Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 206 - Maio 2017
Boletim Eletrônico do CONFEF
CONFEF recebe visita de avaliadores do PQRio

Boletim Eletrônico CONFEFNa última terça-feira, 09/05, o CONFEF recebeu a visita técnica da equipe de avaliadores do Prêmio Qualidade Rio (PQRio). Após a implantação definitiva do Modelo de Excelência de Gestão Pública (MEGP), o Conselho participará pela primeira vez da premiação, competindo segundo os preceitos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com as organizações públicas e privadas de destaque no Rio de Janeiro.

O Conselho, que em 2015 havia alcançado de forma inédita o nível 3 na certificação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), em novembro de 2016 recebeu o Certificado de Reconhecimento nível 4. Tendo sido atingido 441 pontos, em uma escala de 0 a 500 pontos. O reconhecimento da Secretaria de Gestão Pública (SEGEP), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, tornou o CONFEF referência nacional dentre os Conselhos de Classe, habilitando-o a participar da premiação.

Para o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ], a visão externa dos avaliadores foi importante para promover a reflexão a respeito do trabalho que vem sendo realizado desde 2015 - quando o GesPública foi implantado na entidade. "Os principais ganhos com a adoção do programa foi a mensuração das atividades e a integração dos colaboradores, o que contribuiu para a melhoria do funcionamento do Conselho", indicou.

Após a análise dos avaliadores, será elaborado um relatório a ser enviado à banca julgadora do PQRio. A solenidade de premiação está marcada para o dia 27/06.

Sobre a premiação - O PQRio foi lançado em 1999 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com um duplo desafio a superar. Primeiro, o de contribuir para tornar o Estado do Rio de Janeiro reconhecido não apenas por suas belezas naturais mas, também pelo seu potencial econômico, através da modernização e capacitação tecnológica das suas organizações, e segundo, o de promover mudanças capazes de levar o Rio de Janeiro a uma posição de destaque no cenário nacional e internacional com relação à competitividade, qualidade e produtividade.

CREF20/SE promove visita técnica a estudantes de Educação Física

Boletim Eletrônico CONFEFCerca de 30 estudantes de Educação Física da Faculdade Estácio/Fase fizeram uma visita técnica à sede do CREF20/SE no início do mês. A visita ao Conselho faz parte do projeto denominado “Conheça seu Conselho”, cuja finalidade é esclarecer as dúvidas do público acadêmico.

Os estudantes foram recepcionados pelo presidente do Conselho, Gilson Doria [CREF 000011-G/SE], que na oportunidade deu as boas-vindas ao grupo, aproveitando para mostrar o funcionamento da instituição, e quais as leis que regulamentam o Conselho. As principais dúvidas dos estudantes foram acerca da atuação da fiscalização, para que serve os conselheiros, como são realizados os serviços de atendimento, as leis de estágio, entre outros.

O projeto foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira uma palestra na Faculdade Estácio/Fase, e a segunda uma visita técnica dos acadêmicos ao Conselho. A iniciativa do CREF20/SE junto as Instituições de Ensino Superior visa ainda apresentar ao público acadêmico como tem sido a atuação do Conselho nesses 18 anos de existência, assim como resgatar historicamente o processo de atuação dos mobilizadores para a realização desse projeto.

“Essa foi uma ação pioneira de acordo com a ementa da disciplina, onde identificamos essa necessidade de levar o Conselho até os alunos e trazer os alunos até o Conselho. São atitudes como essas que mostram a necessidade de andarmos de mãos dadas na construção de uma profissão mais forte e reconhecida”, afirma Marcos Antônio Mattos, coordenador do Núcleo de Estágio da Estácio/Fase.

Fonte: CREF20/SE

CREF5/CE firma TAC com academias de Paraipaba (CE)

As academias do município de Paraipaba, no Interior do Ceará, estão em processo de regularização. No mês de abril, o setor jurídico do CREF5/CE reuniu-se com representantes legais das quatro academias da região, dentre regulares e irregulares, na Promotoria de Justiça da cidade.

As academias e o CREF5/CE firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Por meio deste, as academias se comprometem a regularizar seu funcionamento no que se refere ao exercício ilegal da profissão, regularização do estágio e à ausência de registro no prazo de 60 dias, sob pena de multa diária.

Fonte: CREF5/CE

Boletim Eletrônico CONFEF
Academia da Saúde: Ministério da Saúde oferece formação continuada para profissionais do programa

Boletim Eletrônico CONFEFEstão abertas, até 31/05, as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde.

