Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 183 - Maio 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
Pesquisa irá analisar o impacto dos megaeventos esportivos no Brasil

O Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte (GPES), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está conduzindo um importante estudo acerca da realização de Megaeventos Esportivos no Brasil. A pesquisa pretende determinar questões relacionadas à percepção da população brasileira quanto aos impactos e legados da Copa do Mundo de Futebol 2014 e quanto à expectativa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Não se preocupe, pois, ao responder, os responsáveis não terão acesso à sua identidade. Portanto, o sigilo e anonimato são absolutos e garantidos. Esperamos sua compreensão, apoio e parceria ao responder este questionário conduzido por colegas da Educação Física e seus orientandos.

Participe aqui.

Rede Municipal de Jaú (SP) deve exigir registro profissional de professores

Após receber diversas denúncias acerca da irregularidade constante no edital do concurso público para Professores de Educação Física do Município de Jaú, o CREF4/SP notificou o município – que não corrigiu a irregularidade do certame, ao não exigir o registro profissional dos candidatos no momento da posse do cargo.

Em razão da manutenção da irregularidade, o CREF4/SP propôs ação judicial, cuja antecipação dos efeitos da tutela liminar foi deferida de plano, no sentido de que os aprovados no concurso público somente tomem posse mediante a comprovação do registro profissional no Sistema CONFEF/CREFs. Recentemente foi publicada a sentença, julgando procedentes todos os pedidos do Conselho, ratificando o entendimento de que o registro no CREF4/SP é condição indispensável para as atividades profissionais dos professores de Educação Física, independentemente da área de atuação, inclusive daqueles que atuam no âmbito escolar.

O CREF4/SP também conseguiu demonstrar judicialmente a obrigatoriedade do registro profissional dos professores da rede estadual de ensino e de outros municípios, como por exemplo, São Paulo e Santos, consolidando o entendimento de que todos os formados em cursos de graduação de Educação Física, seja licenciatura ou bacharelado, são profissionais de Educação Física e, por isso, são titulares de prerrogativas e responsabilidades previstas na Lei Federal 9.696/98, Código de Ética da Profissão e demais atos normativos do Sistema CONFEF/CREFs.

Essas decisões judiciais representam importante vitória à profissão. Fortalecem-se os professores, que na qualidade de Profissionais de Educação Física possuem todas as prerrogativas profissionais necessárias para o desenvolvimento de suas atividades, e a sociedade, que pode contar com a atuação do CREF4/SP no ambiente escolar.

Fonte: CREF4/SP

ICSEMIS 2016 tem inscrições prorrogadas

Foi prorrogado até o dia 31/05 o período de envio de resumos para o Congresso Internacional de Ciência, Educação e Medicina Esportiva (International Convention on Science, Education and Medicine in Sport – ICSEMIS). Estudantes e profissionais da área de Ciências do Esporte podem enviar seus artigos de pesquisa para serem apresentados durante o ICSEMIS 2016.

O evento, considerado o maior e mais importante nas áreas de Educação Física, Ciências do Esporte e Medicina Esportiva em âmbito mundial, acontecerá na cidade de Santos, do dia 31/08 a 04/09. Saiba como participar aqui: www.icsemis2016.org

Academia infantil é interditada em Goiânia (GO)

No mês de maio, uma academia voltada para o público infantil foi interditada durante uma fiscalização do CREF14/GO-TO no setor Sul em Goiânia/GO. No estabelecimento, que não possuía Responsável Técnico (RT), foram flagrados dois estagiários atuando sem o Termo de Contrato de Estágio (TCE), além de uma graduada não registrada neste conselho. Sendo assim, os mesmos responderão cada um a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Ainda em Goiânia, no setor Parque das Flores, uma academia que também funcionava sem Responsável Técnico, foi interditada. O estabelecimento encontrava-se desde agosto de 2015 sem um profissional devidamente habilitado. Durante a fiscalização, houve desacato e tentativa de agressão física a uma das fiscais, que teve a sua integridade resguardada pela intervenção da Polícia Militar.

