Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 70 - Junho 2011

Frente Parlamentar da atividade física é lançada em Brasília
Foi instalada em 18 de maio a Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano. O objetivo da frente é garantir o direito constitucional de amplo acesso à prática de atividades físicas e esportivas orientadas por profissionais habilitados e qualificados.

A frente é presidida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE). “Temos o intuito de transformar a atividade física e a prática desportiva em uma prioridade governamental, onde ela seja entendida não apenas como qualificação de atletas de competição, mas como meio de promoção da saúde pública”, explicou Figueiredo.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Fonte: Agência Câmara
CREF3/SC realiza fiscalização em Criciúma
O Conselho Regional de Educação Física da 3ª Região (CREF3/SC), junto com a Vigilância Sanitária de Criciúma, passou duas semanas fiscalizando as academias de ginástica da cidade. Das 60 academias que existem no município, seis foram fechadas por falta de falta de alvará e de um responsável técnico em Educação Física habilitado para orientar os frequentadores.

A fiscalização rigorosa iniciou devido a inúmeras denúncias recebidas pela vigilância. De acordo com os fiscais, a vigilância encerrou nesta semana a vistoria intensiva, mas continuará verificando todas as reclamações que possam vir a surgir.

Fonte: Prefeitura de Criciúma
CREF5 fiscaliza academias em São Luís (MA)
Uma academia de musculação no bairro Sol e Mar foi interditada em 16 de maio pela Vigilância Sanitária Municipal de São Luís (MA), durante ação conjunta do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5/CE-PI-MA) com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Maranhão. 

A academia interditada funcionava sem documentos como CNPJ, alvará para funcionamento e cartão de saúde; não tinha Profissional de Educação Física registrado para orientar as sessões de musculação; e ainda apresentava instalações em condições precárias, como aparelhos enferrujados, piso inadequado, banheiros inapropriados e deficiência nas instalações elétricas.

Fonte: TV Mirante
CREF13 apresenta denúncia e 5 PEFs são convocados por concurso em Aracaju (SE)
O Presidente do Conselho Regional de Educação Física da Seccional Sergipe (CREF13/BA-SE), Gilson Doria Leite Filho, visitou em março o promotor de Justiça dos Direitos à Educação, Luiz Fausto Dias de Valois Santos, para apresentar uma série de denúncias documentadas sobre escolas das Redes Particular, Estadual e Municipal de Sergipe. Entre as irregularidades apontadas, há a falta de espaços adequados para a prática da Educação Física e a utilização de estagiários na condição de profissionais.

O promotor, ao verificar os Autos de Orientação e Fiscalização do CREF, encaminhou Ofício solicitando providências à Secretaria Municipal de Educação de Aracaju. A secretaria atendeu a solicitação, informando que irá diminuir a quantidade de estagiários de Educação Física nas escolas, convocando imediatamente cinco professores aprovados em concurso público.

Fonte: CREF13/BA-SE
Profissionais de academias paralisam atividades na Paraíba
Profissionais de Educação Física e outros empregados que trabalham em seis academias de ginástica de João Pessoa, Paraíba, decidiram entrar em greve a partir do dia 28, por tempo indeterminado. A decisão tomada em assembléias realizadas na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado da Paraíba (Sinteenp-PB) é um marco: pela primeira vez na história do país profissionais de academias de ginástica paralisam suas atividades.

De acordo com o coordenador do Sinteenp-PB, Avenzoar Arruda, os profissionais de Educação Física e demais trabalhadores têm data-base em 1º de maio, mas a classe patronal se nega a negociar qualquer melhoria salarial, sendo que os salários estão congelados desde maio do ano passado.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Fonte: PB Agora