Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 180 - Março 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
Fesporte e CREF3/SC fortalecem parceria

No dia 18/03, o presidente do CREF3/SC, Irineu Furtado [CREF 003767-G/SC], esteve presente na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em visita ao presidente da instituição, Osvaldo Juncklaus [CREF 002001-G/SC]. No encontro, que contou também com a presença do vice-presidente do conselho Delmar Tôndolo [CREF 001085-G/SC], Furtado distribuiu livros referentes ao conselho e enfatizou o fortalecimento entre a instituição e a Fesporte. “Vamos, juntamente com a Fesporte, promover o Projeto CREF Itinerante em que o conselho estará presente nos eventos esportivos como os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Joguinhos, Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e os demais eventos esportivos do Governo Estadual”.

Para Osvaldo Juncklaus a ação fortalecerá ainda mais a parceria entre Fesporte e o CREF3/SC. “Sempre fomos parceiros em nossas ações e acreditamos que essa união é fundamental para o fortalecimento do esporte de Santa Catarina. O profissional de Educação Física é o agente que dissemina o esporte na escola, no clube, na fundação esportiva e em nossos eventos. Nada mais sensato que este profissional esteja legalizado diante do CREF. O fato desta entidade estar presente em nossos eventos permitirá a comodidade para o professor efetuar este procedimento”, finalizou Juncklaus.

Fonte: Fesporte

CREF17/MT contribui com Fórum de Esportes e Lazer

Um dos principais apoiadores do Fórum Estadual de Esporte e Lazer, realizado no mês de março, em Cuiabá (MT), foi o CREF17/MT. A entidade foi a responsável por levar palestrantes de renome para o fórum realizado no hotel Fazenda Mato Grosso. Os representantes do conselho também contribuíram com o debate e propuseram políticas públicas para transformar o esporte. Uma delas foi a proposta para desenvolver o esporte nas escolas desde as séries iniciais.

O presidente do CREF17/MT, Carlos Alberto Eilert [CREF 000015-G/MT], explicou que essa proposta está formulada e já foi entregue ao Governo de Mato Grosso. “O poder público precisa de fato reconhecer a importância do esporte na formação das crianças e jovens. E quando eu falo em formação, digo no amplo sentido. Porque o esporte trabalha com o corpo (desenvolvimento físico e coordenação motora), coisa que nenhuma outra disciplina faz; e trabalha com a personalidade do indivíduo, formando bons cidadãos”, ressaltou.

A proposta também prevê o aumento da carga horária da disciplina de Educação Física nas escolas, de uma para três horas semanais. “Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, já fazem isso. Inclusive eles têm legislação própria para potencializar a Educação Física nas unidades escolares. Já está na hora de Mato Grosso aderir às políticas dos grandes centros, principalmente pelo seu tamanho e importância que tem para o país”, afirmou Eilert.

Fonte: Governo de Mato Grosso

Biblioteca CONFEF recebe obras sobre atividades físicas de luta




Em março, a Biblioteca CONFEF recebeu as obras “Kickboxing – Minha Vida Dedicada a Esta Arte”, escrita pelo profissional Leandro da Costa [CREF 004025-P/RS] e “Pedagogia complexa do Judô”, escrita pelos profissionais José Alfredo Olivio Junior [CREF 054838-G/SP] e Alexandre Janotta Drigo [CREF 000839-G/SP]. No livro “Kickboxing – Minha Vida Dedicada a Esta Arte”, Leandro - que é o presidente fundador da Academia Pelotense de Kickboxing conta sua trajetória no esporte e mostra, através de fotos, golpes que fazem parte desta modalidade.








Já na obra “Pedagogia complexa do Judô”, os autores buscaram fazer um manual para treinadores de equipes de base. O livro faz parte da Coleção Kimono de Ouro e possui valiosos ensinamentos sobre a pedagogia esportiva na prática do judô.




Musculação terapêutica é matéria no Jornal “Folha de São Paulo”

O Jornal “Folha de São Paulo” publicou, em fevereiro, uma matéria com o tema “Academias para terceira idade se tornam nicho de mercado”, que traz a oferta de “musculação terapêutica” sob a supervisão do Profissional Fisioterapeuta.

