Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 48 - Junho 2010

Boletim Eletrônico - Nº 48
Monitor de Esporte
Imagem União
Atendendo às reivindicações dos estudantes e Profissionais de Educação Física, do Sistema CONFEF/CREFs e de diversos setores e autoridades ligadas à categoria, no último dia 09 de junho, o Senado Federal aprovou o relatório do senador Álvaro Dias (PSDB/PR), que suprimia o artigo 90-E do PLC 09/2010 – acatando emenda do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

O artigo previa a criação do cargo de “Monitor de Esporte” para ex-atleta que tenha exercido a profissão durante, no mínimo, três anos consecutivos ou cinco anos alternados. O relatório foi analisado e votado em reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria agora volta à Câmara dos Deputados para a votação final. Caso aprovada, segue para a sanção do presidente da República.

Cinco dias antes, durante discurso na abertura na III Conferência Nacional do Esporte, o presidente Lula já havia admitido que o equivoco na criação do cargo de Monitor de Esporte era do próprio governo. “Parece que o erro que está no projeto é nosso mesmo. É preciso chamar os nossos líderes no Senado e dizer que não é aquilo que nós queremos”, afirmou Lula na ocasião.

A exclusão do artigo é uma vitória dos estudantes e Profissionais de Educação Física, do Sistema CONFEF/CREFs e de outras entidades e associações ligadas à categoria, além da própria população, que continua com o direito de ser orientada no que diz respeito aos serviços em atividades físicas e esportivas por um profissional qualificado e capacitado.

Agradecemos aos senadores das comissões citadas acima, que se sensibilizaram com as reivindicações da sociedade e votaram pela retirada do artigo 90-E do projeto de lei.

A conquista é de todos nós!
CREF11/MS-MT encontra irregularidades em 66 estabelecimentos de Campo Grande
Fiscalização CREF11
O Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região (CREF11/MS-MT), em apenas uma semana de fiscalização em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, flagrou 66 estabelecimentos que oferecem serviços em atividades físicas e esportivas, como academias e clubes, em situação irregular. Agora os profissionais têm um prazo de 30 dias para se regularizar junto ao Conselho.

A fiscalização, que começou no dia 07 de junho, encontrou diversas irregularidades nesses locais. As principais são: pessoas físicas e estabelecimentos sem registro e estagiários irregulares. A fiscalização segue até esta sexta-feira (18).
A força do calcanhar de Aquiles
Calcanhar de Aquiles
De Chang W. Lee / The New York Times

Sinônimo de fraqueza e vulnerabilidade através dos séculos, o calcanhar de Aquiles é um injustiçado. Pelo menos no que diz respeito a nossa capacidade de correr, o mito grego é mesmo só isso, uma fantasia. Graças a um tendão de Aquiles todo especial, o ser humano é um corredor de longa distância nato. Um estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, revelou que não somente o tendão de Aquiles é essencial à forma como o ser humano se locomove, como lhe dá ainda extrema resistência para percorrer longas distâncias.

Na verdade, diferentemente do que afirmam preguiçosos, a capacidade de correr longas distâncias de nossa espécie é excepcionalmente boa. Em distâncias superiores a dezenas de quilômetros, maratonistas de elite podem superar até mesmo cavalos. O diferencial do tendão de Aquiles humano são a elasticidade e a resistência. O curioso é que o estudo não foi realizado por especialistas em fisiologia ou áreas correlatas. É de autoria de um grupo que estuda a evolução dos primatas e investiga como o ser humano adquiriu uma capacidade única para se locomover com agilidade sobre duas pernas.

O trabalho foi realizado com modelos computacionais capazes de fazer milhares de simulações de corridas até identificar qual a forma mais eficiente. A meta era descobrir que parte de nossa anatomia fazia diferença significativa. A resposta foi o tendão de Aquiles.

Fonte: O Globo
Agradecimento
ABC da ginástica
O CONFEF agradece ao Profissional de Educação Física Prof. Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS) pela doação do DVD “ABC da Ginástica Aeróbica” à nossa biblioteca. O Prof. Claudio lançou o DVD com o objetivo de oferecer aos estudantes e Profissionais de Educação Física um material didático e pedagógico para a construção de uma aula de ginástica aeróbica, pois entende existir uma deficiência deste tipo de bibliografia no mercado.

Mais informações sobre o material e como adquirir pelo e-mail: ranzen@franzenfitness.com.br