Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 198 - Janeiro 2017
Boletim Eletrônico do CONFEF
Curso de socorros urgentes em academias e escolas é realizado em Pau dos Ferros (RN)

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, na cidade de Pau dos Ferros, o CREF16/RN realizou o Curso Básico de Socorros Urgentes em Academias e Escolas.

O evento teve a coordenação do Conselheiro Evilácio Jocas Junior [CREF 002777-G/RN], além do apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Saúde. O curso foi ministrado pelo Profissional de Educação Física, Bombeiro Militar e Enfermeiro Thiago Santos de Araújo [CREF 000991-G/RN].

“O curso teve boa participação, conteúdo amplo e didática apropriada. Nossa intenção é buscar novas parcerias para que o curso possa alcançar o maior número de cidades do estado, e assim, capacitar de maneira eficaz os Profissionais de Educação Física”, afirmou o presidente do CREF16/RN, Francisco Borges de Araújo [CREF 001001-G/RN].

Fonte: CREF16/RN

Justiça determina o fechamento de academia irregular em João Pessoa (PB)

A juíza da 3ª Vara da Justiça Federal na Paraíba, Cristina Maria Costa Garcez, determinou o fechamento de um estabelecimento localizado em João Pessoa, na Paraíba. A decisão foi favorável a uma Ação Civil Pública impetrada pelo CREF10/PB após constatar que a academia funcionava irregularmente desde o ano de 2014.

A equipe de fiscalização do CREF10/PB visitou a academia cinco vezes e em todas as ocasiões a autuou por infração administrativa, chegando a decretar o impedimento do funcionamento de suas atividades. No entanto, o estabelecimento continua desempenhando suas atividades sem atender a determinação de promover o seu registro profissional e de manter no seu quadro funcional um responsável técnico apto a atuar no acompanhamento das atividades físicas desenvolvidas pelos usuários que frequentam a academia.

A magistrada estabeleceu a suspensão das atividades da empresa até o devido registro perante o CREF10/PB, cominando-se multa diária para o caso de descumprimento imotivado da decisão. Caso a academia ignore a decisão, medidas mais gravosas podem ainda serem adotadas para que se dê efetividade à decisão liminar. Além da multa, a juíza pode determinar, com base no Novo Código de Processo Cível (NCPC) o impedimento de atividade nociva, podendo, caso necessário, requisitar o auxílio da Polícia Federal para interdição do local.

Fonte: CREF10/PB

Denúncias provocam fiscalização em academias do Amapá

Cerca de 70 academias de Macapá e Santana começaram a ser fiscalizadas pelo CREF18/PA-AP na primeira semana de janeiro. A inspeção foi provocada por denúncias feitas à instituição, informando irregularidades administrativas e de profissionais nas empresas.

De acordo com o presidente do CREF18/PA-AP, Cristiano Gomes [CREF 001982-G/PA] , a fiscalização conta com a atuação da polícia para identificar as irregularidades. “Temos recebido uma série de denúncias aqui no estado e viemos fazer a averiguação. Já tivemos um trabalho de orientação e agora, em cooperação com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC), vamos verificar se as empresas estão prestando serviço de qualidade e segurança. Recebemos diversas denúncias”, informou.

Segundo o presidente do conselho, foram encontradas pessoas exercendo a profissão sem habilitação, tais como recepcionistas atuando como Profissionais de Educação Física; estagiários assumindo turmas; além de academias que não estão registradas no Conselho.

Além da inspeção, que começou por uma academia no bairro Santa Rita, em Macapá, o Conselho também fará a regularização profissional. A fiscalização percorrerá, também, as academias da capital e de Santana.

Fonte: G1

Boletim Eletrônico CONFEF
CREF2/RS entrega Cédula de Identidade Profissional durante formatura

Com o intuito de agilizar o procedimento de registro de recém-formados, o CREF2/RS, a partir de agora, irá entregar a Cédula de Identidade Profissional (CIP) durante o ato solene de formatura, para todos que assim desejarem. A solicitação, que tem que ser feita pela Instituição de Ensino Superior com o mínimo de 30 dias de antecedência à cerimônia, precisa contemplar pelo menos cinco recém-formados por colação de grau. O convite oficial da formatura – com data, local e horário – e a nominata da turma em folha timbrada também precisam ser anexadas ao pedido.

