Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 171 - Novembro 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
Justiça Federal dá sentença favorável ao CREF2/RS para fiscalizar Zumba

O CREF2/RS obteve sentença favorável na 5ª Vara Federal de Porto Alegre, que considerou a orientação de Zumba como privativa do Profissional de Educação Física e submetida, portanto, à fiscalização do Conselho. Isto porque, através dos elementos contidos nos autos, foi possível afirmar que a aula de Zumba é uma modalidade de ginástica aeróbica, tendo como objetivo único o condicionamento físico através de exercícios executados ao ritmo de danças, devendo ser ministrada por Profissionais de Educação Física.

No processo, ficou explicitado que “não se preocupa o instrutor da referida modalidade em ensinar a dança em seu aspecto cultural, mas atenta-se em acompanhar o condicionamento físico e a estética de seu aluno”. Ainda conforme a decisão judicial, “diante da informação extraída do próprio site da empresa de que se trata de uma marca exclusivamente criada para atender o mercado de fitness, não há ilegalidade na atuação do CREF2/RS ao exigir a inscrição e realizar a fiscalização da atividade exercida pelos Profissionais de Educação Física que ministrarem a referida atividade física, conforme o exposto na Lei nº 9.696/98”.

Fonte: CREF2/RS

Câmara debate a importância da Educação Física escolar

A importância da Educação Física nas escolas foi debatida na Comissão do Esporte na última terça-feira, 10/11. A audiência pública, realizada pela Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto, revelou a necessidade de inserir e capacitar de forma permanente Profissionais de Educação Física e gestores de escolas públicas e particulares.

O Plano Nacional do Desporto está previsto na Lei 9.615/98e foi regulamentado em 2013 por meio do decreto 7984/13. O plano, em elaboração, deve trazer a análise da situação nacional do desenvolvimento do desporto, definir diretrizes, consolidar programas e ações e indicar as prioridades e metas, além de estabelecer as responsabilidades dos órgãos e entidades da União. Na opinião de Antônio Ricardo Catunda [Antônio Ricardo Catunda], Conselheiro Federal do CONFEF, é preciso qualificar os profissionais envolvidos com o plano por meio de novas metodologias e estratégias de ensino.

“Partindo da escola você pode chegar a ter um plano melhor desenvolvido, esse diretor da escola tem que compreender uma visão nova de esporte, um esporte numa perspectiva educativa, numa perspectiva profilática. Então, é importante uma qualificação geral e atualizada desses professores e desses atores que vão se envolver com o Plano.”

O relator da subcomissão, deputado Evandro Roman [CREF 000958-G/PR], defendeu a presença do Profissional de Educação Física nas escolas e a aproximação da disciplina com as outras áreas de ensino.

Fonte: Rádio Câmara

No RS, Ginástica Laboral será celebrada em evento na Câmara

Por cair em um domingo, o Dia da Ginástica Laboral, 22/11, será comemorado na segunda-feira subsequente, 23/11. O evento, organizado pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, será realizado no Auditório Ana Terra da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, com transmissão simultânea online. O evento “O Profissional de Educação Física como protagonista na Ginástica Laboral” contará com a participação de diversos especialistas. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Confira a programação completa aqui.

Profissional amazonense é homenageado em evento nacional

O sucesso do projeto “Aprender, Conviver e Lutar”, que utiliza a prática de esportes de luta no desenvolvimento educacional de alunos da rede municipal de ensino, ultrapassou os limites da capital amazonense. O Profissional de Educação Física e coordenador da iniciativa, Ronnie Melo [CREF 002271-G/AM], recebeu o troféu Carlos Drummond de Andrade, em evento nacional, realizado na cidade de Itabira (MG).

A premiação, que aconteceu no Salão Nobre do Real Campestre Clube, reverenciou 50 personalidades, entre escritores, poetas, jornalistas, artistas e cientistas brasileiros, com a estatueta do poeta Carlos Drummond de Andrade. O evento é um dos mais tradicionais do gênero e completou 50 anos nesta edição.

