Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 167 - Setembro 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
Profissional de Educação Física assume presidência da Fesporte

Desde o início do mês, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) tem um Profissional de Educação Física no comando. Osvaldo Juncklaus [CREF 002001-G/SC], técnico da Gerência de Rendimento, com pós-graduação em Gestão de Esporte pela Unisul, assumiu a presidência da entidade.

Servidor de carreira da Fesporte, Osvaldo foi jogador de basquete e participou de dez edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina como atleta. Agradecido pela oportunidade,o novo presidente afirmou que seu objetivo é recuperar o prestígio da entidade. “A Fesporte tem um nome consolidado na sociedade. Com a valorização dos eventos, a aproximação das federações, vamos construir uma nova realidade. O desafio é esse”, afirmou.


Fonte: Fesporte

CREF11/MS-MT e Crefito-9 fortalecem parceria de fiscalização em Cuiabá

A Seccional Mato Grosso do CREF11/MS-MT(atualmente CREF17/MT) e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Cretifo-9) se reuniram, na sede do Crefito, com o objetivo de ampliar a parceria de fiscalização em Cuiabá.

“A fiscalização é uma das principais funções de um Conselho. Trabalhamos para cobrar que os profissionais da área andem corretos, devidamente registrados, garantindo um atendimento adequado à população. Fiscalizamos o ambiente de trabalho dos profissionais, a manutenção dos equipamentos, a acessibilidade, enfim, é nosso papel prevenir o exercício ilegal da profissão”, explicou Jiovanny Brasileiro, fiscal do Crefito-9.


Fonte: CREF11/MS-MT

Vereadores apoiam o CREF12/PE-AL na luta pela melhoria da Educação Física Escolar

Aproveitando a vinda ao Recife do presidente do Colégio dos Presidentes do CONFEF, Cláudio Boschi [CREF 000003-G/MG], a presidente do CREF12/PE-AL, Nadja Harrop [CREF 000288-G/PE], visitou o gabinete do vereador Eurico Freire e também o da vereadora Isabella de Roldão, ambos envolvidos na luta pela revogação do ofício circular nº 122/2015, emitido pela Secretaria de Educação do Recife.

“O Conselho já deu diversos passos na busca pela revogação do ofício, tentando o diálogo com a Prefeitura e com a Secretaria de Educação, mas até agora não obtivemos delas nenhuma resposta concreta. O CREF12/PE-AL vai cumprir o seu papel de defender a sociedade e, nesse caso, na defesa das crianças que têm o direito de participarem de aulas de Educação Física de qualidade, ministradas por profissionais capacitados e habilitados”, retrata a presidente Nadja.

Os vereadores se colocaram à disposição para colaborar com o Conselho na busca pela revogação do ofício Nº122/2015 e na luta pela melhoria da Educação Física na rede de ensino municipal.

Fonte: CREF12/PE-AL

Em Macapá, Procon realiza operação em parceria com o Conselho

A segunda etapa da Operação Academia Legal já começou a ser desenvolvida na cidade de Macapá. A ação, realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP) em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal e CREF8/AM-RO-RR-AC-PA-PP, tem como foco fiscalizar as academias desportivas incluindo sua parte estrutural, sanitária e didática.

A fiscal do Conselho Regional de Educação Física do Amazonas, Merian dos Santos, que está pela primeira vez no Amapá, avaliou as academias da capital como “regulares”. Segundo ela algumas autuações foram emitidas em estabelecimentos localizados na zona sul da capital.

A chefe de fiscalização do Procon, Marcela Queiroz, contou que as academias que forem notificadas têm o prazo de 15 dias para fazer as adequações exigidas. Ao todo 10 academias já foram fiscalizadas na zona sul e norte de Macapá. “O objetivo é garantir a integridade e a saúde das pessoas que frequentam esses estabelecimentos. Os fiscais estão observando as condições dos aparelhos, bebedouros e estrutura física das academias”, explicou.

Fonte: Jornal do Dia

Educação Física é representada no Prêmio Educador Nota 10

Entre os dez primeiros colocados do Prêmio Educador Nota Dez, uma iniciativa da Fundação Victor Civita, está o Profissional de Educação Física Marcos Vilas Boas [CREF 063097-G/SP]. Marcos é professor de Educação Física na Escola Municipal Plácido de Castro, em São Paulo.

Foi com uma brincadeira comum, a de pular corda, que ele despertou o interesse dos seus alunos para a atividade física. Com o projeto “Rope Skipping: do individual ao coletivo”, realizado com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, Marcos foi selecionado e premiado entre milhares de participantes.

“Eu busco isso no meu dia a dia, levar conhecimento, tentar transformar um pouquinho a realidade de cada aluno, que amanhã serão os nossos cidadãos brasileiros”, afirma o professor Marcos.

Fonte: Portal G1


CREF6/MG realiza fiscalização em Juiz de Fora (MG)

Agentes da equipe de fiscalização do CREF6/MG realizaram vistoria em Juiz de Fora com o objetivo de verificar se estabelecimentos e profissionais que oferecem atividades físicas orientadas prestam serviço dentro da legalidade e em boas condições.

De acordo com o Conselho, o município conta com 1.815 Profissionais de Educação Física registrados. Em relação aos estabelecimentos, a cidade está entre os três municípios do estado com maior número, cerca de 180.

O coordenador do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) do CREF6/MG, Willian Pimentel [CREF 012580-G/MG], informou que o principal objetivo da ação é orientar. "Para a população em geral, são esclarecidas dúvidas em relação à necessidade de regulamentação e a importância em exigir o registro dos profissionais e academias. Também são distribuídas cartilhas para os proprietários dos estabelecimentos visitados, profissionais e estagiários", explicou.

Todos os estabelecimentos e profissionais encontrados com alguma irregularidade ou ilegalidade receberam o Termo de Fiscalização e um prazo para se regularizarem. Caso isso não aconteça, eles serão encaminhados ao Ministério Público.

Fonte: Portal G1

Errata: Na última edição do Boletim Eletrônico, nº166, veiculamos equivocadamente que o Deputado Estadual Cesar Valduga, que deu lugar ao Deputado ao Jean Carlo Leutprecht [CREF 000012-G/SC] na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, era também Profissional de Educação Física. Informamos, no entanto, que o deputado que se licencia é ex-bancário e sindicalista, diferente do que publicamos.

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.