Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 200 - Fevereiro 2017
Boletim Eletrônico do CONFEF
Operação Verão” fecha academias e enquadra ilegais em Salvador (BA)

Cinco academias foram fechadas, treinamentos físicos foram interrompidos nas praias de Salvador e sete pessoas foram encaminhadas para a Delegacia após terem sido flagradas no exercício ilegal da Profissão pelo CREF13/BA durante a Operação Verão. A ação, que conta com o apoio da Policia Civil (Decon) e do Procon, ocorre desde o dia 07/02 na capital baiana.

“A intenção do Conselho é dobrar a fiscalização durante a estação do ano mais requisitada pelos adeptos dos esportes e consequentemente pelas pessoas mal-intencionadas, que se aproveitam dessa procura para exercer ilegalmente a Profissão”, afirmou o Presidente CREF13/BA, Paulo César Vieira Lima [CREF 000481-G/BA].

Na orla soteropolitana foram percorridas as praias localizadas em Patamares e no Jardim de Alah, além das academias situadas nos bairros do Cabula, Vale do Matatu, Mussurunga e São Cristovão.

As denúncias de exercício ilegal da profissão podem ser enviadas para o Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA), através do site: www.cref13.org.br. O contato com o CREF13/BA também pode ser estabelecido através do telefone 71 3351-7120.

Fonte: CREF13/BA-SE

Conselho faz mutirão para regularização de profissionais no interior do Amazonas

O CREF8/AM-AC-RO-RR iniciou, este mês, um projeto chamado CREF Itinerante. A iniciativa pretende levar ao interior do Amazonas serviços básicos oferecidos pela instituição, como a regularização dos profissionais da área, cursos e ações de fiscalização e orientação.

“O CREF Itinerante pretende levar os serviços de fiscalização, orientação, atendimento profissional, emissão e renovação de cédulas profissionais, renegociação de débitos, emissão de boletos, além de cursos para os profissionais”, afirmou o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo [CREF 000964-G/AM].

Ainda segundo ele, a ideia do projeto surgiu após constatar a necessidade que a população do interior do Estado tinha em manter contato e a situação regularizada.

“Há uma certa quantidade de profissionais registrados nos municípios do interior, porém o Conselho quer estar mais próximo dessa população que, em certas ocasiões, necessita de algum serviço ofertado pelo CREF8”, disse.

A primeira cidade a receber os serviços do CREF Itinerante será Parintins, agora em fevereiro. Em seguida, Itacoatiara e Manacapuru também serão atendidas. Os próximos destinos ainda serão definidos.

Fonte: CREF8/AM-AC-RO-RR

CREF11/MS é recebido por Secretários de Educação em sete municípios

O presidente do CREF11/MS, Ubiratam Brito de Mello [CREF 000527-G/MS], percorreu durante a última semana, sete municípios do estado com o objetivo de apontar a importância da Educação Física Escolar. Durante as visitas, o presidente do Conselho esteve reunido com os Secretários de Educação de cada município do Mato Grosso do Sul.

Em Naviraí, a reunião ainda contou com a presença do promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Paulo da Graça Riquelme Macedo Junior. O município reduziu o número de aulas de Educação Física nas fases iniciais, mas após o encontro, os gestores se comprometeram a retomar as aulas no segundo semestre deste ano.

Nos demais municípios, Ubiratam Brito de Mello ressaltou com os Secretários de Educação a atuação do Profissional de Educação Física e a importância de constar nos editais de convocação a obrigatoriedade do registro profissional.

"Foram reuniões produtivas. Como em vários municípios iniciaram novas gestões, fomos levar aos prefeitos e secretários algumas questões da Educação Física para reafirmar o compromisso. Ainda vamos visitar todo o Estado", declarou o presidente do CREF11/MS.

Fonte: CREF11/MS

Boletim Eletrônico CONFEF
CREF1/RJ-ES realiza blitz nas praias do RJ e flagra 37 exercícios ilegais

Mais de 200 diligências foram realizadas durante a Operação LOST, realizada pelo CREF1/RJ-ES, entre 9 e 31 de janeiro, na orla de Icaraí, São Francisco, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Pedra de Guaratiba, Ilha do Governador e Zona Sul do Rio de Janeiro. Foram comprovados 37 exercícios ilegais da profissão, além de irregularidades em empresas e profissionais que atuam na praia. Além de combater atividades ilegais, a operação teve o objetivo de garantir à sociedade mais qualidade e segurança na prática de exercícios físicos nas areias.

Dos exercícios ilegais constatados pelos fiscais do Conselho, 22 foram em Treinamento Funcional, dois em Corrida, oito em Futevôlei, um em Beach Tennis, um em Natação, um em Personal Trainer e dois em Vôlei. Também houve um encaminhamento para 42º DP do Recreio dos Bandeirantes e outro para 81ªDP de Itaipu em Niterói. Durante a fiscalização, foram comprovados oito casos de inadimplências de Pessoa Jurídica, 25 profissionais com pendências administrativas, 30 casos de ausência de responsável técnico e 14 profissionais atuando fora de sua área de habilitação.

