Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 210 - Julho 2017
Boletim Eletrônico do CONFEF
"Especialidades em Educação Física” foi tema de oficina de trabalho ministrada pelo CONFEF

No dia 30 de junho, o CREF3/SC realizou uma oficina de trabalho sobre as especialidades em Educação Física no âmbito do Sistema CONFEF/CREFs, em Florianópolis. Na condução dos trabalhos estiveram os Conselheiros Federais Wagner Domingos Fernandes [CREF 000035-G/RJ] e Iguatemy Maria de Lucena Martins [CREF 000001-G/PB], vice-presidente do CONFEF. Na oportunidade, conselheiros e funcionários do CREF3/SC puderam se apropriar do assunto e esclarecer dúvidas sobre o tema.

De acordo com a Conselheira Iguatemy Martins, a definição de especialidades profissionais favorece a estruturação organizacional da categoria e reforça a cultura de qualificação profissional, além de criar referências para a formação permanente, e aprimorar o atendimento à sociedade, dotando-a de mecanismos de controle da qualidade do exercício profissional.

O evento ocorreu paralelamente ao 2º Encontro Catarinense de Profissionais de Educação Física, realizado pelo CREF3/SC, que contou com a presença de mais de 200 profissionais, nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Fonte: CREF3/SC

MS recebe Congresso Brasileiro de Ensino da Educação Física para Saúde

A cidade de Campo Grande (MS) recebeu, nos dias 7 e 8 de julho, o 3º Congresso Brasileiro de Ensino da Educação Física para Saúde, realizado pela Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS), com parceria da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e apoio do CREF11/MS.

Cerca de 200 pessoas, entre acadêmicos, profissionais e especialistas participaram do evento. “Escolhemos Campo Grande com o intuito de descentralizar as atividades a respeito do tema, que geralmente eram realizadas no Sudeste e no Sul do país. Além disso, houve profissionais daqui que se mostraram interessados, entraram em contato conosco, sugeriram a possibilidade de fazer o evento e nós adoramos”, comentou Douglas Roque Andrade [CREF 090429-G/SP], professor da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da ABENEFS, que promove o congresso a cada dois anos.

Pesquisadores de diferentes regiões do Brasil estiveram em Campo Grande para compartilhar conhecimento e experiências. Nos dois dias, foram realizados minicursos, palestras e mesas-redondas com o intuito de fomentar o ensino na área de atividade física relacionada à saúde e também a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos.

O CREF11/MS esteve presente no Congresso. A presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional, Edméia Pacheco [CREF 000550-G/MS], fez parte da mesa redonda sobre as "Diretrizes curriculares da Educação Física", que também contou com a participação dos professores Douglas Roque Andrade [CREF 090429-G/SP] (USP) e Silvio Aparecido Fonseca [CREF 008289-G/BA] (UESC).

Fonte: CREF11/MS

CREF14/GO-TO promove encontro com coordenadores de curso

Em junho, o presidente do CREF14/GO-TO, Jovino Oliveira [CREF 000598-G/GO], recebeu coordenadores de cursos de Educação Física para tratar dos desafios da graduação, tais como a oferta de cursos ilegais e na modalidade de Educação a Distância (EaD) para cursos da área da Saúde.

A reunião aconteceu na sede do CREF14/GO-TO e contou com a participação de membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional e de representantes das principais faculdades privadas da Região Metropolitana de Goiânia. O presidente do CREF esclareceu alguns pontos e ouviu a opinião dos coordenadores, que estão diretamente ligados a realidade dos cursos.

Também foi discutida a criação de um calendário para reuniões com os demais coordenadores de cursos de Educação Física, visando, inclusive, a aproximação com as Instituições Públicas; articulação política para apoio e aprovação de Projetos de Leis; criação de uma campanha junto aos profissionais de Educação Física e à sociedade em defesa dos cursos presenciais, demonstrando a relevância da formação presencial, entre outros temas pertinentes.

A seccional do CREF14/GO-TO, em Palmas, também fará uma reunião semelhante para discutir o assunto. "É de interesse de todos as pautas dessa discussão, pois é do futuro dos alunos de Educação Física que estamos tratando", afirmou Jovino.

Fox Workout – Dia de Treino: Episódios inéditos aos sábados

No próximo sábado, 22/07, vai ao ar o 4º episódio do Fox Workout - Dia de Treino, programa fruto de uma parceria entre o CONFEF e o Fox Sports. Cada episódio apresenta a história de um praticante de modalidade esportiva que buscou a orientação do Profissional de Educação Física para se preparar fisicamente e atingir seus objetivos de forma segura e saudável.

O episódio inédito será exibido às 9h, na Fox Sports, e reprisado às 14h15, no Fox Sports 2. Para quem não assistiu, os episódios anteriores estão disponíveis em nossas mídias sociais: Episódio 1, Episódio 2.

