Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 184 - Maio 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
MP firma parceria com CREF15/PI-MA para intensificar fiscalização

O Ministério Público (MP) firmou, por meio do Procurador-Geral de Justiça Cleandro Moura, um Termo de Cooperação Técnica junto ao CREF15/PI-MA com o intuito de fortalecer e dinamizar as ações de fiscalização dos dois órgãos. O coordenador do PROCON Nivaldo Ribeiro e o presidente do Conselho Danys Queiroz [CREF 000179-G/PI] também assinaram o documento.

O objetivo principal da parceria é intensificar a fiscalização de pessoas físicas e jurídicas/empresas prestadoras de serviço em atividades físicas, desportivas e similares no que concerne ao registro no CREF, aos padrões de higiene e segurança das instalações e equipamentos ofertados aos consumidores, bem como existência de registro das empresas e profissionais devidamente habilitados. “Nós queremos aperfeiçoar e interiorizar essa fiscalização, que não se limita às academias, ela deve alcançar também escolas públicas e particulares”, destacou Cleandro Moura.

O MP, por meio do PROCON-PI, se comprometeu em informar ao CREF15/PI-MA sobre as denúncias de empreendimentos que mantenham atividade comercial de prestação de serviços de atividades físicas e desportivas em desacordo com a legislação que rege o tema. Além disso, o PROCON deve acompanhar mais de perto as fiscalizações com o objetivo de analisar a legalidade da prestação dos serviços, o registro das empresas e habilitação dos Profissionais de Educação Física.

Encontro em Parnaíba (PI) - No mês de abril, o CREF15/PI-MA promoveu um importante encontro com proprietários de academias, responsáveis técnicos, representantes do Procon, da Vigilância Sanitária, Câmara dos Vereadores, Polícias Militar, Civil e Federal, dentre outros convidados, com o objetivo de realizar esclarecimentos sobre a regularização das academias de musculação e seus representantes técnicos junto ao Conselho e demais órgãos públicos. A reunião também versou sobre a carência de Bacharéis em Educação Física na cidade de Parnaíba e circunvizinhas.

Fonte: MP-PI

CREF14/GO-TO realiza palestra sobre Responsabilidade Técnica

A Responsabilidade Técnica foi tema de palestra promovida pelo CREF14/GO-TO, em 14/05. Com a apresentação do Conselheiro e Delegado Regional da FIEP/MS, Luiz Antônio Stopa [CREF 000206-G/MS], o debate abordou assuntos jurídicos de competência do R.T., em todos os seus graus de complexidade, para estabelecimentos prestadores de serviços na área de atividades físicas e esportivas, observando e ressaltando a importância do Código de Ética da Profissão de Educação Física.

Fonte: CREF14/GO-TO

Pesquisa analisa impacto dos megaeventos esportivos no Brasil

O Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte (GPES), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está conduzindo um importante estudo acerca da realização de Megaeventos Esportivos no Brasil. A pesquisa pretende determinar questões relacionadas à percepção da população brasileira quanto aos impactos e legados da Copa do Mundo de Futebol 2014 e quanto à expectativa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Não se preocupe, pois, ao responder, os responsáveis não terão acesso à sua identidade. Portanto, o sigilo e anonimato são absolutos e garantidos. Esperamos sua compreensão, apoio e parceria ao responder este questionário conduzido por colegas da Educação Física e seus orientandos.

Participe aqui.

Profissional de Educação Física é eleito membro executivo da ISF

No dia 13/05, em Marmaris (Turquia), foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). O evento reuniu membros da Federação que, a cada dois anos, elegem um novo comitê diretivo para um mandato de quatro anos.

O Brasil, que tem colhido ótimos resultados no cenário desportivo escolar internacional é uma das nações mais respeitadas no desporto escolar e, por tal motivo, teve a indicação de dois membros para compor a diretoria executiva da ISF.

