Norte. Os Profissionais de Educação Física, João Pessoa [CREF 000028-G/RN] e Roberto Luiz Menezes Cabral [CREF 000009-G/RN] assumiram a presidência e vice-presidência da entidade, respectivamente. A eleição contou com a presença de representantes do Poder Executivo Estadual e Entidades Esportivas. Também foram empossados 15 conselheiros e dois suplentes para um mandato de quatro anos.

Presidente do Sindicato dos Professores de Educação Física (Sindpef), João Pessoa, agradeceu os votos e prometeu uma gestão democrática, dinâmica e participativa, cujo maior objetivo será desenvolver ações para estimular a criação dos Conselhos Municipais de Esporte e Lazer. "Vou trabalhar para que os municípios tenham poder assegurado à prática esportiva e como fui eleito para um Conselho, quero o aconselhamento e apoio de todos, pois só assim teremos um CED mais forte", afirmou.

Fonte: IPE-RN

Comissão discute a valorização dos Profissionais de Educação Física

Durante audiência realizada na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, em 11/06, a formação do Profissional em Educação Física e a relação com o mercado de trabalho foram alvo da discussão. O deputado Evandro Roman [CREF 000958-G/PR], autor do requerimento que propôs a reunião, apontou que a Educação Física finalmente vem sendo alvo de pesquisas que mensuram a influência socioeconômica e fornecem dados para regulação de setores. “Discutir a formação de mão de obra e atuação desses profissionais complementa o diagnóstico inicial para que venhamos construir juntos o plano nacional do desporto”, defendeu o deputado.

O presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ], falou sobre a ausência da política nacional do esporte e aproveitou para parabenizar o trabalho que está sendo construído pela Subcomissão do Plano Nacional do Desporto. Jorge acredita que o Profissional de Educação Física deve ser inserido na área da saúde a fim de promover vários benefícios à sociedade, colaborando na minimização de problemas com obesidade e sedentarismo.

Na reunião que incluiu a Frente Parlamentar em Defesa da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, a 2ª secretária do CONFEF, Iguatemy Maria de Lucena Martins [CREF 000001-G/PB], apresentou um panorama da atual realidade da Educação Física no Brasil. O número de cursos de graduação na área aumentou em mais de 100% no período de 2012-2015, e todos os estados brasileiros oferecem a graduação. Iguatemy, porém, manifestou preocupação com a qualidade desses cursos e a crescente oferta de ensino superior de Educação Física à distância. “O Conselho é contra o ensino à distância para nível de graduação: não se aprendem técnicas de natação em modo virtual”, disse.

Fonte: Câmara dos Deputados

CREF8 autua e interdita academias no AM

O CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR divulgou nesta semana os resultados das ações desenvolvidas no primeiro semestre deste ano, no Amazonas. De acordo com números do relatório da instituição, foram realizadas 347 autuações na capital e 54 no interior.

Entre as irregularidades constatadas nas ações de fiscalização promovidas pelo Conselho, a mais recorrente foi a ausência de Profissionais formados e habilitados atuando nas academias de musculação. Em Manaus, 16 estabelecimentos foram interditados por não oferecer estrutura mínima necessária para a prática de atividades físicas.

Esse dado reflete uma realidade que se estende por todo Brasil, confirmado recentemente por um diagnóstico realizado pelo Ministério do Esporte (ME) sobre a prática de exercícios físicos. Segundo a pesquisa, a grande maioria dos adeptos regulares de esporte (90,3%) e de atividades físicas (71,7%) não recebe nenhuma orientação profissional.

“É preocupante observar como grande parte da população sabe a importância da atividade física para a saúde, mas desconhece a necessidade da orientação do profissional de educação física. Por isso, já estamos projetando uma campanha de conscientização e de valorização profissional”, afirmou o Presidente do CREF8/ AM-AC-AP-PA-RO-RR, Jean Carlo [CREF 000964-G/AM].

Além das fiscalizações em academias, escolas, clubes e competições esportivas, o Conselho também autuou profissionais – 23 na capital e cinco no interior – que exerciam ilegalmente a função de Profissional de Educação Física.

Fonte: CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.