Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 201 - Fevereiro 2017
Boletim Eletrônico do CONFEF
Formandos recebem Cédula de Identidade Profissional em colação de Grau no RN

Duas Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Norte realizaram a entrega de Cédulas de Identidade Profissional no momento da colação de grau no mês de fevereiro. No dia 14/02, a Universidade Potiguar (UNP) realizou a cerimônia, e no dia seguinte, 15/02, foi a vez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Presidente do CREF16/RN, Francisco Borges de Araújo [CREF 001001-G/RN], acompanhado da Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional, Conselheira Rosa Mendonça [CREF 000113-G/RN] e do Coordenador Evândalo Macedo [CREF 000031-G/RN], entregou mais de 100 Cédulas aos novos Profissionais de Educação Física do estado.

Ao receberem o Diploma de graduação, os novos Licenciados e Bacharéis receberam também a Cédula de Identidade Profissional, e saíram da solenidade já aptos ao exercício legal da Profissão. Isso se tornou possível graças a uma parceria que existe entre o CREF16/RN e as IES.

 

Fonte: CREF16/RN

CREF vence ação movida por formando oriundo de IES não reconhecida pelo MEC

Após ter o pedido de registro profissional negado pela Seccional Maranhão do CREF15/PI-MA, um formando oriundo de instituição não reconhecida pelo Ministério da Educação, moveu uma ação contra o Conselho pretendendo obter provimento jurisdicional que lhe assegurasse o registro.

O Juiz Federal, José Valterson de Lima, no entanto, entendeu que “não merece trânsito o pleito formulado pelo Impetrante, haja vista que a portaria juntada aos autos com o intuito de comprovar o reconhecimento do curso de Educação Física, na modalidade bacharelado à distância, na verdade demonstra o reconhecimento, pelo MEC, do curso de Educação Física, na modalidade licenciatura, no âmbito presencial”.

Com tais considerações, foi indeferido o pleito liminar e, o CREF15/PI-MA, em seu trabalho de coibir registros com diplomas falsos ou emitidos por Instituições de Ensino Superior que não possuem autorização do MEC para atuar fora do município sede da instituição, saiu vitorioso.

Fonte: CREF15/PI-MA

 

Comissão de Educação da Câmara de Dourados (MS) recebe membros do CREF

A Comissão de Educação da Câmara de Dourados se reuniu, no dia 20/02, com a Associação dos Profissionais de Educação Física (APEFD) para discutir algumas mudanças na organização da grade curricular na educação física do município.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão Idenor Machado e membro vereador Sergio Nogueira. O vice-presidente da Comissão, vereador Elias Ishy foi representado por sua assessoria.

Durante a reunião, a Conselheira do CREF11/MS e também membro APEFD, Mariza Araujo [CREF 001680-G/MS] entregou a Comissão um documento que reivindica atendimento pleno na área de conhecimento da Educação Física Escolar, na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados, para assim garantir a construção de conhecimento, uma educação de qualidade, respeitando o direito do aluno. A Associação propõe duas aulas semanais por professor licenciado em Educação Física com registro no respectivo conselho, também pede que a disciplina seja integrada à proposta pedagógica da escola, e que seja componente curricular obrigatório da educação básica.

“Nós professores de Educação Física, devidamente habilitados, não podemos aceitar que uma pessoa que não tem formação alguma atue como professor, queremos respeito com a nossa profissão”, afirma Mariza Araujo.

A Comissão de Educação garantiu apoio à Associação e pediu que eles encaminhassem as reivindicações ao Conselho Municipal de Educação e colocou a Tribuna da Câmara à disposição da classe para que eles possam expor suas reivindicações. “Estamos nos colocando à disposição para ajudar a classe no que for preciso, inclusive abrindo espaço para que a Associação dos Profissionais de Educação Física use a tribuna da Câmara para expor suas propostas para garantir seus direitos”, diz Idenor Machado.

