Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 31 - Outubro de 2009
Boletim Eletrônico do CONFEF
Boletim Eletrônico - Nº 31
Especial: Educação Física Escolar
Neste primeiro Ano da Educação Física Escolar, o CONFEF vem divulgando para os Profissionais, gestores e diretores, poder público, educadores e sociedade em geral, a importância da Educação Física Escolar como componente curricular fundamental para a educação.
Para isso, diversas ações de comunicação estão sendo realizadas pelo Conselho, como o especial feito, exclusivamente, para a Revista Nova Escola Nº 225 (setembro de 2009), da Editora Abril. Com reportagens informativas e didáticas, procuramos destacar para os leitores da publicação que a Educação Física Escolar vai bem além da recreação e do esporte: ela é essencial para a formação do aluno em todos os aspectos.
Clique aqui e confira o especial para Revista Nova Escola na íntegra.
Prática Premiada
“Acreditar no potencial dos alunos”. Esta foi a forma com a qual o Prof. Ademir Testa Junior (CREF 048313-G/SP) revolucionou suas aulas de Educação Física, proporcionando situações para que os estudantes se vissem como protagonistas, adquirissem novos conhecimentos e se sentissem motivados a participar das atividades. Foi com essa iniciativa que o Profissional de Educação Física faturou o Prêmio Victor Civita 2009, na categoria Professor Nota 10.
Criado pela Fundação Victor Civita, em 1998, o prêmio tem por objetivo “identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores e coordenadores pedagógicos em escolas de ensino regular”. E como boas experiências merecem ser disseminadas, aproveitamos para compartilhar com todos os Profissionais o exemplo do Prof. Ademir Testa Junior.
Aproveitamos para parabenizar também o Prof. Marcelo Luiz de Souza (CREF 005825-G/RJ), um dos finalistas do prêmio.
Parabéns Prof. Ademir pela sua grande contribuição à Educação Física Escolar!
Clique aqui e confira a matéria na íntegra.
Fiscalização
O Art. 1º do Estatuto do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) já esclarece: “Tem o Sistema CONFEF/CREFs poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos Profissionais de Educação Física e das pessoas jurídicas...”.
Valendo-se disso, as mídias impressas e eletrônicas vêm divulgando incansavelmente, nos últimos meses, as ações de fiscalização dos CREFs em suas respectivas regiões.
Clique aqui e acompanhe a atuação de fiscalização de alguns dos CREFs.
Agradecimentos
O CONFEF agradece aos mestres Suíno, Sabú e Osvaldo (in memoriam) pela doação da belíssima obra “A História da Capoeira de Goiás Contada por seus Pioneiros”, que muito contribui para o engrandecimento da capoeira no país. Como está explícito no próprio título, o livro de Elto Pereira de Brito (M. Suíno – CREF 000509-G/GO) conta a história da capoeira de Goiás nas visões detalhistas e reflexivas dos mestres Sabú (Manoel Pio de Sales – CREF 002346-P/GO) e Osvaldo (Oswaldo Rocha de Souza – CREF 001073-P/GO).
Leitura obrigatória para os amantes da prática, os mestres abordam no livro os segredos dos fundamentos da capoeira, os princípios que não podem ser perdidos nela, indicam o seu futuro e revelam as suas decepções pessoais. Como afirma o autor da obra: “É uma verdadeira aula de capoeira e sabedoria”.
Muito obrigado, Mestres!
Rodapé do Boletim