Fonte: CREF14/GO-TO

Biblioteca CONFEF recebe obras sobre atividades físicas de luta




Em fevereiro, a Secretaria de Educação do Município de Itajaí lançou o livro “Tecendo Juntos a Rede de Ensino e Aprendizagem”. A obra de 233 páginas relata a evolução do Ensino no município através dos problemas e desafios encontrados nos últimos anos. O livro relata as estratégias e processos realizados para gerir uma Rede de Ensino com aproximadamente 28 mil alunos e 113 Unidades de Ensino. Saiba mais em www.educacao.itajai.sc.gov.br








A obra Amor que Educa, do Profissional de Educação Física Marcelo Bittencourt Jardim [CREF 036352-G/RJ], investiga a história da "comunidade carente” que sofre com a falta de infraestrutura, vulnerabilidade e risco social, onde o trabalho do profissional com atividades coletivas, individuais e culturais está inserido, e o desenvolvimento da Psicomotricidade Relacional na atuação do Profissional de Educação Física.




1ª Jornada Nacional de Qualidade de Vida acontecerá em São Paulo

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) realizará no dia 05/07, no Hospital Santa Catarina (Av. Paulista, nº 200) em São Paulo, a Iª Jornada Nacional de Qualidade de Vida.

O evento reunirá profissionais de todo o Brasil, com oportunidades para aperfeiçoamento, educação continuada e intercâmbio de experiências e conhecimentos. Saiba como participar aqui.

CREF Itinerante chega a Região do Inhamuns (CE)

Crateús, na região do Inhamuns, foi sede do CREF Itinerante, promovido pelo CREF5/CE. Entre os dias 27 de abril e 1º de maio, estudantes e profissionais de Educação Física puderam, gratuitamente, discutir a profissão, por meio de cursos e palestras, além de terem acesso a serviços, como registro e recadastramento no Sistema CONFEF/CREFs. A programação contou com a palestra “Bacharelado x Licenciatura”, com o Conselheiro Pádua Soares [CREF 000002-G/CE]; e com os cursos “Educação Física Escolar”, com a professora Aldeísa Gadelha [CREF 000255-G/CE], e “O Processo de Ensino e Aprendizagem de Jogos Desportivos Coletivos”, com o professor Ralciney Barbosa [CREF 000228-G/CE].

Fiscalização - Em paralelo às atividades e aos serviços oferecidos, o departamento jurídico do CREF5/CE também se reuniu com autoridades locais para firmar parcerias no que se refere à fiscalização da atuação profissional na região. Na Promotoria de Crateús, situações irregulares foram expostas ao promotor Flávio Bezerra, que se comprometeu a dar mais celeridade nas providências necessárias. Já na Polícia Civil de Crateús, o CREF5-CE protocolou notícias crime e, junto ao delegado Juliano Márcula discutiu qual a melhor maneira para proceder com o exercício ilegal da profissão.

Fonte: CREF5/CE

CREF6/MG participa de ação pelo Dia da Saúde

A convite do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região de Minas Gerais (CRN9/MG), o CREF6/MG participou de uma ação pelo Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, no dia 03/04, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte (MG).

"Tanto a atividade física como a alimentação saudável são pilares para a saúde da população e sua qualidade de vida. As entidades de classe, tanto dos Nutricionistas quanto dos Profissionais de Educação Física, são importantes para dar visibilidade para estas questões da saúde à sociedade", explica a Presidente do CRN9/MG, Beatriz Carvalho.

Unidos pela saúde, o CRN9/MG e o CREF6/MG ofereceram às pessoas que passaram pelo Parque Municipal a oportunidade de se orientarem e buscarem conhecimento sobre uma alimentação saudável e a prática de atividade física.

Passando o recado do CREF6/MG, a profissional Jéssica Miranda [CREF 029271-G/MG] deu dicas de alongamento e exercícios aeróbicos para as pessoas que procuravam se exercitar. "A atividade física é primordial para evitarmos doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade. Sendo que toda a atividade deve ser orientada por um Profissional de Educação Física habilitado. As atividades devem ser sempre conciliadas com uma alimentação saudável, justamente para evitarmos as doenças e conquistarmos uma boa qualidade de vida".

Fonte: CREF6/MG

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.