Todos os casos de exercício ilegal, caracterizado quando uma pessoa sem formação superior em Educação Física e registro no Conselho se encontra à frente de qualquer atividade física, serão encaminhados ao Ministério Público. As empresas notificadas serão convocadas a prestar esclarecimentos no Departamento Jurídico do Conselho e regularizar a situação.

Fonte: CREF1/RJ-ES

Sportsappsmobile: Esporte e Tecnologia no Facebook



O Sportsapps mobile é uma página no Facebook dedicada a informar o Profissional de Educação Física sobre as mais avançadas tecnologias no mercado. São informações sobre aplicativos móveis, equipamentos, internet das coisas, big data, sensores e outras soluções que abrem novas possibilidades para o profissional de Educação Física. Conheça o mundo da inovação no esporte, visite a página aqui.



Ex-BBB é indiciado por usar diploma de Educação Física falso, diz polícia

Um ex-participante do reality show Big Brother Brasil, prestou depoimento à Polícia Civil, na última sexta-feira, 10/02, em Goiânia, por acusação de uso de um diploma de Educação Física falso. Segundo o delegado Eli José de Oliveira, titular do 4º DP da capital, Rodrigo Carvalho confessou o crime e foi indiciado. No entanto, foi liberado após a oitiva e vai responder ao inquérito em liberdade.

Ao G1, o advogado de Rodrigo, Hildebrando Loures de Mendonça, disse que seu cliente é inocente e, sem dar maiores explicações, afirmou: "Ele é vítima".

O delegado afirmou que Rodrigo já vinha sendo investigado há algum tempo depois que denúncias foram feitas à delegacia. "Nós o intimamos e, no depoimento, ele admitiu que comprou o diploma por R$ 4,5 mil para ministrar aulas em uma academia de Goiânia", disse o delegado ao G1.

Oliveira agora está investigando quem teria vendido o diploma para Rodrigo. O ex-BBB foi enquadrado no artigo 304 do Código Penal, que versa sobre uso de documentos falsos. Porém, como não houve flagrante, ele não foi preso e responderá em liberdade. Se condenado, pode pegar de 1 a 5 anos de prisão. Além disso, ele também será investigado por exercício irregular da profissão.

Fonte: G1

Profissional de Educação Física assume Secretaria em Sidrolândia (MS)

Mais um Profissional de Educação Física chega à frente de uma Secretaria de Esportes no país. No município de Sidrolândia, situado no estado de Mato Grosso do Sul, o Profissional Sandro Luiz Gonzaga [CREF 005015-G/MS] tomou posse para cargo máximo da Secretaria de Esportes.

“Fico feliz em ocupar um cargo que exige conhecimentos técnicos, diferente do que vinha acontecendo não só em minha cidade como em muitas outras. Acredito que eu poderei, assim como a minha colega do Rio Grande do Sul (veiculado na última edição do boletim), ampliar e dar créditos à nossa profissão”, afirmou Sandro Luiz.

Biblioteca CONFEF recebe primeiro anuário esportivo do país

Este mês, a Biblioteca CONFEF foi contemplada com o primeiro anuário do esporte brasileiro. A iniciativa da Sou do Esporte reuniu mais de 40 líderes de opinião de vários segmentos esportivos. Jens Andersen (Play the Game - Dinamarca), Lars Grael, Luiz Lima [CREF 019660-G/RJ] (Secretário Nacional de Alto Rendimento), Magic Paula [CREF 047108-G/SP], Andre Heller [CREF 025238-P/MG], Clodoaldo Silva, Nalbert Bittencourt, Daniel Mourão (UFC), Lamartine DaCosta [CREF 000118-G/RJ], Arnon de Mello (NBA), Andrew Parsons são alguns dos nomes que ilustram a publicação.

Com cerca de 300 páginas, as lideranças de diferentes segmentos falam sobre governança, marketing, doping, violência nos estádios, desporto militar, paradesporto, educação, responsabilidade social, valores do esporte, legado olímpico, mídias e esporte, refugiados, legislação desportiva e muito mais.

A última parte da publicação traz as “Páginas Verdes”, cujo conteúdo foi elaborado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Lá constam nomes, endereços, telefones, e-mails e websites de confederações olímpicas, reconhecidas, não olímpicas e modalidades paralímpicas; cursos latu senso, de extensão, de mestrado, de doutorado e graduação tecnológica relacionados a esportes; entidades sem fins lucrativos; e do poder público.

O Anuário SDE 2016 pode ser encomendado pelo e-mail: soudoesporte@soudoesporte.com.br

Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.