Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 187 - Julho 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
Clique Aqui para visualizar o Boletim 187 no site do CONFEF
CREF15/PI-MA fecha parceria com Universidade

A Universidade Ceuma, em parceria com a Seccional Maranhão do CREF15/PI-MA, lançou um edital com 45 vagas para profissionais licenciados em Educação Física que queiram cursar o Bacharelado em Educação Física. As inscrições para o curso, que terá duração de dois anos, podem ser feitas até o dia 22/07.

A presidente da Seccional, Denise Araújo [CREF 000080-G/MA], esteve presente na instituição no dia 15/06 para fechar a parceria com o reitor da CEUMA, o prof. Me. Saulo Martins. Também participaram do encontro o coordenador do curso de Licenciatura, prof. Me. Fabiano Furtado [CREF 000657-G/MA], e a coordenadora do Bacharelado, profa. Me. Daniela Flexa [CREF 000531-G/MA].

“Isso foi feito para atender a uma demanda do próprio Conselho Regional. Dessa forma, profissionais que possuem a licenciatura poderão fazer uma segunda graduação, cursando apenas as disciplinas complementares. Esperamos, com isso, contribuir para o desenvolvimento da profissão no nosso Estado”, explicou o reitor da universidade, Saulo Martins.

Fonte: Ceuma

Academia irregular é interdita em Goiânia

Uma academia que funcionava de forma irregular em Goiânia foi interditada, no final de junho, durante uma fiscalização do CREF14/GO-TO. O estabelecimento não tinha registro junto ao Sistema CONFEF/CREFs, tampouco profissional habilitado no momento da vistoria. Um leigo, suspeito de exercício ilegal da profissão, foi encaminhado à delegacia para abertura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

CREF Itinerante: O Conselho também esteve presente na cidade de Rio Verde, no interior do estado, promovendo uma série de atendimentos. Foram feitos parcelamentos de débitos, registros de pessoa física e jurídica, cadastramento de responsável técnico, emissão de cédulas de identidade profissional, entre outros.

Fonte: CREF14/GO-TO

Presidente do CONFEF conduz Tocha Olímpica em Joinville (SC)

A Tocha Rio 2016, como é chamada, está sendo conduzida por todo o Brasil, envolvendo todo o país no clima amistoso gerado pelo evento que desperta as atenções do mundo inteiro. Em 95 dias, 12 mil pessoas participarão do revezamento da Tocha, em mais de 300 cidades e 27 estados do país. Dentre esses condutores, estão incluídos Profissionais de Educação Física que fazem a diferença em suas cidades.

Esta semana, foi a vez do presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ], participar da cerimônia em Joinville (SC). No mesmo dia, os profissionais Delmar Alberto Tôndolo [CREF 001085-G/SC], Paulo Rogério Maes Junior [CREF 001385-G/SC], Benhur Rosado Sperotto [CREF SC- 000735-G/SC] e Ricardo Leonardo Borges [CREF 011473-G/SC] também tiveram a honra de conduzir a tocha olímpica em Santa Catarina.

A cobertura completa do evento e dos profissionais de Educação Física participantes poderá ser conferida na revista Educação Física, edições 60 e 61.

Boletim Eletrônico CONFEF
CREF8/AM-AC-RO-RR promove fiscalização na região do Alto Acre

Os municípios de Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia, localizados na região do Alto Acre (AC), foram alvos de uma ação de fiscalização e orientação realizada pelo CREF8/AM-AC-RO-RR. Oito academias e dois profissionais irregulares foram autuados.

A operação realizada na fronteira com a Bolívia teve como objetivo verificar denúncias feitas pela população, além de orientar profissionais de Educação Física e proprietários de estabelecimentos da área sobre a necessidade de atuar dentro da regularidade.

Dentre as infrações encontradas durante a visita dos agentes do CREF8 às academias dos municípios, as principais foram: equipamentos sem higiene e manutenção; profissionais atuando sem registro profissional; e estabelecimentos sem responsável técnico.

Em Brasiléia, um homem se que passava por profissional de Educação Física foi notificado por ministrar aulas de treinamento funcional, zumba e outros exercícios, para várias turmas em uma praça da cidade. Quando abordado pela fiscalização, o falso profissional confirmou que não possuía formação na área e foi conduzido à delegacia para registro de boletim de ocorrência.

Fonte: CREF8/AM-AC-RO-RR

Biblioteca CONFEF recebe novos exemplares


No mês de julho, a Biblioteca CONFEF recebeu a doação de novas obras que irão enriquecer, ainda mais, o nosso acervo. O livro “Núcleo de Apoio à Saúde da Família” traz, de maneira estruturada, importantes subsídios aos Profissionais de Educação Física quanto à sua atuação nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os conteúdos constantes na publicação, de autoria do profissional Paulo Sérgio Cardoso da Silva [CREF 011846-G/SC], visam contribuir com os profissionais que atuam ou pretendem atuar em programas da saúde, dando suporte ao desenvolvimento de suas atividades, com vista à segurança dos usuários. Entre em contato com o autor aqui.


Também recebemos uma coleção de cartilhas desenvolvidas pelo profissional João Carlos Silvestre da Silva [CREF 059514 G/SP]. As publicações têm como objetivo transmitir informações à população sobre várias alternativas de atividade física para intensificar o cuidado da Educação Física e, principalmente, para os trabalhos de prevenção de doenças, melhoria da condição física e psicológica. Para os Profissionais de Educação Física, há cartilhas para refletir sobre o trabalho, em especial para a atuação na academia de musculação. Entre em contato com o autor aqui.


Ciclo do Conhecimento inicia agenda de julho com debate sobre massagem

O Ciclo do Conhecimento de julho, oferecido pelo CREF4/SP, foi inaugurado com a palestra do Prof. Mestrando André Nessi [CREF 002377-G/SP] com o tema Técnicas de Automassagem e Massagem para uso em academias, escolas e empresas. O professor alertou a todos os presentes sobre a necessidade de se buscar clientes dos mais variados nichos e com as mais variadas necessidades.

Nessi apresentou uma série de terapias alternativas que estão no mercado atual, falou sobre o trabalho realizado nos SPAs, sobre os recursos manuais e até mesmo do histórico da massagem ao longo do tempo. Segundo ele, como reflexão, “massagear é compreender as diferenças, a imagem feminina, entre outras coisas”.

Fique por dentro da agenda do Ciclo do Conhecimento aqui.

Fonte: CREF4/SP

Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.