Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 196 - Dezembro 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
Boletim Eletrônico CONFEF
CONFEF avança no programa Gespública

O ano de 2016 foi marcado pela implantação definitiva do Modelo de Excelência de Gestão Pública (MEGP) pelo Conselho Federal de Educação Física. Ao longo do ano, a equipe de colaboradores desenvolveu um intenso trabalho, aperfeiçoando processos, adotando novas práticas de gestão e acompanhando sistematicamente os resultados dos indicadores e dos planos de ação através das reuniões de avaliação de resultados. A manutenção do MEPG, pelo segundo ano consecutivo, culminou com o avanço de mais um nível na certificação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).

Boletim Eletrônico CONFEF

O Conselho, que em 2015 havia alcançado de forma inédita o nível 3, em novembro de 2016 recebeu o Certificado de Reconhecimento nível 4. Tendo sido atingido 441 pontos, em uma escala de 0 a 500 pontos. O reconhecimento da Secretaria de Gestão Pública (SEGEP), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que visa aperfeiçoar a gestão administrativa de instituições da administração pública, torna o CONFEF referência nacional dentre os Conselhos de Classe.

Luiz Fernando Bergamini, coordenador do Núcleo Estadual do GesPública no Rio de Janeiro, na companhia do Coordenador do PQRio, Eurico Marchon, foi o responsável pela entrega do certificado de Nível de Gestão e aproveitou a ocasião para cumprimentar o Conselho, na figura do presidente Jorge Steinhilber, pelo comprometimento demonstrado ao longo de 2016.

“Fiquei contente ao ver as melhorias realizadas na gestão do CONFEF. Os enfoques estão adequados para a maioria dos itens, bem como a disseminação das práticas e dos processos, o que atesta a pontuação atingida. Verifico que o aprendizado, o refinamento e a integração ocorrem em muitos itens, as práticas são coerentes com as estratégias do CONFEF e os resultados apresentam tendências favoráveis”, parabenizou Bergamini.

Quatro pessoas são flagradas durante a “Operação Catabolismo II”

Os municípios baianos de Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Cipó, Paripiranga e Nova Soure foram fiscalizados pelo CREF13/BA-SE entre os dias 25 e 27 de outubro, durante a segunda fase da “Operação Catabolismo II”.

“Nessa ação foram identificadas quatro pessoas no exercício ilegal da profissão, sendo que duas delas foram conduzidas ao Distrito Policial para as devidas providências”, ressaltou o supervisor do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA-SE, Jailson Andrade. Ao todo foram realizadas 16 visitas aos estabelecimentos que oferecem atividades físicas, duas multas foram aplicadas. Apenas um estabelecimento permaneceu fechado durante o tempo em que a equipe do DEOFIS esteve na região realizando o trabalho de fiscalização.

Fonte: CREF13/BA-SE

Boletim Eletrônico CONFEF
Mais de 50% das academias de Araguaína possuem irregularidades

Uma vistoria realizada pelo CREF/GO-TO em Araguaína, região norte do Tocantins, apontou que mais de 50% das academias de musculação da cidade apresentaram algum tipo de irregularidade ou ilegalidade. Entre os problemas encontrados estão a falta de registro do local e falsos profissionais. Quatro prédios foram totalmente interditados.

Boletim Eletrônico CONFEF

Das 45 academias fiscalizadas, 23 funcionavam de forma irregular. As que estavam sem responsável técnico e sem profissional habilitado foram fechadas e só serão abertas após a regularização. O vice-presidente do CREF/GO-TO, Bruno Matos [CREF 002319-G/GO], conta que foram encontrados profissionais em exercício irregular da profissão e falou sobre os riscos. "Temos vários casos de pessoas que já sofreram lesões, inclusive alguns casos mais extremos, de óbito, dentro das academias", contou.

Matos também deu uma orientação aos alunos matriculados nas academias da cidade: "Sempre procurar um profissional habilitado que esteja com o registro em dia com o Conselho e que vai exercer a profissão de forma ética e coerente, respeitando os limites de todos os alunos", alertou.

Fonte: G1

Câmara conclui votação e MP da Reforma do Ensino Médio vai ao Senado

A Câmara dos Deputados concluiu na última terça-feira, 13/12, a análise da Medida Provisória que reformula o ensino médio. Durante a sessão, os deputados aprovaram tornar obrigatória a inclusão dos estudos de Filosofia e Sociologia nessa fase de ensino.

Boletim Eletrônico CONFEF

O chamado "texto-base" da MP - que retomou a obrigatoriedade das disciplinas de Educação Física e Artes, foi aprovado na semana passada, mas, para concluir a análise da medida, os deputados precisavam votar sugestões de alteração à proposta original. A matéria será votada agora pelo Senado Federal.

Fonte: Câmara dos Deputados

Fiscalização do CREF16/RN atinge todos os municípios do RN

O Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF16/RN atingiu, no mês de outubro, a meta de visitar 100% dos municípios do estado do Rio Grande do Norte. A equipe esteve, durante todo ano, nos 167 municípios (em muitos deles por várias vezes) fazendo um trabalho de Orientação e Fiscalização às pessoas físicas e jurídicas. Escolas, academias, praças e competições foram verificadas. Após o trabalho de Orientação outras providências já foram e estão sendo tomadas.

Foram encontradas 297 pessoas jurídicas e 105 pessoas físicas sem registro no Conselho. Na sua grande maioria a orientação foi de interromper imediatamente as atividades, outros tiveram prazos concedidos para corrigir irregularidades, e destas, 59 pessoas jurídicas e 39 pessoas físicas foram denunciadas ao Ministério Público.

“O dever do CREF16/RN é fiscalizar o exercício profissional da Educação Física em defesa da sociedade beneficiária de atividades físicas e esportivas. Não nos interessa fechar academias ou proibir ninguém de trabalhar, porém é necessário o cumprimento da legislação”, afirma Francisco Borges [CREF 001001-G/RN], Presidente do CREF16/RN.

Fonte: CREF16/RN

CREF1/RJ-ES promove capacitações para profissionais no RJ

Boletim Eletrônico CONFEF
No início do mês, o CREF1/RJ-ES promoveu duas capacitações no Rio de Janeiro. Os treinamentos foram oferecidos gratuitamente para Profissionais de Educação Física registrados no Conselho.

O primeiro foi um workshop de salvamento e prevenção no mar, que abordou a preparação física para o mar e os primeiros socorros no afogado. O segundo foi o curso de Atendimento de Emergência e Suporte Básico de Vida (AESBV), na Academia Fórmula Rio Shopping, em Jacarepaguá.

Fonte: CREF1/RJ-ES



Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.