Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 164 - Julho 2015

Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação que, por meio da Secretaria de Educação Básica juntamente com as organizações parceiras, está na 9ª edição. As inscrições permanecem abertas até 14/09.


A meta é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.

Serão premiados cinco professores em cada uma das seis categorias (Creche, Pré-escola, Ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º ao 9º ano e Ensino Médio), totalizando 30 experiências selecionadas, cada uma com R$ 7mil.

Fonte: Ministério da Educação

CREF10/PB-RN divulga balanço de fiscalização

O CREF10/PB-RN divulgou um balanço de fiscalização fruto de visitas realizadas em 12 cidades do Rio Grande do Norte e em nove do estado da Paraíba, durante o mês de maio.

No RN foram encontrados três Profissionais em situação irregular e 23 pessoas sem registro. Das Pessoas Jurídicas fiscalizadas, vinte estavam em situação irregular e 30 sem registro.

Na Paraíba foram encontradas três pessoas em situação irregular e 11 atuando sem registro. Das Pessoas Jurídicas, 15 estavam em situação irregular e 23 sem registro. Aqueles que foram encontrados atuando em situação irregular foram notificados e receberam prazos para regularizar a situação.

Fonte: CREF10/PB-RN

Congresso online reúne grandes nomes do treinamento esportivo

Entre os dias 23 e 28 de julho acontece a 1ª edição do Congresso Nacional de Treinadores Esportivos (Conatre). O evento reúne grandes nomes do treinamento esportivo do país de forma gratuita e totalmente online. O congresso conta ainda com a presença de Médicos do Esporte, Psicólogos, Fisioterapeutas, entre outros. Para saber mais acesse www.conatre.com.br

ABENEFS elege nova diretoria

Foi divulgado, em 01/07, o resultado da eleição para a nova diretoria da Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS). O Profissional de Educação Física Douglas Roque Andrade [CREF 090429-G/SP] assumirá a presidência do órgão durante o biênio 2015-2017.

A ABENEFS tem como missão contribuir para a integralidade do ensino da saúde na formação inicial de bacharéis em Educação Física no Brasil, sendo ponto de referência pedagógica e consultiva para docentes, discentes, profissionais e gestores em assuntos relacionados à formação para o setor da saúde.

Fonte: ABENEFS

CREF2/RS realiza fiscalização em evento de Zumba

No mês de junho, o CREF2/RS esteve presente em um evento de Zumba organizado pela franquia Zumba Fitness em Caxias do Sul. O aulão da modalidade foi ministrado para cerca de 500 pessoas por Profissionais registrados fora do Rio Grande do Sul e por duas pessoas sem a devida habilitação. Ambas foram autuadas por exercício ilegal da profissão. A partir do relatório de visita, o Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) irá tomar as medidas cabíveis para o ocorrido.

De acordo com a coordenadora do DEFOR, Fernanda Rodrigues [CREF 009604-G/RS], o Conselho responsabilizará também os organizadores do evento. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, que apoiou o evento, também será notificada sobre o caso.

Recentemente o CREF7/DF divulgou uma Nota Técnica que esclarece possíveis dúvidas a respeito da modalidade. Confira a íntegra do documento aqui.

Fonte: CREF2/RS

Biblioteca CONFEF recebe novas obras



A Biblioteca CONFEF recebeu a doação de mais duas importantes obras para a Educação Física Escolar. O livro "Método de Ensino de Tênis de Mesa para Professores, Colégios e Escolas" é ideal para professores, treinadores de clubes, alunos e atletas da modalidade. Além da teoria, a obra do professor e especialista, Nelson Machado [CREF 010882-G/SP], inclui 120 aulas práticas e ilustradas divididas em cinco níveis técnicos. Entre em contato com o autor aqui.





A outra obra recebida foi a "Capoeira na Educação Infantil: Teoria de ensino e atividades práticas". No livro, o autor Kaled Ferreira Barros [CREF 083175-G/SP] apresenta conceitos e definições importantes para a compreensão da Capoeira, além de orientações didáticas e gerais para o ensino. Com isso, transforma o material em algo muito maior que "um mero manual". Entre em contato com o autor aqui.