Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 179 - Março 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
CREF5/CE inibe exercício ilegal da profissão em 19 municípios

O CREF5/CE protocolou, nos meses de janeiro e fevereiro, 36 irregularidades encontradas em 19 cidades da capital e do interior do Ceará.

Em Fortaleza, Camocim, Marco, Itarema, Sobral, Russas, Coreaú, Croatá, Forquilha, Frecheirinha, Guaraciaba do Norte, Massapê, Moraújo, Pires Ferreira, Sobral, Tianguá, Varjota, Viçosa do Ceará, e Oruoca, os fiscais do conselho flagraram 36 leigos atuando como professores habilitados, em academias.

Os falsos profissionais podem responder por exercício ilegal da profissão, estelionato, crime contra a saúde pública e falsidade ideológica.

Fonte: CREF5/CE

CREF12/PE-AL participa de homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Uma parceria entre o CREF12/PE-AL e o Governo do Estado de Pernambuco oportunizou as servidoras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) uma comemoração diferente no Dia Internacional da Mulher. O evento enfatizou a importância dos cuidados com a saúde e difundindo o estilo de vida saudável.

Profissionais e estudantes de Educação Física ofereceram às mulheres os serviços de aferição de Pressão arterial e glicose, além de ressaltarem a importância da prática de atividade física regularmente e orientada por profissionais habilitados.

Foram cerca de 90 atendimentos, entre mulheres e homens que aproveitaram a oportunidade no dia delas para cuidar da saúde e também incentivá-las.

Fonte: CREF12/PE-AL

Justiça suspende nomeação de licenciados na Secretaria de Esportes de Sorriso (MT)

Atendendo à solicitação dos Profissionais de Educação Física, o CREF17/MT formalizou um mandato de segurança contra o Município de Sorriso (MT). O mandato teve como objetivo garantir que os cargos ofertados pela Secretaria de Esportes fossem ocupados por profissionais habilitados, neste caso, por Bacharéis em Educação Física.

A Justiça Federal do município de Sinop acatou o pedido e determinou, em fevereiro, que a Prefeitura de Sorriso suspendesse a nomeação de licenciados para a Secretaria de Esportes.

Fonte: CREF17/MT

CREF13/BA-SE realiza operações de fiscalização em Juazeiro e Senhor do Bonfim

De 23 a 26 de fevereiro, duas operações de fiscalização foram realizadas pelo CREF13/BA-SE. A “Operação Velho Chico” aconteceu em Juazeiro e a “Operação Bom Fim”, em Senhor do Bonfim. As ações contaram com o apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária.

Cinco academias foram fechadas e nove pessoas foram flagradas no exercício ilegal de profissão, durante a “Operação Velho Chico”. Ao todo, 28 estabelecimentos esportivos foram visitados durante a operação.

“Conduzimos as pessoas flagradas para fazerem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na delegacia. Além disso, fechamos cinco academias devido à falta de Profissionais de Educação Física supervisionando as atividades”, afirmou o supervisor do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA-SE, Jailson Andrade [CREF 004564-G/BA].

Já na “Operação Bom Fim”, seis pessoas foram identificadas no exercício ilegal da Profissão. Ao todo, 15 estabelecimentos receberam a vista do Conselho e três foram fechados por não possuírem Profissionais de Educação Física supervisionando as atividades esportivas.

Fonte: CREF13/BA-SE

ICSEMIS 2016 recebe trabalhos até março

Está aberto, até o dia 29/03, o período de envio de resumos para o Congresso Internacional de Ciência, Educação e Medicina Esportiva (International Convention on Science, Education and Medicine in Sport – ICSEMIS). Estudantes e profissionais da área de Ciências do Esporte podem enviar seus artigos de pesquisa para serem apresentados durante o ICSEMIS 2016.

Ao todo o ICSEMIS reunirá nove palestrantes principais, dentre os quais estão profissionais de diversas nacionalidades, reconhecidos mundialmente, além de 16 simpósios, que abordarão temas como genética, neurociência, elegibilidade e inclusão, nutrição, reabilitação, sociologia, tecnologia e psicologia ligados ao esporte, dentre outros temas.

O evento, considerado o maior e mais importante nas áreas de Educação Física, Ciências do Esporte e Medicina Esportiva em âmbito mundial, acontecerá na cidade de Santos, do dia 31/08 a 04/09. Saiba como participar aqui: www.icsemis2016.org

Fiscalização do CREF14/GO-TO flagra irregularidades

Durante o mês de março, o CREF14/GO-TO realizou fiscalizações em dois setores de Goiás: o Setor Bueno, em Goiânia e o Setor Cristina, em Trindade. Foram encontrados dois casos irregulares.

Na fiscalização do Setor Bueno em Goiânia/GO, um fisioterapeuta foi flagrado sob suspeita de exercício ilegal da profissão. O mesmo foi encaminhado à Polícia Civil e foi lavrado o respectivo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Já no Setor Cristina em Trindade/GO, uma menor foi flagrada sob suspeita de exercício ilegal da profissão. A mesma foi conduzida à Polícia Civil, onde foi lavrado o respectivo Boletim de Ocorrência. O TCO não foi registrado pelo fato da mesma ser menor de idade, porém, serão tomadas as medidas administrativas. O pai da menor, que também é o Responsável Técnico da academia responderá pelo ocorrido perante o Ministério do Trabalho.

Fonte: CREF14/GO-TO

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.