Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 207 - Maio 2017
Boletim Eletrônico do CONFEF
CREF5/CE promove campanha de valorização profissional

Seja na internet, nas ruas ou nas academias, o CREF5/CE tem deixado a mensagem de que é preciso, sim, reconhecer a importância do Profissional de Educação Física. Desde o início do mês, várias ações vêm sendo realizadas na capital e na região metropolitana de Fortaleza com a intenção de alertar a população e, claro, se aproximar dos profissionais que trabalham para trazer mais qualidade de vida.

Dentre as iniciativas, o CREF5/CE levou a mensagem de "Exercício físico só com profissional registrado - exija a cédula do CREF" para ônibus, portais, jornais e redes sociais. Em paralelo, visitas às academias também foram realizadas. Até o final do ano, o Conselho visitará mais de 200 academias das seis regionais de Fortaleza, e da Região Metropolitana, além de cerca de mil profissionais. A ação inclui distribuição de materiais informativos e brindes, além da realização de dinâmicas e ações de fiscalização.

"Precisamos sempre alertar à população e aos profissionais para a importância da profissão que tanto contribui para a vida das pessoas e da necessidade de eles cobrarem que o profissional tenha registro e seja habilitado. Todos precisam entender o diferencial que fazemos na saúde de cada um e, sobretudo, na saúde pública. A prática regular do exercício físico não visa à estética, mas à garantia de uma sociedade mais saudável hoje e no futuro", explica o presidente do CREF5/CE, Jorge Henrique Monteiro [CREF 000077-G/CE].

Fonte: CREF5/CE

Alunos da UERN recebem visita do CREF16/RN

No dia 22/05, foi promovida mais uma Aula CREF na cidade de Mossoró, dessa vez na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A convite do Conselheiro Regional e professor da UERN, Hideraldo Bezerra dos Santos [CREF 000054-G/RN], o presidente Francisco Borges de Araújo [CREF 001001-G/RN] compareceu à instituição representando o CREF16/RN.

Durante a aula, Borges falou sobre o Conselho, a Profissão e o seu crescimento após a regulamentação. O momento foi bastante interativo e, ao final, ficou o convite para que a Cédula de Identidade Profissional possa ser entregue na Colação de Grau, selando a parceria entre as instituições.

Boletim Eletrônico CONFEF

“O CREF16/RN, tem essa parceria de entrega de Cédulas de Identidade em colação de grau com várias IES do Rio Grande do Norte. Chegou a vez da UERN. É um momento sublime e marcante para todos, pois além de colarem o grau, os alunos recebem a habilitação. Portanto, já saem da festa aptos ao exercício profissional”, indicou o presidente do Conselho.

Fonte: CREF16/RN

Fórum de Educação Física Escolar reúne secretários, gestores e profissionais da educação em Recife (PE)

Com o tema A Nova Base Nacional Comum Curricular, o 1º Fórum de Educação Física Escolar, realizado pelo CREF12/PE, reuniu diversos profissionais da educação, ao longo da última sexta-feira, 26/05, no Marante Plaza Hotel, em Recife.

O Fórum trouxe como palestrantes os conselheiros do CONFEF, Prof. Dr. Ricardo Catunda [CREF 000001-G/CE], presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF, e a Prof. Me. Elisabete Laurindo [CREF 002036-G/SC], que atua na área das políticas públicas voltadas à educação.

Durante a solenidade de abertura, a presidente do CREF12/PE, Prof. Nadja Harrop [CREF 000288-G/PE], falou sobre a importância dos gestores públicos compreenderem e valorizarem a Educação Física Escolar, e citou como exemplo as iniciativas das Prefeituras de Bezerros, que em 2015 emitiu a Portaria Nº33, garantindo a presença do Professor de Educação Física nas aulas da disciplina em toda a rede municipal, e de Olinda que em 2016 sancionou a Lei nº 5980/2016 que garantem nas aulas de Educação Física da rede pública e privada de ensino, a presença do professor de Educação Física licenciado e habilitado pelo Sistema CONFEF/CREFs.

Boletim Eletrônico CONFEF

Os convidados para o evento receberam ainda o livro “Recomendações para a Educação Física Escolar”, autografado pelos palestrantes que são também autores da publicação.

