Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 165 - Julho 2015

Fiscalização interdita academia em Contagem (MG)

O Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF6/MG realizou, em 14/07, por outorga do Ministério Público, a interdição de uma academia em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

A academia, que oferece atividades de musculação, dança e artes marciais, foi fiscalizada ainda pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério Público. Foram observadas diversas irregularidades como a ausência de registro profissional, registro de pessoa jurídica, além dos Alvarás de Funcionamento da Prefeitura e da Vigilância Sanitária.

Fonte: CREF6/MG

Prêmio Saúde recebe inscrições até setembro

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Saúde, uma iniciativa da revista Saúde e da Editora Abril que busca valorizar o empenho de quem pensa, luta e trabalha por um Brasil mais saudável. São prestigiados projetos que vão de estudos em fase clínica a campanhas de prevenção, realizados por cientistas e profissionais de todas as áreas da saúde, entre eles o de Educação Física.

A premiação é divida em oito categorias, sendo elas: Saúde e Prevenção, Saúde da Criança, Saúde Mental e Emocional, Saúde e Nutrição, Saúde Bucal, Saúde e Atividade Física, Instituição do ano e Personalidade do Ano.

O profissional que deseja participar da disputa deve estar devidamente registrado no respectivo Conselho Profissional e atento ao prazo das inscrições, que vão até o dia 04/09. Para mais informações acesse o site da premiação.

CREF8 interdita três academias em Manaus (AM)

Duas academias de Manaus foram interditadas durante uma fiscalização do CREF8/AM-RO-RR-AC-PA-AP em 20/07. Uma das academias interditadas funcionava há dois anos sem alvará e presença de Profissional de Educação Física registrado.

“As pessoas não tem consciência de que essa medida é para o bem delas, afinal estão frequentando um lugar sem estrutura adequada, sem profissionais para orientá-las e estão colocando sua saúde em risco”, explicou a agente de operações do CREF8/AM-RO-RR-AC-PA-AP, Mirian dos Santos [CREF 003259-G/AM].


Fonte: CREF8/AM-RO-RR-AC-PA-AP


CREF3/SC debate o esporte enquanto ferramenta de formação

O “Esporte enquanto ferramenta de formação” foi tema de palestra ministrada pelo Conselheiro Federal Georgios Stylianos Hatzidakis [CREF 000688-G/SP], em evento promovido pelo CREF3/SC durante os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Itajaí (SC). O objetivo da apresentação foi orientar, capacitar e aperfeiçoar os Profissionais de Educação Física e gestores do esporte.

Durante a palestra, Georgios afirmou que o desenvolvimento profissional é fundamental para que o Profissional de Educação Física e a profissão se potencializem. “Debater, mudar a opinião e discutir gestão são aspectos fundamentais para a evolução do esporte no país”, indicou.

O presidente do CREF3/SC, Eloir Edílson Simm [CREF 000251-G/SC], abriu o encontro destacando a importância de se promover a qualificação profissional. Já Michele de Souza [CREF 003064-G/SC], Conselheira do CREF3/SC e presidente do Conselho Estadual de Esporte (CED), levantou a gestão como um ponto de discussão para o aprimoramento do esporte catarinense. Juntos, destacaram a união das forças para fazer com a Educação Física seja o alicerce para o fortalecimento do esporte em Santa Catarina.

Fonte: CREF3/SC

CREF4/SP lança campanha de valorização profissional


No último mês o CREF4/SP lançou a campanha “Essa é a nossa missão, esse é o nosso time”. O objetivo é destacar as contribuições do Profissional de Educação Física devidamente registrado à sociedade.A campanha é composta por três spots, um filme e três anúncios. Confira o vídeo da campanha aqui.

Fonte: CREF4/SP


Fiscalização interdita academia em Porto Alegre (RS)

Na última semana, uma ação de fiscalização realizada pelo CREF2/RS fechou uma academia em São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. O estabelecimento, que não possuía a presença de um Profissional de Educação Física habilitado, também permitia o exercício ilegal da profissão no local

Para voltar a funcionar, a academia deverá, primeiramente, regularizar a sua situação junto ao Conselho. Por se tratar de uma infração reincidente, o Departamento de Fiscalização e Orientação do CREF2/RS (DEFOR) deu o devido andamento interno ao caso.

Além de Porto Alegre, mais nove cidades receberam a fiscalização do Conselho na semana passada. Em algumas delas, o CREF2/RS contou com a parceria do Conselho Regional Nacional de Nutricionistas (CRN-2) para realizar fiscalizações conjuntas, com o intuito de coibir a presença de profissionais fora da sua área de atuação.

Na Serra Gaúcha, o CREF2/RS fiscalizou também um evento de Zumba Fitness. Na ação, cinco pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão.

Fonte: CREF2/RS

Errata: Revista Educação Física


Em breve a Revista Educação Física, edição nº 56, chegará a sua residência. Informamos que a mesma traz na capa um erro ortográfico pelo qual pedimos desculpas. Comprometemo-nos a tomar maior atenção nas próximas edições a fim de evitar novos equívocos. Ademais, esperamos que aproveite a leitura e informamos que a publicação já está disponível em nosso portal.