O texto descreve características do público-alvo que utiliza essa forma de intervenção/tratamento, como sendo de indivíduos a partir dos 40 anos, com a média de idade de 58 anos, e que têm desde dores articulares até mal de Parkinson e Alzheimer.

Essas pessoas são atendidas de forma individualizada ou em grupos de, no máximo, três a quatro pessoas por sessão.

Sobre o assunto, o CREF4/SP achou por bem esclarecer que “não há restrição para o exercício da fisioterapia em academias, bem como a utilização de seus aparelhos, desde que o trabalho seja exclusivamente fisioterapêutico e não atinja os atos privativos dos Profissionais de Educação Física, devendo o beneficiário possuir encaminhamento médico, o que o caracteriza como paciente.

Temos feito esta constjuatação durante a fiscalização em academias que oferecem tanto Profissionais de Educação Física para atendimento aos alunos, quanto Fisioterapeutas para assistência aos pacientes: um convívio harmônico e uma clara observação de conduta sobre as competências privativas de cada profissional. Do contrário, sendo constatadas irregularidades no campo de atuação do Profissional de Educação Física, o CREF4/SP adota todas as medidas cabíveis à situação.”

Fonte: CREF4/SP

CREF5/CE abre inscrições para 2º Prêmio Saber Científico

Estão abertas, até o dia 22/05, as inscrições para a 2ª edição do Prêmio CREF5/CE Saber Científico com os temas “Educação Física Escolar” e “Educação Física na Saúde”. O edital foi lançado no mês de março e os Profissionais e estudantes de Educação Física, do Ceará, podem se inscrever nas modalidades de artigo científico, pôster ou relato de experiência.

“O prêmio tem como objetivo contribuir para a ampliação de conhecimentos técnico-científicos, culturais e divulgar boas práticas acerca da Educação Física, nas áreas de Educação e da Saúde. Para isso, o CREF5/CE entende que precisa fomentar e divulgar as produções acadêmicas de pesquisa, bem como promover a participação dos Profissionais e estudantes de Educação Física nos eventos realizados pelo conselho”, explica o presidente do CREF5/CE, Jorge Henrique Monteiro [CREF 000077-G/CE].

Os trabalhos do 2º Prêmio CREF5 de Saber Científico serão apresentados nos dias 22 e 23 de junho, após o envio das pesquisas, aprovação e divulgação dos selecionados, como prevê o edital do evento. Os vencedores receberão a premiação em dinheiro, de acordo com a classificação e a categoria inscrita. As inscrições podem ser feitas através do site www.cref5.org.br.

Fonte: CREF5/CE

Falso Profissional de Educação Física é autuado Manaus

Um homem se que passava por Profissional de Educação Física foi autuado em flagrante durante uma ação de fiscalização realizada pelo CREF8/AM-AC-RO-RR em parceria com a Delegacia do Consumidor da Polícia Civil (Decon), no Igarapé do 40, no bairro Raiz, Zona Sul de Manaus (AM).

De acordo com os agentes do conselho, denúncias anônimas indicavam que Leandro Marques Pessoa ministrava aulas de Educação Física sem ter formação acadêmica na área e registro no conselho. No momento da operação, o falso professor estava “orientando” alunos no local. Quando abordado pela equipe de fiscalização, Leandro alegou estar matriculado no primeiro período do curso de Educação Física.

Acadêmicos da área só podem atuar legalmente mediante contrato de estágio formalizado e sob a supervisão de um profissional graduado e habilitado.

Autuado e notificado por atuar sem habilitação, o suposto estudante recebeu prazo de 48 horas para comparecer a sede do CREF8/AM-AC-RO-RR e comprovar, através de documentação, o vínculo acadêmico com a instituição de ensino informada durante a ação. Além disso, foi aberto um processo contra o mesmo por exercício ilegal da profissão, delito enquadrado no artigo 47 do decreto 3688, Lei das Contravenções Penais.

Fonte: CREF8/AM-AC-RO-RR

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.