Quinta-feira, 17 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 47 - Junho de 2010

Boletim Eletrônico - Nº 47
Monitor de Esporte

A votação do PLC 09/2010 (antigo PL 5.186/05), que insere na "Lei Pelé" o artigo 90-E, criando o cargo de Monitor de Esporte para ex-atletas, foi novamente adiada para a próxima quarta-feira (09/06).

É importante ressaltar que o relator do projeto de lei, senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou no seu relatório na sessão desta quarta-feira a retirada do artigo 90-E, assim como acatou o substitutivo do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) de supressão do mesmo. Desta forma, tanto a situação, quanto a oposição, foram sensibilizadas pelo belo trabalho realizado por todos.

Contudo, precisamos continuar a nossa luta para que, realmente, possamos assegurar o direito da população de ser orientada e assistida por profissionais capacitados no que se refere a atividade física e esportiva.

Vamos continuar enviando mensagens aos senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pedindo a retirada deste artigo do PLC 09/2010.

Clique AQUI para ter acesso aos e-mails dos senadores.

Universidade e Ministério Público Federal assinam acordo

A Universidade de São Paulo (UNICID) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC No 09/2010 – com o Ministério Público Federal (MPF), se prontificando a informar os vestibulandos e estudantes do curso de Educação Física a respeito da diferença entre as formações em licenciatura e bacharelado. De acordo com o documento, a universidade paulista se comprometeria a inserir no site, até o final do mês de maio, informações claras sobre as possibilidades de atuação dos Profissionais de Educação Física formados em licenciatura e bacharelado.

Segundo o TAC, no site deverá constar o seguinte texto:

Há diferença na atuação profissional de licenciados e bacharelados em Educação Física. Os licenciados, tendo concluído curso de duração mínima de três anos, estão qualificados apenas para atuar como professores na educação básica (ensino fundamental e médio). Os bacharelados, depois de concluído curso de duração mínima de quatro anos, poderão atuar exclusivamente em clubes esportivos, academias de ginástica, como personal trainer e assemelhados, não podendo atuar como professores na educação básica”.

O Termo de Ajustamento de Conduta ainda solicita à UNICID que envie um relatório das “providencias adotadas no cumprimento das obrigações constantes no presente Termo”. O não cumprimento total do TAC poderá levar à Instituição de Ensino Superior a pagar uma multa diária de R$ 5 mil.

Academias são interditadas em Pernambuco

Treze academias de ginástica foram fechadas em Caruaru-PE durante uma ação de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE-AL), em parceria com a Vigilância Sanitária daquele município. Os estabelecimentos não possuíam registro no conselho e em alguns deles foi constatada a presença de pessoas exercendo ilegalmente a função de professor de Educação Física. A ação de fiscalização aconteceu durante três dias.

Os estabelecimentos interditados podem, inclusive, pagar uma multa caso não cumpram as exigências para se adequarem às normas. De acordo com o CREF12/PE-AL, a fiscalização possui caráter educativo e tem como objetivo alertar as pessoas que frequentam esses estabelecimentos irregulares quanto aos riscos que estão correndo pela prática do exercício de forma inadequada.

Fonte: Diário de Pernambuco

Atividade física x câncer e problemas renais

Mais um motivo para se exercitar. A revista “Archives of Internal Medicine” publicou quatro estudos que afirmam: o hábito de praticar exercícios está associado à maior proteção contra o câncer colorretal. Mexer o corpo também beneficia os rins.

Os autores do estudo observaram que o exercício reduz a chance de doentes com câncer colorretal terem metástases, bem como as complicações ou perda da função renal em idosos, algo comum na velhice. A quantidade de exercício e a sua intensidade necessária para obter benefícios variam de acordo com a condição clínica que se pretende aprimorar.

Vinte minutos de caminhada, cinco vezes por semana, ajudam a prevenir quedas e a manter a saúde mental e dos ossos. Para se proteger de doenças cardíacas e câncer, assim como ganhar mais vantagens no controle e na redução do peso, é preciso, pelo menos, o dobro dessa atividade.

Fonte: Bemestar.globo.com

CONFEF no Twitter

As mídias sociais já estão na rotina de boa parte da população mundial. E o Brasil não fica por baixo, sendo considerado, segundo pesquisas, como um dos países que mais utilizam essas poderosas redes de contatos. Orkut, Facebook, Linkedin. Messenger, Twitter, dentre outras, são ferramentas utilizadas tanto pelas pessoas físicas, quanto por empresas e organizações.

E o CONFEF não poderia ficar de fora. Visando encurtar a distância entre o Conselho, os Profissionais de Educação Física e a sociedade em geral, foi lançado este ano o Twitter CONFEF. Nele você encontra notícias sobre a profissão, eventos, as ações do Sistema e muito mais!

Se você possui Twitter, siga o CONFEF e mantenha-se informado sobre o universo da Educação Física no Brasil e no mundo.

 
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF 
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo 
terminantemente contra qualquer prática de Spam.