Com a realização do evento, o CREF12/PE teve como principal objetivo promover o debate entre os gestores das políticas educacionais voltadas à Educação Física Escolar, proporcionando uma reflexão sobre os desafios atuais encontrados na área de formação, da gestão e da intervenção profissional, viabilizando a aplicabilidade das práticas discutidas no encontro.

Fonte: CREF12/PE

Boletim Eletrônico CONFEF
CREF20/SE assina Termo de Cooperação Técnica com Procon Estadual e Municipal

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Procon Estadual e Municipal aconteceu durante uma reunião na sede do CREF20/SE, na quarta-feira, 31/05. O acordo de parceria entre os dois órgãos prevê a adoção de esforços conjuntos para fiscalizar a área de atividade física, especialmente visando o atendimento da legislação pertinente ao Sistema CONFEF/CREFs e ao código de Defesa do Consumidor.

Boletim Eletrônico CONFEFA assinatura do Termo foi celebrada por parte do presidente do CREF20/SE, Gilson Dória [CREF 000011-G/SE], e do diretor do Procon Estadual, Dr. Andrews Mathews Fernandes. O acordo assinado por ambas as partes tem prazo de validade de dois anos, contados da data de assinatura, podendo ser renovado automaticamente. Participaram da reunião o diretor do Procon Estadual Andrews Mathews, a diretora do Procon Municipal Liara Vieira Santos e o presidente do Conselho.

O diretor do Procon Estadual, Andrews Mathews faz um alerta para uma situação bastante irregular em que se deve ter bastante atenção. “Algumas academias no estado estão colocando estagiários sem supervisão de um profissional para praticar atividade de Profissional de Educação Física como se fosse um profissional formado, o que é considerado crime de exercício ilegal da profissão”.

Corroborando acerca da assinatura do acordo, o presidente do CREF20/SE, Gilson Dória, enfatiza que “a assinatura desse termo concretiza a união dos órgãos de fiscalização. Um dos motivos que justifica isso é o crescente número de irregularidades de academias que estão sendo fiscalizadas pelo CREF20/SE, em termos de utilizar mão de obra de forma inadequada, consequentemente trazendo prejuízos à saúde de quem frequenta esses espaços. Com a missão de defender a sociedade, que nós do CREF20/SE e do PROCON, estamos somando forças para coibir essas ações de irregularidades em todo o estado”.

Fonte: CREF20/SE

'Operação Varredura' identifica falsos Profissionais de Educação Física no Sul do RJ

Uma operação do CREF1/RJ-ES, realizada entre os dias 15 e 18 de maio, identificou a atuação de falsos profissionais no Sul do Rio. A ação aconteceu em Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, flagrando três pessoas irregulares.

Segundo o Conselho, a 'Operação Varredura' realizou 23 diligências — visitas de rotina a estabelecimentos, ou após denúncia anônima. Em Resende, duas pessoas foram flagradas atuando sem registro profissional. Em Itatiaia, um caso de exercício ilegal da profissão foi confirmado.

Também em Resende, três estabelecimentos não apresentaram registro de Pessoa Jurídica e responsável técnico nomeado junto ao CREF e uma academia estava sem profissional em uma das salas. O fato foi registrado na 89ª Delegacia de Polícia (Resende). Os envolvidos foram notificados e o caso será encaminhado ao Ministério Público, que dará seguimento ao processo.

Segundo a supervisora do departamento de fiscalização do conselho, Giovanna Pereira, em 2017 já foram realizadas outras três operações no Sul do Rio, com 48 fiscalizações e 11 registros de exercício ilegal da profissão. “Já realizamos visitas nos municípios de Barra Mansa, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios e ainda encontramos muitos estagiários que assumem a atividade sem o conhecimento de que precisam ser registrados e habilitados para estarem aptos para exercer a profissão de preparador físico. Muitos desconhecem a atuação do Conselho e outros acreditam que não vão ser pegos”, explicou Giovanna.

Fonte: G1

Biblioteca CONFEF recebe coleção sobre qualidade de vida


No mês de maio, a Biblioteca CONFEF recebeu os quatro volumes da coleção “Temas avançados em qualidade de vida” da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). Nas obras, renomados autores internacionais e nacionais abordaram os temas mais recentes sobre a questão da promoção da saúde e do bem-estar nas organizações.

Para saber mais sobre as obras, entre em contato pelo e-mail abqv@abqv.org.br ou pelo número: (11) 3266-6497.



Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.