Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 172 - Novembro 2015
Boletim Eletrônico do CONFEF
CREF18/PA-AP realiza seu primeiro seminário

Aconteceu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), o 1º Seminário do CREF18/PA-AP. O evento abordou temáticas como a "Avaliação e Prescrição de Atividade Física", "Coaching voltado para o Profissional de Educação Física" e "Treinamento Resistido e Atividade Física".

O Seminário contou com a participação de Profissionais de Educação Física dos estados do Pará e Amapá, acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado e dos Conselheiros efetivos e suplentes.

Para se inscrever, foi solicitada a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que foram doados à Ananda Marga Equipe de Auxílio Universal (AMURT), associação civil de caráter beneficente que desenvolve projetos sociais em diversos países.

Fonte: CREF18/AP-PA

Profissional é recebido na Prefeitura após publicação na Revista Educação Física

No dia 11/11, o Profissional de Educação Física Rafael Hoffmann [CREF 016137-G/RS], foi recebido na Prefeitura de Picada Café, cidade onde desenvolve oficinas de ciclismo na Escola Municipal Santa Joana Francisca.

O seu trabalho com os estudantes foi apresentado na última edição da Revista Educação Física, nº 57. Além de ensinar a pedalar com segurança, a oficina pretende incutir nos jovens o quão é ambientalmente favorável usar a bicicleta como meio de transporte assim como proporcionar uma atividade física.

Rafael esteve com a prefeita Cláudia Schenkel e com o secretário de Educação Marcelo Marin compartilhando a repercussão positiva que a matéria tem gerado. “Tanto o Rafael como a escola está de parabéns em oferecer essa oportunidade diferenciada para seus estudantes”, destacou a prefeita.

Leia a matéria aqui.

Fonte: Prefeitura de Picada Café

Dia da Ginástica Laboral discute os temas mais atuais da área

A comemoração do Dia da Ginástica Laboral, em novembro, foi marcada pela realização do evento “Profissional de Educação Física como Protagonista da Ginástica Laboral”. O evento, realizado pelo CREF2/RS na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, contou com um talk show transmitido ao vivo. Especialistas de empresas, instituições de ensino e profissionais de Educação Física ligados à área, responderam a perguntas formuladas por internautas de todo o país.

Na abertura do evento, o presidente do CREF9/PR e representante do CONFEF, Antônio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR], ressaltou o papel das Câmaras Técnicas como fomentadoras da Ginástica Laboral no país. “Foi através do trabalho destes grupos que subsidiamos o livro editado pelo CONFEF sobre o tema”. Branco lembrou da importância de que se assegure aos trabalhadores brasileiros a orientação da Ginastica Laboral por profissionais habilitados.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson [CREF 001910-G/RS], mencionou a diminuição dos afastamentos, o aumento na produtividade e a melhora da autoestima e da afetividade dos trabalhadores como alguns dos benefícios alcançados pela Ginástica Laboral. “Se fala muito em doenças do trabalho nos Conselhos de Saúde. Aqui, estamos propondo saúde para o trabalhador”, resumiu Carmen.

Assista a íntegra do evento neste link.

Fonte: CREF2/RS

CREF6/MG se solidariza com as vítimas do desastre em Mariana

No dia 05/11, o rompimento das barragens de Fundão e Santarém da Mineradora Samarco devastou o Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Um mar de lama com rejeitos de mineração atingiu o Distrito situado a 2 km do local do rompimento. Ondas com até 2,5m de altura invadiram casas e deixaram cerca de 600 famílias desabrigadas e 25 desaparecidos.

O CREF6/MG se solidariza com as vítimas dessa tragédia e se mobiliza também para pedir o seu apoio.

Desde o anúncio da tragédia, milhares de pessoas se mobilizaram na arrecadação e envio de donativos. Roupas e alimentos começaram a chegar de todos os cantos do país e passaram a ser estocados no Centro de Convenções de Mariana.

No entanto, a fim de evitar o desperdício dos suprimentos já doados, o recebimento de donativos está suspenso temporariamente. O objetivo da suspensão é fazer um levantamento da quantidade dos itens já doados, realizar uma triagem e distribuir de acordo com as necessidades da população atingida.

Estão mantidas as doações em dinheiro nas contas da Prefeitura de Mariana. Para isso, foi criado um conselho gestor com representantes de diversos setores da Sociedade Civil para dar total transparência à ação. Para mais informações: prefeitura2014.pmmariana.com.br.

Fonte: CREF6/MG

Procon fiscaliza academias em parceria com o CREF15/PI-MA

Em mais uma parceria com a Seccional Maranhão do CREF15/PI-MA, o Procon realizou, em novembro, uma ação em prol dos consumidores maranhenses. Iniciada em 12/11, a fiscalização percorreu as cidades de São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Paço do Lumiar e Timon.

Doze estabelecimentos foram interditados em São Luís e um em Paço do Lumiar. Em Imperatriz, sete foram fechadas por falta de registro no CREF. A operação foi realizada com o apoio dos conselhos regionais de Educação Física (CREF), de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MA) e da Polícia Militar do Estado.

De acordo com o presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, os estabelecimentos só poderão voltar a exercer a atividade quando se regularizarem.

Fonte: Governo do Maranhão e Portal G1

Biblioteca CONFEF recebe obra sobre Jogos Indígenas

Mais uma obra vem enriquecer o acervo da Biblioteca CONFEF. A tese de mestrado “Corpo, Movimento e Cultura” é fruto de um registro fotoetnográfico que mostra a cultura dos participantes dos Jogos dos Povos Indígenas.

O material, produzido por Roberta Tojal, revela detalhes específicos da imagem do arqueiro nos X e XI Jogos dos Povos Indígenas e mostra a perspectiva desse povo e de sua cultura, muitas vezes esquecida.

O CONFEF agradece pela contribuição num tema que será de grande valia para que os profissionais conheçam um pouco mais da competição esportiva. Para ter acesso a obra na íntegra, acesse o link.

 

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.