Fonte: Agora MS

Boletim Eletrônico CONFEF
CREF3/SC lança campanha de orientação sobre a prática de atividades físicas ao ar livre

A prática de atividades físicas ao ar livre vem crescendo entre os que buscam o contato com a natureza ou preferem uma vista diferente a cada dia. Muito mais do que fugir da rotina, a atividade libera no organismo níveis mais elevados de substâncias que melhoram o humor, além de aumentar a oxigenação cerebral. No entanto, não basta apenas colocar roupa e tênis adequados e sair por aí, é fundamental a orientação de um profissional de Educação Física registrado para que a segurança do exercício seja mantida. É esse o mote da nova Campanha do CREF3/SC, que traz informações sobre a contratação de assessorias esportivas como suporte aos exercícios físicos. Para a atuação, as assessorias esportivas devem ser registradas no CREF3/SC e precisam de profissional registrado para ministrar aulas.

A campanha foi lançada no dia 16/02, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, no Ecoparque, em Chapecó e na Beira Rio, em Joinville, nas proximidades do Complexo Centreventos Cau Hansen, com a distribuição de folders, orientação aos praticantes e fiscalização nas assessorias presentes. A campanha será permanente nos parques públicos das cidades catarinenses com praticantes de atividades físicas. A campanha é uma parceria com a Federação Catarinense de Atletismo e a ATC-Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina, que também farão a distribuição do material em suas ações.

Fonte: CREF3/SC

Concurso em Fortaleza só com diploma e registro profissional

Após ação ingressada pelo CREF5/CE, a juíza Cíntia Menezes Brunetta, da 6ª Vara Federal, emitiu sentença favorável aos Profissionais de Educação Física aprovados em concurso do município de Fortaleza (CE) para contratação temporária de profissionais da área de saúde.

Com alteração no edital nº 033/2016, os candidatos aprovados para o cargo de professor de Educação Física do Município de Fortaleza devem apresentar, além do registro profissional no CREF5/CE, diploma de Graduação Plena em Educação Física, regulado pela Resolução MEC - CFE 03/87 - (Licenciatura Plena - Habilitação para atuação - Área Formal de Ensino/Educação Básica e suas modalidades), e/ou diploma de Graduação em Educação Física - CNE 07/2004,(habilitação para atuação na área não forma de ensino – Bacharelado).

Entenda o caso - O município de Fortaleza havia publicado o Edital nº 033/2016, que trata de seleção pública destinada à contratação temporária de profissionais da área de saúde, neles incluído o de Profissional de Educação Física. O edital, no entanto, apresentava inúmeras irregularidades, como a permissão de atuação de profissionais formados em outras áreas diversas da Educação Física, em contraponto à legislação pertinente sobre o tema.

CREF12/PE realiza entrega de CIPs durante colação de grau

Os formandos do curso de Bacharelado em Educação Física, da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL), localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, receberam a Cédula de Identidade Profissional (CIP) durante a Colação de Grau, no dia 24/01.

A prática, já realizada anteriormente em outras instituições, tem sido intermediada pela Conselheira Suely Morais [CREF 000187-G/PE] e visa facilitar o processo de registro dos novos Profissionais de Educação Física, além de aproximar o CREF12/PE das Instituições de Ensino Superior.

Toda a turma dos formandos de 2016.2 deu entrada no Registro no Sistema CONFEF/CREFs e pode receber a CIP juntamente com o diploma, entregues pelo coordenador do curso, o Prof. Elias de Deus [CREF 000195-G/PE], durante a solenidade que aconteceu na quadra da instituição. Previamente, os recém-formados também receberam um kit com material informativo do CREF12/PE.

Para o coordenador do curso, “o CREF12/PE teve importante participação na Colação de Grau da FACOL por proporcionar que os egressos já saíssem de lá habilitados a exercerem a Profissão de forma legal”, afirma o Prof. Elias.

A solenidade contou ainda com a presença do diretor da instituição, Túlio Duarte, professores e familiares dos formandos.

Fonte: CREF12/PE-AL

Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.