Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 181 - Abril 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
Senadores interpõem recurso ao PLS 522/2013

O Projeto de Lei do Senado 522/2013, que dispõe sobre as relações de trabalho do técnico ou treinador profissional de modalidade desportiva coletiva e revoga a Lei nº 8.650, de 20 de abril de 1993, recebeu recurso de nove Senadores e agora terá que ser apreciado pelo Plenário do Senado Federal, conforme o Art. 91, §§ 3º a 5º, RISF.

Sem a interposição do recurso, a proposta - aprovada em decisão terminativa - seguiria diretamente para análise na Câmara dos Deputados. Agora, caso o projeto receba alguma emenda durante a votação no Plenário, deverá retornar à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para que sejam feitas as alterações.

Os Senadores que entraram com recurso foram: Angela Portela (RR), Elmano Férrer (PI), Garibaldi Alves Filho (RN), Ivo Cassol (RO), João Alberto Souza (MA), José Medeiros (MT), Paulo Paim (RS), Regina Souza (PI) e Ricardo Ferraço (ES).

Mais uma vez os Profissionais de Educação Física e o Sistema CONFEF/CREFs demonstraram a sua força e poder de mobilização em defesa da profissão e do direito da sociedade ser atendida nos serviços em atividades físicas e similares com ética, qualidade e segurança.

Acompanhe a tramitação do projeto em http://bit.ly/1VW6ayy

Coordenadores discutem bacharelado em Educação Física no Ceará

Considerado histórico pelos coordenadores de instituições públicas e privadas do Ceará, o Encontro Cearense dos Cursos de Educação Física das Instituições de Ensino Superior (IES) aconteceu no mês de março no Centro Universitário Estácio do Ceará Estácio (FIC)

O objetivo do evento foi esclarecer as consequências da proposta que tramita no Conselho Nacional de Educação (CNE) para a aprovação de extinção dos cursos de bacharelado em Educação Física. A atividade contou, ainda, com a palestra da professora e Conselheira Federal, Iguatemy Lucena Martins [CREF 000001-G/PB] sobre o tema.

Durante o evento, um documento foi distribuído para coletar assinaturas de discentes, docentes e coordenadores, solicitando aos Conselheiros do CNE que se posicionem contrários e mantenham as duas formações superiores hoje existentes: licenciatura e bacharelado, respeitando a opção de milhares de estudantes em seguir e abraçar profissionalmente uma dessas áreas.

Fonte: CREF5/CE

Prefeitura retifica edital após solicitação do CREF5/CE

O CREF5/CE conseguiu mais uma importante vitória para os Profissionais de Educação Física do Ceará. No mês de março, o Conselho encaminhou um ofício à Prefeitura de Quixadá solicitando que fosse alterado um item na seleção para Professor de Educação Física.

De acordo com o edital do concurso, seriam admitidos para o cargo profissionais com formação superior em áreas correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental. O item ia de encontro à Lei Federal 9696/98.

O CREF5/CE solicitou que o edital exigisse Profissional de Educação Física habilitado para exercer a função. Após a solicitação, a Prefeitura de Quixadá corrigiu o edital e, agora, apenas profissionais registrados podem se candidatar à vaga.

Fonte: CREF5/CE

CREF8/AM-AC-RO-RR realiza ações de conscientização

O CREF8/AM-AC-RO-RR realizou, neste mês, panfletagem em oito pontos de Manaus. O objetivo da ação foi alertar a sociedade para a importância da orientação de um Profissional de Educação Física e celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde.

Profissionais de Educação Física e Conselheiros da instituição abordaram motoristas e pedestres para fornecer informativos contendo dicas e motivos para sair do sedentarismo. Outra questão enfatizada na ação foi a importância da orientação de profissionais formados e habilitados para que a atividade física não traga riscos à saúde do praticante.

“Observamos que grande parte da população sabe a importância da atividade física para a saúde, mas desconhece a necessidade da orientação do Profissional de Educação Física. A nossa intenção é conscientizar sobre os riscos acarretados pela falta desse acompanhamento e mostrar os benefícios de se ter uma vida ativa”, afirmou o presidente do CREF8/AM-AC-RO-RR, Jean Carlo Azevedo [CREF 000964-G/AM].

Fonte: CREF8/AM-AC-RO-RR

CREF13/BA-SE realiza ações de fiscalização

Entre os dias 21 e 24 de março, o CREF13/BA-SE esteve presente em quatro municípios baianos e em 19 sergipanos. Somando as ações, foram encontradas mais de 40 irregularidades.

Na Bahia foram fiscalizados os munícipios de Catu, Pojuca, Dias D´Avila e Mata de São João. Ao todo, 28 estabelecimentos esportivos foram vistoriados, sendo sete em Catu; quatro em Pojuca; dez em Dias D’Avila e sete em Mata de São João. Nesses locais foram identificadas 13 pessoas no exercício ilegal da profissão.

Já nos municípios de Sergipe, foram verificados três exercícios ilegais da profissão, quatro fraudes em estágio, 18 estabelecimentos sem supervisão profissional e 16 academias sem registro junto ao CREF13/BA-SE. Na oportunidade, também foram aplicadas quatro notificações de infrações passíveis de multa.

Fonte: Fonte: CREF13/BA-SE

Prêmio Educador Nota 10 está com inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 31/05, as inscrições para a 19ª edição do Prêmio Educador Nota 10, que tem como objetivo valorizar o trabalho docente e disseminar projetos pedagógicos de sucesso em todo o Brasil. Podem participar da seleção professores e gestores de Educação Infantil e Ensino Fundamental (incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA). Os trabalhos inscritos devem ter sido realizados no ano letivo de 2015 ou no 1º semestre de 2016.

Este ano, o tema do Prêmio será: “Na educação de qualidade todos aprendem juntos”.
Uma comissão indicada pela organização do Prêmio selecionará 50 projetos finalistas, de onde sairão os 10 vencedores de 2016. Os 50 finalistas ganharão uma assinatura anual do site Nova Escola Clube, com acesso às revistas Nova Escola e Gestão Escolar digitais. Já os 10 vencedores receberão R$ 15 mil cada um, além de uma assinatura da revista Nova Escola Digital. O Educador do Ano será premiado com os itens acima e mais R$ 5 mil, além do mesmo valor destinado para a escola em que trabalha.

As inscrições podem ser realizadas no site da premiação: www.educadornota10.org.br. Lá também está disponível o regulamento completo.

Fonte: Educador Nota 10

Grupo de Pesquisa realiza estudo com Profissionais de Educação Física

O Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte (GPES), a Escola Superior de Educação Física (ESEF) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão realizando uma pesquisa com foco central no Profissional de Educação Física.

O levantamento tem como tema “A Percepção de Profissionais de Educação Física acerca de Megaeventos Esportivos - Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016”.

O questionário leva de 10 a 15 minutos para ser respondido e pode ser acessado através deste link. Participe!

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.