Além disto, a Comissão de Formatura ou a Instituição de Ensino Superior necessitam providenciar junto aos formandos os seguintes documentos, que precisam ser enviados ao CREF2/RS igualmente com 30 dias de antecedência à formatura: requerimento de registro de graduado (disponível no site do CREF2/RS); cópia autenticada do RG e do CPF ou da CNH; duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente e com fundo branco; comprovante original do pagamento da taxa de inscrição do CONFEF (obtida no site do CREF2/RS) e cópia simples do comprovante de residência. O envio do Histórico Escolar Universitário, contendo a carga horária total cursada, a data de autorização e de reconhecimento do curso, bem como a data de ingresso e de conclusão, também é obrigatório.

Para a solenidade, o CREF2/RS enviará um Conselheiro representante para a entrega das CIPs. No momento de recebimento, o graduado deverá assinar o Termo de Responsabilidade Ético-profissional. Para a emissão da Cédula, também será necessário coletar a digital de cada um dos formandos, o que poderá ser feito de duas formas: comparecendo ao CREF2/RS ou agendando com o Conselho para que um funcionário se dirija até a Instituição de Ensino Superior para efetuar o procedimento.

Para mais informações, confira a Portaria 2016/00352.

Fonte: CREF2/RS

Presidente do CREF12/PE-AL recebe homenagem do Panathlon Club Recife

O Panathlon Club Recife promoveu, no dia 15/12, na sede da Prefeitura da Cidade do Recife, uma homenagem feita a personalidades que se destacaram por suas contribuições à Educação Física e ao desporto, a nível municipal, estadual e nacional, de forma ininterrupta.

Dentre uma lista de profissionais que concorreram, o Panathlon Recife escolheu para a entrega do troféu a presidente do CREF12/PE-AL, Nadja Harrop [CREF 000288-G/PE], e o vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro [CREF 000139-G/PE], pelo trabalho que desenvolveram ao longo de suas trajetórias e pelas inúmeras contribuições em suas áreas de atuação.

Em sua fala de agradecimento, a presidente Nadja Harrop relembrou sua trajetória de dedicação ao esporte e à Educação Física, como atleta e técnica de basquete, como dirigente da Federação Pernambucana de Basquete (FPB), da Federação Acadêmica Pernambucana de Esporte (FAPE), servidora da prefeitura do Recife, do estado de Pernambuco e a frente do CREF12/PE-AL, e ressaltou aos presentes o importante papel que o Profissional de Educação Física desempenha na sociedade.

O Prof. Warlindo Carneiro também agradeceu a homenagem historiando sua trajetória no esporte e na Educação Física. O secretário de Esportes, Luiz Henrique Lira, lembrou aos presentes como a Educação Física é importante no ensino escolar, e se colocou à disposição para contribuir com o trabalho do Conselho.

Fonte: CREF12/PE-AL

Yane Marques assume a secretaria-executiva de Esportes em Recife (PE)

Atleta e Profissional de Educação Física, a pernambucana Yane Marques [CREF 006457-G/PE] começa o ano de 2017 com muitas mudanças e desafios. Além de encarar uma temporada esportiva mais tranquila, após os Jogos Olímpicos do Rio-2016, ela assumiu em janeiro o cargo de secretária-executiva de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife.

O convite para assumir a secretaria-executiva pegou a atleta de surpresa. Para ela, a nova função surgiu em um momento adequado na sua carreira. Isso porque, há pelo menos dois anos Yane planeja sua aposentadoria do alto rendimento e estuda novas possibilidades de utilizar a experiência nos bastidores do âmbito esportivo. Agora, como gestora, a pentatleta terá novos desafios na administração da cidade.

Graduada em Educação Física, a profissional reconhece o poder do esporte na vida das pessoas. "Eu sou professora de Educação Física e defendo que o esporte enquanto ferramenta de educação é muito eficiente. As crianças que iniciam uma vida ativa têm um futuro produtivo e uma carreira exitosa", afirmou.

Fonte: JC Online

Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.