“Essa valorização, que se estende a todos os profissionais da área, nos renova e estimula a lutar diariamente para aliar a educação ao esporte, transformando-o em ferramenta pedagógica e auxílio no crescimento de crianças e adolescentes mais saudáveis, responsáveis e dedicadas ao estudo”, afirmou.

Fonte: CREF8/AM-AC-RO-RR

III Soccer Science: Transição base - profissional no futebol Brasileiro

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do UFMG Soccer Science. O evento tem como objetivo apresentar e discutir os aspectos da formação de atletas nas categorias de base dos principais clubes brasileiros, com ênfase nos parâmetros táticos do futebol. Saiba mais sobre o curso e como participar aqui.




CREF14/GO-TO realiza operação conjunta com a Vigilância Sanitária

Nos dias 19 e 21/10, aconteceu uma fiscalização do CREF14/GO-TO, em Paraíso do Tocantins. A operação conjunta com a VISA (Vigilância Sanitária) teve o objetivo de apurar irregularidades em locais que têm atividades que necessitem de um Profissional de Educação Física. A Agente de Fiscalização do CREF14/GO-TO, Thaynara Evaristo de Oliveira [CREF 001325-G/TO] e as agentes de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal de Paraíso do Tocantins, Lívia Milhomem Nevack e Andreilda Medeiros Aguiar, fiscalizaram nove locais onde cinco foram autuados com irregularidades. Dentre elas, TCE (Termo de Compromisso de Estágio) vencido, licenciado atuando na área não escolar e estagiário sem TCE.

Fonte: CREF14 GO/TO

Fórum Legislativo do Futebol terá presença de Dunga

O Fórum Legislativo do Futebol, que será realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, no dia 24/11, terá a presença do técnico da Seleção Brasileira do Futebol, Carlos Verri – Dunga [CREF 011848-P/RS]. A informação é do deputado federal Afonso Hamm, que é presidente da Subcomissão Permanente do Futebol, promotora do evento junto com a Comissão do Esporte.

Hamm comenta que durante o Seminário, Dunga participará da Preleção – Futebol Brasileiro em debate, apresentando as ações da Seleção Brasileira e as expectativas para os próximos anos.

Fonte: Dupla Notícia

Presidente do CREF17/MT realiza palestra em universidade

No dia 30/10, os acadêmicos do curso de Bacharel em Educação Física da Facider - Colider receberam a visita do presidente do CREF17/MT, Carlos Alberto Eilert [CREF 000015-G/MT] na instituição. 
Entre os assuntos em destaque, o presidente falou sobre as atribuições e competências dos CREFs e deu orientações sobre a frente de atuação do bacharelado.

"Encontros desta natureza são fundamentais e serão uma constante do CREF17/MT que em 2016 visitará todas as Faculdades e Cursos de Educação Física do Estado de Mato Grosso. A proximidade do Conselho com os futuros profissionais - além de sanar dúvidas - esclarece pontos importantes de nossa profissão", afirmou Eilert.

Fonte: CREF17/MT

Profissionais de Educação Física serão homenageados em nível nacional

Foi aprovado no dia 28/10, o Requerimento 84/15, de autoria do deputado Evandro Roman [CREF 000958-G/PR], para a realização de cerimônia onde os Profissionais da Educação Física serão homenageados pela primeira vez em nível nacional. O evento será realizado no dia 08/12, às 14h30min, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A entrega do prêmio aos Profissionais da Educação Física que mais se destacaram em 2015 é fruto de uma parceria entre a Comissão do Esporte (CESPO), o presidente Márcio Marinho, o presidente da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, Evandro Roman, juntamente com a Segunda Secretaria, o segundo secretário Felipe Bornier e o Sistema CONFEF/CREFs.

A indicação dos nomes será feita por cada deputado membro da comissão e da Frente, ao total de 25 homenageados.

Fonte: Câmara dos Deputados

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.