Segunda-feira, 26 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 197 - Dezembro 2016
Boletim Eletrônico do CONFEF
Conselho Regional de Educação Física é criado em Sergipe e Alagoas

Os Profissionais de Educação Física de Sergipe e Alagoas contam agora com um Conselho Regional próprio: o CREF19/AL e o CREF20/SE. Em Sergipe, através de solenidade realizada no auditório do Museu Olímpio Campos foi formalizada a desvinculação como Seccional do CREF13/BA e empossado o presidente Gilson Dória [CREF 000011-G/SE], bem como os novos conselheiros efetivos e suplentes.



Já a presidência do CREF19/AL ficou sob a responsabilidade do Professor Carlos Eduardo L. R. de Oliveira [CREF 000745-G/AL]. A intenção com a criação dos dois novos conselhos é que se possa desenvolver um trabalho ainda mais eficiente em defesa da saúde, da melhoria da qualidade de vida e das campanhas que marcaram a entidade e, principalmente pela defesa do Profissional de Educação Física.

"Hoje estamos felizes. Os profissionais de Educação Física mais felizes ainda, porque estamos conquistando uma vitória, transformando um sonho de 18 anos em realidade. Nesse período de luta muitas conquistas foram alcançadas. Muitas campanhas vitoriosas deflagradas, todas com o foco no fortalecimento da entidade", comentou Gilson Dória.

Falso profissional é flagrado durante fiscalização do CREF1/RJ-ES

Durante operação deflagrada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, fiscais do CREF1/RJ-ES flagraram um estudante de Educação Física supervisionando três clientes no salão de musculação de uma academia do Centro. Pela ausência de formação e registro, o estudante irá responder ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão, no art. 47 da Lei de Contravenções Penais.

Na operação também foram comprovadas outras oito irregularidades nas academias da região. Foram encontrados dois estabelecimentos sem registro no Conselho e sem Responsável Técnico, duas salas desprovidas de Profissional, dois profissionais atuando fora da área de habilitação, um profissional com pendência administrativa e outro estabelecimento inadimplente de suas obrigações estatutárias.

Os estabelecimentos irregulares foram notificados pelo CREF1/RJ-ES e responderão ao Departamento Jurídico e os Profissionais à Comissão de Ética.

Atenção - Antes de iniciar uma atividade física, é necessário verificar se o profissional que ministra as aulas é registrado no Conselho Regional de Educação Física, para isso, basta pedir o número do CREF. Também é possível verificar no site do CREF ou do CONFEF, através do nome completo do profissional, se ele possui registro.

Fonte: Angra News

Boletim Eletrônico CONFEF
CREF6/MG realiza Simpósio de Esporte na Escola

Com o objetivo de reconhecer, incentivar e contribuir para a evolução da prática esportiva no ambiente escolar, seus valores e seu caráter formador, o CREF6/MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), realizou nos dias 14 e 15 de dezembro o V Simpósio de Esporte na Escola: O Ensino das Ginásticas. O Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF, Ricardo Catunda [CREF 000001-G/CE], esteve presente no evento e foi um dos palestrantes.

“Eu diria que, hoje, esse tipo de evento deveria ser um modelo para o Brasil. Não vejo outra forma de mudar a realidade nas escolas que não seja através de programas de capacitação, formação de professores e valorização de suas boas práticas. Parabenizo o CREF6/MG, e que esse programa possa ser trabalhado em uma perspectiva nacional”, declarou o Prof. Dr. Ricardo Catunda.

O Simpósio de Esporte foi criado em 2007 e é promovido a cada dois anos com o objetivo de reconhecer e premiar as boas práticas esportivas por meio da intervenção do Profissional de Educação Física no ambiente escolar.

O CREF6/MG conta com o apoio da SEE/MG na aproximação dos Profissionais e comunicação com as 47 Superintendências Regionais de Ensino. “Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental. Anseio espalhar essa boa prática do CREF6/MG junto aos outros Conselhos Regionais e que isso possa ser no futuro um elemento de junção de um grande momento da Educação Física Escolar no Brasil, com a participação de todos os Estados e Regiões. Eu acredito que isso muda a Educação Física e legitima a nossa prática”, reforçou Catunda.

Fonte: CREF6/MG

Seis estabelecimentos esportivos são fechados no Sudoeste baiano

Durante a terceira “Operação Sufoco”, o CREF13/BA fechou seis estabelecimentos esportivos localizados no sudoeste baiano. A ação ocorreu no período de 21/11 a 02/12, e percorreu os municípios de Guanambi, Brumado e Caetité.

Os Agentes de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA-SE realizaram 90 visitas a academias, escolas, estúdios e ambientes ao ar livre. Ao todo, 69 profissionais foram fiscalizados e dez pessoas foram flagradas no exercício ilegal da profissão, sendo que três delas foram conduzidas para a delegacia.

A ação contou com a participação de quatro agentes do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA-SE e também com o apoio de equipes da Polícia Civil e Militar. Além dos seis estabelecimentos que foram fechados por não possuírem Profissionais de Educação Física, cinco multas também foram aplicadas, sendo que uma delas foi destinada a um Responsável Técnico que permitiu a atuação profissional de uma pessoa leiga na academia.

Para denunciar irregularidades em academias e/ou com Profissionais de Educação Física, basta encaminhar o máximo de informações para o e-mail da fiscalização (fiscalizacao@cref13.org.br). É garantido o sigilo do denunciante.

Fonte: CREF13/BA-SE

CREF12/PE-AL participa de Simpósio Internacional em Porto de Galinhas (PE)

De 8 a 10 de dezembro, Porto de Galinhas recebeu a 2ª edição do Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. A edição de 2016 trouxe o tema “Estilos de vida e eventos sanitários contemporâneos em saúde pública" e teve como objetivo disseminar os conhecimentos produzidos na área da saúde, oportunizando a troca de experiências, além de analisar os resultados dos estudos voltados a atividade física e saúde.

Durante o evento, o CREF12/PE-AL promoveu uma Ação Itinerante na qual os Profissionais de Educação Física e representantes de estabelecimentos da região puderam aproveitar os serviços que são oferecidos na sede do Conselho.

A abertura do Simpósio, em 08/12, contou com a presença de diversos estudantes e profissionais, além de professores de universidades nacionais e internacionais. A Vice-Presidente do CREF12/PE-AL, Carolina Maciel [CREF 000390-G/PE], convidada a compor a mesa formada na solenidade, ressaltou a relevância do evento e a importância da atuação do Profissional de Educação Física na área da saúde.

Fonte: CREF12/PE-AL

Presidente do CREF18/PA-AP recebe homenagem da Polícia Militar do Pará



No dia 20/12, o Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Pará homenageou o Presidente do CREF18/PA-AP, Cristiano de Miranda Gomes [CREF 001982-G/PA], pelos serviços prestados em prol da sociedade paraense. A entrega da Comenda foi realizada pelo Coronel Leão Braga na sede da corporação.

Fonte: CREF18/AP-PA







Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.