Por unanimidade, Antônio Hora Filho [CREF 000527-G/SE], presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) foi eleito o vice-presidente da ISF América, fruto do reconhecimento do trabalho por ele e sua equipe executados no país em prol do desporto.

Outro motivo de orgulho para o país foi a ascensão de Robson Aguiar, vice-presidente da CBDE e antes presidente para as Américas, que assumiu a vice-presidência mundial da ISF.

Antônio Hora acredita que a presença de dois brasileiros na direção da Federação Internacional motivará e impulsionará ainda mais o desporto no país, tendo em vista os ótimos resultados obtidos frente à comunidade internacional quando da admissão e realização no Brasil de grandes eventos esportivos escolares como a Gymnasiade e o Mundial de Vôlei de Praia.

Fonte: CBDE

CREF13/BA-SE inicia Ciclo de Cursos Gratuitos de 2016

Já com a primeira parte do calendário anual definida, o CREF13/BA-SE inicia em Junho o Ciclo de Cursos Gratuitos voltado para os Profissionais de Educação Física. O primeiro curso do ano ocorrerá em Feira de Santana, nos dias 04 e 05 de junho, com o tema “Biomecânica Lesões e Prescrição de Exercícios”. A aula será ministrada pelo Prof. Rodrigo Barreto Pirajá [CREF 003452-G/BA], na Faculdade Nobre (FAN).

Após o pontapé inicial, será a vez da cidade de Vitória da Conquista receber o Curso de “Introdução ao Treinamento Físico Funcional: Da Teoria à Prática”. A programação inclui ainda as cidades de Salvador e Barreiras. Saiba quais são os temas e como se inscrever gratuitamente aqui.

 

Fonte: CREF13/BA-SE

 

Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá tem representantes da Educação Física eleitos

O CREF17/MT, representando o CONFEF, obteve o maior número de votos para compor o Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá (MT) no segmento Trabalhadores da Saúde. O Prof. Julio Cesar de Souza Garcia [CREF 002036-G/MT] foi eleito titular e o presidente do CREF17/MT,Carlos Eilert [CREF 000015-G/MT], assumiu como suplente.

“Temos uma grande expectativa para o biênio 2016/2018, em relação à reativação da mesa de negociação, retomando com isso algumas pautas que estão pendentes, entre elas as demandas das conferências de saúde, e que consigamos fazer um bom trabalho junto com a gestão da prefeitura de Cuiabá”, salientou a Conselheira Francisca Rodrigues de Amorim [CREF 002035-G/MT].

O Conselho Municipal de Saúde é composto por representantes dos Usuários (10 assentos) e Trabalhadores na Área da Saúde (cinco assentos), esses dois segmentos eleitos, e Governo e Prestadores de Serviços Públicos e Privados, indicados, conforme o artigo 11, da Lei Complementar 094/2003 em consonância com o parágrafo 6º do artigo do Regimento Interno do Conselho.

Fonte: CREF17/MT

Biblioteca CONFEF recebe novos exemplares


O Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores acaba de lançar mais um livro da coleção Mundo Afora, dessa vez com um panorama do futebol pelo mundo. A edição conta com 23 artigos elaborados por Embaixadas e Consulados do Brasil em 26 países.O objetivo da publicação é estimular o intercâmbio de ideias sobre o tema, por meio da análise de boas práticas de planejamento e gestão realizadas por federações e clubes de futebol em diversos países. A versão em PDF da publicação pode ser acessada aqui.


Também recebida por nós, a publicação "Primórdios do Esporte no Brasil – Salvador” pretende contribuir para o reconhecimento da importância do fenômeno esportivo no Brasil, a partir da difusão dos principais traços dos momentos iniciais de seu percurso na cidade de Salvador. O livro, de autoria de Coriolano P. da Rocha Junior e Henrique Sena dos Santos, descreve e analisa como o esporte se constituiu e desenvolveu, tendo como foco o período entre meados do século XIX e as décadas iniciais do século XX.


Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.