Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 182 - Abril 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
Encontro reúne gestores de academias do Paraná

No mês de abril o CREF9/PR realizou a quinta edição do Encontro de Gestores de Academias do Paraná, na Faculdade Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel. Durante o evento, Empresários do Setor de Academias, Gestores, Responsáveis Técnicos e Profissionais de Educação Física tiveram a oportunidade de debater e trocar experiências sobre o gerenciamento de academias.

Direcionado para profissionais de Cascavel e região, o evento reuniu mais de 170 pessoas para as palestras “Gestão de Academias – Como aumentar seus resultados”, por Almeris Amiliato – Diretor da INNER Group, e “Legislação Trabalhista – Diminuindo Passivos”, por Dr. Felipe Bianchessi – Consultor Jurídico de Academias.

Além das palestras e trocas de experiências, o Presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR], falou sobre os novos caminhos da Educação Física, destacando a importância do Profissional de Educação Física na promoção da saúde.

Fonte: CREF9/PR

Livro reunirá boas práticas catarinenses em Educação Física

O ano olímpico inspirou o CREF3/SC a reconhecer o trabalho desenvolvido por Profissionais de Educação Física para o aprimoramento da Educação Física, com foco no esporte. Para isso, o Conselho acaba de lançar umedital que irá reunir experiênciase divulgá-las através no Livro de Boas Práticas na Educação Física Catarinense.A obra vai reunir relatos das atividades, projetos ou programas desenvolvidos (ou em desenvolvimento) no estado.

As boas práticas serão avaliadas por um comitê constituído pelos membros das comissões de Imprensa e Editorial e do Ensino Superior do CREF3/SC. “Queremos compartilhar as experiências que vêm mudando a forma como interagimos e como estamos transformando o esporte catarinense. Fomentar as boas práticas e divulgar essas ações propicia, ainda, a reflexão crítica sobre o caminho que a Educação Física está tomando e como podemos melhorar nossas atividades”, destaca Irineu Wolney Furtado [CREF 003767-G/SC], presidente do Conselho.

As inscrições de artigos são gratuitas e estarão abertas até 14 de junho. Os 15 melhores projetos vão compor a obra.

Fonte: CREF3/SC

CREF2/RS visita Secretaria de Educação de Caxias do Sul

Na última terça, 26/04, o CREF2/RS, representado pela conselheira Márcia da Cruz [CREF 007542-G/RS], visitou a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Caxias do Sul. Em reunião com o novo secretário do município, Agenor Basso, e com o assessor pedagógico, Sidnei dos Santos Jr. [CREF 014180-/G/RS], a Conselheira discorreu sobre o Código de Ética Profissional e sobre os encaminhamentos que realizados após as ações de fiscalização.

 

Márcia aproveitou o encontro para tirar algumas dúvidas sobre a elaboração dos editais de concursos públicos, que devem exigir, para os cargos de competência dos profissionais de Educação Física, o registro no CREF2/RS. Neste sentido, a Secretaria se prontificou em verificar se todos os professores da rede municipal possuem o CREF ativo. Além disto, também serão elaboradas, em parceria com o Conselho, oportunidades de formação e de capacitação aos profissionais que atuam nas escolas municipais. “Esta ação, contribuirá também com o projeto político-pedagógico escolar, que já está em andamento no município”, explicou Basso.

A proposta foi vista, pela SMED, como uma importante contribuição. A Secretaria e o Conselho voltarão a se reunir, em breve, para definir os detalhes da primeira palestra que será oferecida aos profissionais de Educação Física da Caxias do Sul. O tema será a Ética Profissional.

Fonte: CREF2/RS

Prêmio Melhores do Ano da Educação Física

Estão abertas, até 20/05, as inscrições para o Prêmio Melhores do Ano da Educação Física na categoria emagrecimento. A premiação é promovida pelo Sistema Ekos-USP Avaliação dos Serviços de Saúde em parceria com o Encontro Nacional de Sport, Fitness e Saúde (ENAF).

O concurso tem como objetivo escolher os melhores profissionais de Educação Física do Brasil, além de discutir procedimentos e estratégias inovadoras que possam ser utilizadas pelos especialistas da área.

As inscrições podem ser feitas pelo site, onde consta também o regulamento do concurso. Os participantes finalistas receberão prêmios e reconhecimento em todo o país.


Fonte: Universidade de São Paulo

CREF1/RJ-ES capacita profissionais em Atendimento de Emergência

No início de abril, o CREF1/RJ-ES recebeu dezenas de profissionais para o curso de Capacitação em Emergência - ASBV, que é oferecido gratuitamente pelo CREF1/RJ-ES à categoria.

Profissionais de diversas áreas da cidade tiveram matérias como: Aspectos jurídicos do atendimento pré-hospitalar, Hemorragias e hemostasia Entorses, sub-luxação, luxação, imobilização, posicionamento de segurança e deslocamento, PCR E RCP, hipertensão, hipotensão e diabetes e convulsões.

Fonte: CREF1/RJ-ES

Operação conjunta vistoria academias no interior Bahia

Uma operação realizada pelo CREF13/BA-SE em parceria com a Polícia Militar (PM) visitou 12 academias localizadas em Dias D´Ávila, interior da Bahia. A ação realizada na segunda metade de abril interditou um estabelecimento e flagrou um individuo no exercício ilegal da profissão.

“No mês passado estivemos na cidade e flagramos seis pessoas exercendo ilegalmente a profissão, a redução significativa desse número demonstra uma boa evolução em decorrência da última visita. O nosso objetivo no interior do estado é intensificar esse tipo de ação realizada em parceria com a polícia, para coibir, cada vez mais, o exercício ilegal da profissão”, afirmou o supervisor do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA-SE, Jailson Andrade [CREF 004564-G/BA].

O exercício ilegal da Profissão de Educação Física é crime, de acordo com o Art. 47 do decreto Lei 3688/41 combinado com a Lei federal 9696/98, que regulamenta a Profissão. Para emitir uma denúncia sobre o exercício ilegal da Profissão de Educação Física, basta enviar um e-mail para: fiscalizacao@cref13.org.br.

Fonte: CREF13/BA-SE

Academias de Rondônia recebem ação de orientação e fiscalização

O CREF8/AM-AC-RO-RR realizou, no mês de abril, uma série de vistorias em academias e escolas esportivas em Ji-Paraná, 2º município mais populoso de Rondônia. Durante a ação, foram fiscalizadas 12 academias e três escolas esportivas, incluindo quatro denúncias encaminhadas ao CREF.

Alguns locais foram notificados para regulamentação do registro junto ao Conselho e uma academia foi interditada por estar funcionando sem a presença de um profissional habilitado pelo Sistema CONFEF/CREF.

Para retomar as atividades, o estabelecimento deve efetivar sua regularização junto ao CREF8. A liberação só ocorre após a academia apresentar todas as alterações apontadas pelo fiscal. Caso desrespeite as ordens, poderá sofrer consequências de ordem jurídicas.

Fonte: G1

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.