Boletim Eletrônico CONFEF
CREF5/CE consegue alteração em edital de Granja (CE)

O CREF5/CE conseguiu alterar o edital de concurso público da cidade de Granja, no interior do Estado. A conquista, por meio de antecipação de tutela, fez com que o município inclua no Edital 01/2017 a exigência, para o desempenho do cargo de Professor de Educação Física, a comprovação de nível superior completo e de inscrição no Conselho Regional de Educação Física, abstendo-se de contratar novos profissionais sem essa qualificação.

O juiz federal da 18ª Vara do Ceará, Sérgio de Norões Milfont Júnior, determinou, ainda, que o município de Granja exija dos profissionais aprovados e, já empossados (concursados ou temporários) para o cargo de Professor de Educação Física, que apresentem o Diploma de Graduação em Educação Física - Licenciatura e Registro Profissional no CREF, nos termos do art. 1º da Lei 9.696/98.

Fonte: CREF5/CE

CREF19/AL denuncia falsos profissionais e academias clandestinas em Alagoas

Entre os dias 10 e 12 de julho, o CREF19/AL realizou fiscalizações em academias e instituições públicas do Litoral Sul de Alagoas. Nas visitas, várias irregularidades foram constatadas.

Na cidade de Roteiro, o CREF visitou as Secretarias de Educação e Saúde, além de identificar uma academia clandestina onde um falso Profissional de Educação Física foi flagrado atuando, sendo notificado por exercício ilegal da profissão. O órgão solicitou à Vigilância Sanitária (Visa) uma inspeção e sua devida regularização. Caso o pedido não seja atendido no prazo determinado, o estabelecimento deverá ser interditado.

Em Jequiá da Praia, as três academias da cidade foram fiscalizadas, mas apenas uma estava em funcionamento. No local também foi constatado exercício ilegal da profissão, com denúncia feita à Polícia Civil. De acordo com o Conselho, os estabelecimentos que estavam fechados já haviam sido vistoriados em outra visita, e também foram constatadas irregularidades, com solicitação de interdição de todas as academias que funcionam no município.

Já em Coruripe, foi feita denúncia de irregularidades encontradas nos estabelecimentos e reiterado o pedido de interdição das academias que estão em funcionamento irregular. Na oportunidade, foi solicitada parceria para ação conjunta de fiscalização. Também foi flagrado exercício ilegal da profissão em duas academias de Piaçabuçu, uma localizada em Penedo e outra em Porto Real do Colégio.

Fonte: TNH1

CREF16/RN já contabiliza 47 ações civis públicas em 2017

Com aproximadamente 47 Ações Civis Públicas ajuizadas até o presente momento, a Assessoria Jurídica do CREF16/RN realiza um intenso trabalho, fazendo com que práticas ilegais do exercício profissional da Educação Física sejam coibidas por meio judicial.

Os dados mostram que as cidades com maior número de ações são: Pau dos Ferros (6), Assú (7), Mossoró (6), Caicó (3) e em Natal o número chega a 25. Esses processos correspondem a estabelecimentos sem o devido registro de Pessoa Jurídica (Lei 6839/80), leigos atuando como profissional, concursos e processos seletivos sem exigir registro no Conselho, entre outros.

Para o presidente do CREF16/RN, Francisco Borges de Araújo [CREF 001001-G/RN], é de suma importância o trabalho da assessoria jurídica. “São pelas decisões judiciais que temos o respaldo legal das nossas atividades. Vamos intensificar nosso trabalho, sempre em defesa da sociedade beneficiária das atividades físicas e esportivas”, afirma.

Fonte: CREF16/RN

Biblioteca CONFEF recebe novas obras




A obra de Luciana Henriques Pascoal [CREF 108176-G/SP] traz informações a respeito do Xadrez, de uma maneira clara e simples, com atividades lúdicas e prazerosas, colocadas de maneira gradual de compreensão e execução. Pensadas em um público variado, que vai da criança ao adulto. O material pretende ajudar a fixar regras básicas, além de desenvolver noções de leitura, escrita, cálculo matemático, línguas estrangeiras como o Inglês e o Espanhol, coordenação motora, noção espacial, criatividade e também aspectos comportamentais e de estudo, tão importantes e necessários na formação humana integral. Para saber mais sobre a obra, entre em contato com a autora pelo e-mail lucianahpmartins@ig.com.br.




O livro "Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre a Copa do Mundo 2014 a partir da mídia-educação" tem o objetivo de problematizar aspectos como veiculação, consumo, apropriação e análise crítica dos diversos discursos midiáticos a partir de experiências pedagógicas da Educação Física escolar, e da constatação do inegável consumo massivo da mídia pelos diversos atores sociais que compõem o cenário escolar. A obra está disponível em formato digital aqui.





Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo terminantemente contra qualquer prática de Spam.