Esta é uma excelente oportunidade de formação continuada oferecida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, aos profissionais de nível superior, efetivos ou temporários, municipais ou estaduais, que atuam, prioritariamente, na gestão e/ou na coordenação e/ou no apoio técnico e/ou no desenvolvimento direto das atividades dos polos do Programa Academia da Saúde e/ou similar ou em Unidades Básicas de Saúde, na Estratégia Saúde da Família e/ou nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família em todo o território nacional.

Acesse o portal do curso para saber se você atende a todos os requisitos e quais são os documentos necessários para efetivar sua inscrição. O curso é online e acontecerá entre os dias 26 de junho e 30 de novembro, com 180 horas.

Fonte: Academia da Saúde

Falso profissional é preso por exercício irregular da profissão em Balneário Camboriú (SC)

Boletim Eletrônico CONFEFO CREF3/SC flagrou, em 05/15, um leigo no exercício ilegal da profissão de Educação Física. O flagrante ocorreu na orla de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O leigo ministrava treinamento funcional quando foi abordado pelas Polícias Civil e Militar, que acompanhavam o CREF3/SC em ação conjunta.

O indivíduo já havia sido notificado pelo CREF3/SC em dezembro de 2016 por exercício ilegal da profissão e registrado um Boletim de Ocorrência.

O CREF3/SC vem intensificando as ações para coibir o exercício ilegal da profissão e ao mesmo tempo valorizar os Profissionais de Educação Física e pessoas jurídicas registradas.

Fonte: CREF3/SC

Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas

Boletim Eletrônico CONFEF
A oportunidade, agora, é para os licenciados. O Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras, recebe, até 25/08, inscrições de educadores. O evento busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2017, em sua 10ª edição, o Prêmio convida todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Os relatos serão avaliados e poderão ser selecionados para uma premiação estadual, regional e nacional.

Fonte: Prêmio Professores do Brasil

CREF6/MG e UFMG lançam curso a distância para Profissionais de Educação Física

Estão abertas, até o dia 31/05, as inscrições para o curso “Aperfeiçoamento em Saúde da Família para Profissionais de Educação Física”.

Fruto de uma parceria entre o Nescon/UFMG e o CREF6/MG, a qualificação, com 300 vagas disponíveis, aborda os conceitos fundamentais da Atenção Primária à Saúde e ressalta a importância da formação de redes intersetoriais para promover a saúde e prevenir as doenças nos municípios do estado de Minas Gerais.

Podem participar bacharéis e licenciados na área, devidamente registrados e sem pendências no CREF6/MG.

Boletim Eletrônico CONFEF

O curso tem início em 15/06, com duração de oito meses, composto por cinco disciplinas. As avaliações serão realizadas online e o certificado de conclusão será emitido pela UFMG.

Fonte: Nescon UFMG

CREF17/MT flagra irregularidades e interdita cinco academias em Cáceres (MT)

Cinco academias foram interditadas no município de Cáceres (MT), a 220 km da capital, entre os dias 24 e 28 de abril. Os estabelecimentos funcionavam de maneira irregular, sem registro e sem profissionais de Educação Física habilitados.

Além das academias, cinco pessoas físicas foram autuadas por exercício ilegal da profissão. Ao todo, foram realizadas 32 visitas. Deste total, apenas 18 academias portavam a documentação exigida. Constatou-se ainda que muitos profissionais de Educação Física licenciados atuavam nas academias. Eles foram orientados a cursar o Bacharelado.

Também foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde com uma equipe da Vigilância Sanitária, com o objetivo de orientar os agentes de fiscalização diante de academias sem o alvará da Vigilância Sanitária.

O Presidente do CREF17/MT, Prof. Carlos Alberto Eilert [CREF 000015-G/MT], que esteve no município por conta da abertura dos Jogos Escolares da Região de Cáceres, acompanhou a fiscalização e a qualificou como excelente, segundo ele, em razão do preparo profissional desenvolvido pelo Agente de Orientação e Fiscalização Sr. Júlio Cesar.

Após trabalho de fiscalização, o Presidente do CREF17/MT concedeu uma entrevista à Rádio Centro América de Cáceres, esclarecendo detalhes sobre a área de atuação do Licenciado e do Bacharel.

Fonte: CREF17/MT

Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.