Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 189 - Agosto 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
Clique Aqui para visualizar o Boletim 189 no site do CONFEF
Diagnóstico Nacional do Esporte será tema de debate na Casa Brasil (RJ)

No próximo dia 17/08, às 10h, será realizada uma mesa redonda sobre o modelo do Sistema Nacional do Esporte e sobre os levantamentos feitos por meio do Diagnóstico Nacional do Esporte. O evento será realizado na Casa Brasil, localizada no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O Diagnóstico Nacional do Esporte é uma pesquisa inédita sobre o esporte no Brasil, que envolve quatro pilares: praticantes, infraestrutura, legislação e investimentos.

Quem irá conduzir o debate será a diretora de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani, que irá apresentar os principais dados referentes ao perfil dos praticantes e não praticantes de esporte e atividade física no Brasil, as metodologias que são adotadas para o levantamento da estrutura esportiva e para o financiamento público e privado, e, também falará sobre a legislação brasileira, de 1857 a 2013.

Fonte: Brasil 2016

CREF Itinerante leva serviços e cursos ao Maciço de Baturité (CE)

Entre os dias 24 e 27 de agosto, o CREF Itinerante estará no Espaço Cultural da Secretaria de Esporte e Cultura de Baturité. Desta vez, o CREF5/CE oferecerá cursos, palestras, serviços administrativos e assessoria jurídica a estudantes e profissionais de 12 municípios da região.

Como explica Jorge Henrique Monteiro [CREF 000077-G/CE], presidente do Conselho, a proposta do CREF Itinerante é descentralizar os serviços do órgão, contribuir para formação profissional, além de mobilizar os estudantes e Profissionais de Educação Física de municípios do Interior do Estado. Os interessados podem se inscrever pelo site do conselho.

Ação de ajustamento de conduta - Outra ação do CREF5/CE foi realizada na segunda quinzena de julho na cidade de Morada Nova, interior do Ceará. Os setores jurídico e de fiscalização do órgão reuniram-se com representantes legais das academias na Promotoria de Justiça da cidade. Do encontro foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que garante que as academias se comprometam a regularizar seu funcionamento referente ao exercício ilegal da profissão e à ausência de registro no prazo de 60 dias, sob pena de multa diária.

Fonte: CREF5/CE

Pesquisa: O Esporte e os Valores Olímpicos

Com o objetivo de descrever as associações que os Profissionais de Educação Física e do esporte fazem entre o esporte e outros fatores, o Prof. Otávio Gratão [CREF 121682-G/SP], da Escola de Educação Física - USP - Ribeirão Preto, está promovendo um questionário online.

A pesquisa, aprovada pelo comitê de ética da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, é anônima. Sendo solicitado apenas que o participante seja o mais sincero possível.

O questionário demora no máximo sete minutos para ser respondido e pode ser acessado aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas para o Prof. Otávio Gratão através do e-mail otavio.gratao@usp.br ou telefone: (16) 3315-0348.

Personal trainer é investigado no Mato Grosso

A Polícia Civil está investigando um personal trainer que atuava com um suposto diploma falso em uma academia de Cuiabá (MT). O profissional suspeito foi denunciado pelo CREF17/MT após o órgão identificar irregularidades no registro Profissional fornecido por ele. O homem foi detido e encaminhado para a Delegacia do Consumidor (Decon) para prestar esclarecimentos.

De acordo o CREF, o homem atuava há mais de um ano em uma academia da capital e dizia ter um registro profissional no estado do Rio de Janeiro. A situação levantou suspeita após o homem pedir transferência do registro para Mato Grosso. Ao tentar realizar a operação, o órgão verificou que o número de registro não existia.

De acordo com o presidente do CREF, Carlos Alberto Eilert [CREF 000015-G/MT], somente no primeiro semestre de 2016, oito pessoas que atuavam com diplomas falsos foram descobertos no estado. Ele explicou que os golpistas falsificam desde o Histórico Escolar até a assinatura da universidade.

O presidente alertou ainda que esse tipo de situação oferece grandes perigos para os alunos que se consultam com esses falsos profissionais. “O principal risco é em relação à saúde. O falso profissional, por não ter a formação adequada e necessária, pode recomendar exercícios errados e gerar lesões sérias como fissuras musculares ou até problemas incorrigíveis na coluna”, comentou.

Fonte: G1
Boletim Eletrônico CONFEF
Minicurso voltado para os profissionais do futebol é realizado pelo CREF16/RN

Na segunda quinzena de julho foi realizado um minicurso voltado aos Profissionais de Educação Física em Natal (RN). O objetivo do encontro foi promover a atualização e evolução dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais que atuam na área dos esportes, no sentido de atender às exigências atuais e científicas do futebol moderno. Dentre os temas foram citados: a estrutura do futebol - gestão, técnica, captação administrativa e o case do centro esportivo Ubaense.

A primeira parte do curso ocorreu no auditório da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal. Já o segundo dia ocorreu no Centro de Treinamento do ABC Futebol Clube, localizado em Ponta Negra. Durante o evento houve momentos teóricos e práticos ministrados pelo Professor Doutor Próspero Paoli [CREF OO4197-G/MG].

O profissional agradeceu o convite e reforçou a importância do contato com os profissionais. "O que eu pude perceber é o envolvimento, comprometimento, a dedicação e a responsabilidade que os participantes do curso tiveram, sempre prontos, e acima de tudo, entenderam perfeitamente os objetivos que nós pretendíamos com a metodologia, bem como os conteúdos".

Fonte: CREF16/RN
Conselho flagra falso profissional em ação

O CREF9/PR flagrou, no início de agosto, um leigo atuando como personal trainer em uma academia de Foz do Iguaçu (PR). O infrator não possuía formação superior em Educação Física, mas prescrevia treinamentos e era funcionário do estabelecimento. Ele foi conduzido pela Polícia Militar, que realizou um Boletim de Ocorrência e forneceu um Termo Circunstanciado por exercício ilegal de profissão.

O falso profissional havia solicitado o registro no Sistema CONFEF/CREFs, mas durante o processo de regularização foi constatada a falsidade na emissão do Diploma e do Histórico Escolar.

O Departamento de Fiscalização e Orientação do CREF9/PR realiza fiscalizações extensivas por todo o Paraná. Denúncias sobre Exercício Ilegal da Profissão ou outras irregularidades referentes à regulamentação da Educação Física podem ser feitas através do site www.crefpr.org.br, ou pelo telefone 0800 643 2667. Todas as denúncias são sigilosas.

Fonte: Portal Iguaçu

CREF13/BA-SE fecha academia em Serrinha (BA)

O CREF13/BA-SE fechou uma academia no município de Serrinha, em Julho, durante uma fiscalização de rotina. A visita ocorreu devido a uma grande demanda de denúncias recebidas. Dez estabelecimentos foram vistoriados e apenas duas academias foram identificadas em situação regular.

Ao todo, três academias foram multadas e uma foi fechada devido à ausência de um Profissional de Educação Física para supervisionar e orientar as atividades no local. “Durante a fiscalização, os agentes também se depararam com uma pessoa sem registro no Conselho exercendo atividades inerentes ao Profissional de Educação Física. Ela foi conduzida para a Delegacia de Polícia devido ao flagrante”, afirmou o Supervisor do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA-SE, Jailson Andrade [CREF 004564-G/BA].

Para denunciar irregularidades em academias e/ou com Profissionais de Educação Física, basta encaminhar o máximo de informações para o e-mail da fiscalização (fiscalizacao@cref13.org.br). É garantido o sigilo do denunciante.

Fonte: CREF13/BA-SE

Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.