Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 175 - Janeiro 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
CREF8/AM-AC-RO-RR amplia atuação em Roraima com a chegada de novo veículo

As ações de combate ao exercício ilegal da profissão, realizadas pelo CREF8/AM-AC-RO-RR, em Roraima, ganharam um novo reforço com a chegada do primeiro veículo de fiscalização do estado.

A entrega ocorreu na última semana, na capital Boa vista, em uma cerimônia que reuniu colaboradores da instituição e Profissionais de Educação Física que atuam nas ações de fiscalização.

O coordenador da seccional, Izerbledison Franco de Souza [CREF 000407-G/RR], destacou a importância da aquisição. “É uma grande conquista para o Estado e uma medida que gera apoio técnico, e logístico para o trabalho de fiscalização, pois permite maior segurança aos agentes e maior capacidade de atuação das nossas atividades”, explicou.

Fonte: CREF8/AM-AC-RO-RR

VITÓRIA: Aulas de Educação Física só podem ser ministradas por Profissionais de Educação Física

Foi decidido na última sexta (08/01), que apenas aqueles que são Profissionais de Educação Física formados podem ministrar aulas da disciplina no âmbito escolar do estado do Rio de Janeiro. A lei 7195/16 foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial. A norma é de autoria do deputado Gustavo Tutuca e garante prazo de até dois anos para a sua implantação gradativamente.

Segundo o Subsecretário de Esporte e Lazer da Prefeitura do Rio, Marcello Barbosa [CREF 000426-G/RJ] — que é formado em Educação Física e acompanhou o processo de aprovação da lei — é essencial que qualquer atividade física seja ministrada por um professor com competência necessária. Ele reforça a importância da nova lei.

— Atividade física é qualquer tipo de movimento. Já o exercício físico é uma atividade física orientada, são movimentos planejados, respeitando os estímulos apropriados para cada fase de desenvolvimento da criança ou do jovem. Não podemos deixar de dar a atenção necessária para essa fase escolar, porque se trata de um período fundamental para se formar um adulto saudável — diz ele.

Hoje, existem no estado do Rio cerca de 40 mil profissionais registrados. Em nota publicada nesta sexta, o Conselho Regional de Educação Física comemorou a decisão, que afirmou ser fruto de uma batalha de anos da categoria.

Fonte: O Globo

Profissional de Educação Física assume presidência do STJDU


No mês de outubro, a nova diretoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária (STJDU) foi eleita e empossada durante a 63ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros, em Uberlândia. Na presidência, assumiu o Profissional de Educação Física Hezir Espíndola Gomes Moreira [CREF DF 3774]. Os dirigentes ficarão à frente do Tribunal no Biênio 2015-2017.


O STJDU funciona na Sala Hezir Espíndola, na sede oficial da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em Brasília.


Fonte: CBDU

Conselhos Profissionais promovem “Arrastão da Saúde” em Tramandaí(RS)

A 6ª edição do Circuito da Saúde promete agitar as areias da praia de Tramandaí no próximo dia 16 de janeiro, quando a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS) promoverá o “Arrastão da Saúde”.

Durante o evento, equipes multidisciplinares de nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, Profissionais de Educação Física e médicos veterinários percorrerão a orla oferecendo aos veranistas dicas de saúde e de bem-estar.

O Circuito da Saúde também tem como objetivo esclarecer à população da importância dos Conselhos Profissionais, já que a função primordial das instituições é fiscalizar o exercício ilegal das profissões, garantindo com isto a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Fonte: CREF2/RS

CREF6/MG e Prefeitura de Sete Lagoas firmam parceria

Em dezembro, a convite do Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi [CREF 000003-G/MG], o Prefeito Municipal de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo, esteve presente na reunião Plenária do Conselho. Acompanhado do Coordenador do Programa “Mexa-se– Hábitos de Vida Saudável”, Jaime Tolentino [CREF 000010-G/MG], o Prefeito apresentou aos Conselheiros os resultados da parceria realizada com o CREF6/MG no oferecimento do Curso “Educação Física: Atenção Básica à Saúde” na Cidade.


“Essa parceria foi de extrema importância, pois vai contribuir muito para o andamento do nosso Programa ‘Mexa-se’, já que os Profissionais de Educação Física são o cérebro do Programa. Nós vamos estreitar essa relação o máximo possível, implementar as melhores práticas, tanto da área da saúde quanto da ação social, e fazer com que a população seja bem atendida e seja universalizado todos os benefícios públicos que possam chegar até eles”, explica o Prefeito, Márcio Reinaldo.


De acordo com o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi, a parceria com a Prefeitura no oferecimento do curso permite que o Conselho cumpra seus objetivos. “Favorecer a capacitação de Profissionais de Educação Física e de outros Profissionais da área de Saúde para que ofereçam um serviço de qualidade à sociedade é o que move as ações do CREF6/MG. E, onde houver ações que promovam a saúde e o bem-estar o Conselho se fará presente.”

Fonte: CREF6/MG

Biblioteca CONFEF recebe obra sobre a história do futebol em Cajazeiras (PB)

Mais um livro chega à Biblioteca CONFEF. A obra “História do Futebol de Cajazeiras” foi escrita pelo Profissional de Educação Física e Jornalista Reudesman Lopes Ferreira [CREF 000745-G/PB] e traz relatos históricos sobre o futebol paraibano em mais de 600 páginas.

Com imagens e documentos reunidos, Reudesman pôde retratar como o esporte mais amado do país evoluiu em sua cidade.

O CONFEF agradece pela contribuição num tema que será de grande valia para que os profissionais conheçam a história da modalidade esportiva em Cajazeiras.

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.