Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 178 - Fevereiro 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
CREF16/RN realiza entrega de Cédulas de Identidade Profissional em formatura

Na última quinta, 24/02, o CREF16/RN promoveu a entrega de 63 Cédulas de Identidade Profissional (CIPs) aos formandos da Universidade Potigar (UnP). Imediatamente após a entrega do Diploma de colação de grau, os concluintes do curso de Educação Física receberam a habilitação profissional.

O presidente do CREF16/RN, Francisco Borges de Araújo [CREF 001001-G/RN], esteve presente na solenidade e agradeceu a parceria com a UnP a fim de facilitar a vida dos novos profissionais que já saem da formatura habilitados para o exercício profissional.

Fonte: CREF16/RN

CREF8/AM-AC-RO-RR apoia petição contra extinção dos cursos de Bacharelado em Educação Física

O Conselho Nacional de Educação (CNE) criou uma grande polêmica ao sugerir a extinção dos cursos de Bacharelado em Educação Física. Questão que envolve todos os profissionais e estudantes da área e, por isso, o CREF8/AM-AC-RO-RR apoia a petição contrária à medida.

“Somos contrários à extinção do bacharelado. Isto trará prejuízos consideráveis à Educação Física e significará um retrocesso. O que será dos bacharéis em Educação Física formados ao longo desses 30 anos? Um dos fatores pelo qual somos contra é que o licenciado em Educação Física continuará não podendo atuar em ambiente não escolar, mas disputará com os que atuavam antes da regulamentação”, argumentou o Presidente do CREF8/AM-AC-RO-RR, Jean Carlo Azevedo da Silva [CREF 000964-G/AM].

Com aproximadamente 5600 assinaturas, a petição recolhe apoio online para brecar o andamento da matéria no CNE e qualquer pessoa, independente da área de atuação, pode participar da causa.

Fonte: CREF8/AM-AC-RO-RR

Faculdade de Desporto da Universidade do Porto celebra 40 anos

Teve início em dezembro de 2015 e seguem até o dia 30 de setembro deste ano, as comemorações pelos 40 anos da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – FADEUP em Portugal. A FADEUP está entre as maiores escolas europeias de Educação Física, é potência no Desporto Universitário Internacional por revelar grandes atletas e é conhecida internacionalmente por receber muitos estudantes, docentes e investigadores por meio de programas de Cooperação Interuniversitária.


O Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi [CREF 000003-G/MG], cumprimenta a Faculdade de Desporto “com quem temos a honra de possuir um vínculo de afetividade e fraternidade mui honroso e parceria frutuosa”. Desde 2009, o Conselho mantém um Protocolo Específico de Colaboração Técnica, Científica e Editorial com a FADEUP.

Entre as atividades comemorativas pelo aniversário da Faculdade destaca-se o 10º Congresso Nacional de Educação Física, o XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física, e o XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Acesse a programação completa aqui.


Fonte: CREF6/MG

CREF12/PE-AL realiza a primeira Ação Itinerante de 2016

No mês de fevereiro, durante três dias, o CREF12/PE-AL realizou a primeira Ação Itinerante do ano, no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco.

Os profissionais e representantes de estabelecimentos aproveitaram os serviços de registro de pessoa física e jurídica, renovação de cédula, renovação de certificado, entrega dos documentos, emissão de certidões de regularidade, além de tirar dúvidas a respeito da profissão.

A Ação Itinerante é um projeto do CREF12/PE-AL que tem como principal objetivo aproximar o Conselho dos profissionais que se encontram no interior dos estados de Pernambuco e Alagoas.

Fonte: CREF12/PE-AL

Biblioteca CONFEF recebe obras sobre Educação Física e Saúde

 



No mês de fevereiro, a Biblioteca CONFEF recebeu os livros “Aderência ao exercício físico na saúde e na doença cardiovascular”, escrito por Mario Cesar Nascimento [CREF 000004-G/SC] e “Novas Tendências em Educação Física”, que contou com os editores Jair Rodrigues Garcia Júnior e Alessandro Pierucci [CREF 020001-G/SP].










Na obra “Aderência ao exercício físico na saúde e na doença cardiovascular”, o autor aborda fatores que podem contribuir para a aderência aos exercícios físicos; já na obra “Novas Tendências em Educação Física”, que conta com a colaboração de diversos autores por capítulo, a questão discutida é a expansão dos horizontes da profissão, que se reinventa cada vez mais na sociedade contemporânea.




Fiscalização do CREF15/PI-MA flagra 20 academias irregulares

As academias de Teresina (PI) estão sendo fiscalizadas pelo CREF15/PI-MA e pelo Procon para identificar irregularidades no funcionamento desses estabelecimentos. Segundo dados do Conselho, das 198 academias em funcionamento na capital, 20 estão irregulares e seis delas estão em processo de interdição. Os dados em relação ao estado apontam que metade delas possui algum tipo de irregularidade.

Por causa desses problemas, uma academia foi fechada pelo Procon e CREF15/PI-MA no bairro Marquês, Zona Norte de Teresina. Os aparelhos utilizados pelos clientes estavam em boas condições, mas a instrutora que fazia o acompanhamento dos usuários não possuía o registro no CREF porque ainda não se formou no curso. Além disso, faltava o registro da academia no órgão responsável.

“O estabelecimento não possui um alvará de funcionamento, nem uma licença da Vigilância Sanitária para atestar as condições sanitárias e a regularidade do Corpo de Bombeiros. São documentos e exigências necessárias para que sejam credenciadas junto ao conselho”, explicou o fiscal do CREF15/PI-MA, Charlie Maia [CREF 000277-G/PI].

Fonte: G1
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.