Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 186 - Junho 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
CREF4/SP fecha parceria com Prefeitura de Rio Claro

O CREF4/SP, por meio de seu Presidente, o Professor Nelson Leme da Silva Junior [CREF 000200-G/SP], estabeleceu, com a Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro, uma parceria com o objetivo de fortalecer a formação continuada dos professores locais e promover maior sinergia entre pedagogos e Profissionais.

Desde março tem sido realizado o Seminário de Educação Física e Esporte na Escola, que envolve seis palestras sobre diversas temáticas, como motivação, primeiros socorros, artes marciais, genética esportiva, a importância do brincar e recreação.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação de Rio Claro, Heloisa Maria Cunha do Carmo, a cidade é uma das poucas no país que mantém Profissionais à frente das aulas de Educação Física, inclusive na Educação Infantil, e isso se deve à preocupação com a qualidade do ensino oferecido pelo município.

“Temos grande preocupação com a formação continuada, que proporciona melhora na atuação dos Profissionais. Rio Claro investe não só nesse aperfeiçoamento como também trabalha para que os alunos tenham um especialista para ministrar as aulas de Educação Física, pois eles só têm a ganhar com isso”, informou Heloisa.

Fonte: CREF4/SP

Fiscais flagram e autuam falso professor que ministrava Zumba ilegalmente

Na segunda quinzena de junho, o Departamento de Fiscalização flagrou um estudante de Educação Física em exercício ilegal da profissão. Em outras fiscalizações, o estudante encontrava uma maneira de não responder ao Ministério Público pela atuação ilegal. Segundo os fiscais que participaram da ação, o departamento monitorava a ilegalidade há meses e conseguiram autuar o falso profissional graças a uma denúncia que dizia a hora e lugar em que ele estaria.

O CREF1/RJ-ES solicitou acompanhamento dos Policiais Militares do 18º Batalhão da Polícia Militar e os mesmos seguiram com a Fiscalização em toda a ação, desde a abordagem até o momento da confecção do termo circunstanciado em exercício ilegal da profissão. A suposta professora que foi flagrada junto ao aluno também não apresentou sua qualificação profissional solicitada pelos fiscais. O aluno alegou ser estagiário por estar cursando o último período de Educação Física. Ele não apresentou nem mesmo sua identificação da Faculdade, somente sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além do processo no Ministério Público, será enviado à Faculdade em que ele estuda um ofício do tribunal de Ética do Conselho informando ao Coordenador do curso o flagrante de irregularidade em estágio de Educação Física.

Fonte: CREF1/RJ-ES

Presidente do CONFEF recebe homenagem na Câmara

No mês de junho, a casa do povo – como é chamada a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro - recepcionou estudantes e profissionais de Educação Física, presidentes de CREFs, Conselheiros Federais, docentes, entre outros grandes nomes da área para homenagear o presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ] foi agraciado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a principal homenagem que a cidade presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional.

Eu seu discurso, o presidente agradeceu aos seus familiares, aos profissionais de Educação Física, presidentes dos CREFs e Conselheiros. "Nunca terei como agradecer pelo apoio em todos os momentos e pela alegria de estarmos sendo reconhecidos por aquilo que plantamos. Esse é um daqueles momentos em que nos sentimos gratificados e com a sensação de dever cumprido".

Após a entrega da honraria – uma iniciativa do Vereador Jimmy Pereira – foi realizada a 1ª Jornada Técnica em Educação Física com o tema “Valorização do Profissional de Educação Física: A importância do Bacharel para a saúde da sociedade”. Em sua fala, o vereador Jimmy Pereira externou o orgulho em homenagear o presidente Steinhilber, bem como em realizar um evento de tamanha importância. Na oportunidade, ainda colocou o seu gabinete à disposição dos profissionais para lutar pela valorização da área.

"Sem dúvida alguma foi um feito histórico, pois com certeza toda a Educação Física foi reconhecida e valorizada com tamanha honraria. O trabalho apenas começou", destacou Bruno Nascimento [CREF 023942-G/RJ], assessor do parlamentar e organizador do evento.

Fonte: CONFEF

Boletim Eletrônico CONFEF
Biblioteca CONFEF recebe novas obras


Na última semana do mês de junho, a Biblioteca CONFEF recebeu duas obras relacionadas à área jus-desportiva. Os livros “Direito Desportivo” e “Gladiadores da Pós-Modernidade” retratam assuntos como Justiça Desportiva e uma leitura sócio jurídica sobre os eventos de MMA, respectivamente.
Ambos os livros possuem participação do Conselheiro Angelo Vargas [CREF 000007-G/RJ]. Ele, que além de Conselheiro é Pós-Doutor, assina a organização e parte da autoria dessas obras.





Encontro reúne profissionais de Educação Física de todo o Estado

Cerca de 150 Profissionais de Educação Física e gestores de estabelecimentos que oferecem atividades físicas e esportivas participaram, nos dias 24 e 25/06, do 1º Encontro Catarinense de Profissionais de Educação Física, realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis. Na abertura do Encontro, o atleta de marcha atlética Mário José dos Santos Júnior, inspirou os presentes com os desafios de chegar aos Jogos Olímpicos, contando sua experiência e dura preparação para os jogos. “A Olimpíada tem o poder de fazer todo o esforço e trabalho valerem a pena”, destacou. “É uma vida inteira de preparação, que transforma e emociona todos os envolvidos”, completou Mário. Logo após a palestra de abertura, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima deu as boas vindas aos profissionais e aos atletas inscritos para o Mountain Do.

O evento, que começou com a programação paralela voltada aos gestores, levantou assuntos relevantes para a área e destacou a importância de uma gestão atenta às normas para o crescimento dos empreendimentos. Em palestra, o presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF3/SC Fabiano Braun de Moraes [CREF 001807-G/SC], juntamente com o Conselheiro Paulo Rogério Maes Júnior [CREF 001385-G/SC], destacou os procedimentos da atuação da comissão, além dos aspectos legais e ético profissionais. Já a conselheira Zulma F. Stolf [CREF 008698-G/SC] trouxe orientações jurídicas importantes na gestão do segmento de academias.

O presidente do CREF3/SC, Irineu Wolney Furtado [CREF 003767-G/SC], destacou a importância da interação entre os Profissionais e o Conselho, que será o fomentador de encontros como esse. “Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física faremos um evento com cursos, palestras e muita troca de conhecimento, propondo uma transformação positiva e um maior envolvimento com o CREF3/SC”, pontuou Irineu.

Fonte: CREF3/SC

Pesquisa analisa impacto dos megaeventos esportivos no Brasil

O Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte (GPES), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está conduzindo um importante estudo acerca da realização de Megaeventos Esportivos no Brasil. A pesquisa pretende determinar questões relacionadas à percepção da população brasileira quanto aos impactos e legados da Copa do Mundo de Futebol 2014 e quanto à expectativa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Não se preocupe, pois, ao responder, os responsáveis não terão acesso à sua identidade. Portanto, o sigilo e anonimato são absolutos e garantidos. Esperamos sua compreensão, apoio e parceria ao responder este questionário conduzido por colegas da Educação Física e seus orientandos. Participe aqui.



Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.